Como Escolher Um forno De Microondas

Escolher um micro-ondas não é uma tarefa difícil.

O micro-ondas sempre foi o queridinho das pessoas práticas, que exigem agilidade para aquecer ou até mesmo para preparar seus alimentos no dia a dia. E como todo eletrodoméstico, o micro-ondas também evoluiu, acabando por se reinventar e acumular funções extremamente úteis e modelos variados. E essa é uma situação pra lá de vantajosa para o consumidor, não concorda? O único problema é que, ao mesmo tempo, essa infinidade de opções acaba complicando a escolha do modelo ideal. Então comece já a facilitar sua vida ao conferir o nosso passo a passo para saber direitinho como comprar o micro-ondas mais adequado para suas necessidades!

Como Escolher Um forno De Microondas

Leia também: Os 10 Melhores Microondas Para Comprar

O que deve saber antes de comprar um microondas?

O que são microondas?

Apesar de ser usado por muitos, saber como funciona um micro-ondas nem sempre é a prioridade na hora da compra. O princípio básico desse tipo de forno é transformar a energia elétrica em energia térmica por meio de ondas eletromagnéticas (as tais micro-ondas). Para produzir ondas com a frequência ideal é necessário um magnetron, que gera as ondas eletromagnéticas e um ventilador para espalhá-las. O micro-ondas não oferece calor… O que ocorre é que, por meio do processo de ressonância, as moléculas de água presentes nos alimentos absorvem as ondas eletromagnéticas. A absorção de energia pelas partículas faz com que elas se agitem e se friccionem, produzindo calor. É por isso que pratos ou recipientes não esquentam, pois não há moléculas de água neles (apenas são aquecidos por condução caso a comida esquente muito). A frequência de um micro-ondas é específica para ter uma grande capacidade de penetração no alimento, também aquecendo-o por dentro.

Como Escolher Um forno De Microondas
Como Escolher Um forno De Microondas

Para que serve a potência em um micro-ondas?

Basicamente, a potência, representada por watts, é responsável por definir quanto tempo um alimento precisará para ficar pronto. Quando maior for a potência, menos tempo será necessário para realizar a função. No entanto, isso não é necessariamente uma verdade para todo tipo de prato que você deseja fazer no eletrodoméstico.

Determinados alimentos ou tipos de preparo necessitam de uma maior ou menor temperatura para obterem a qualidade esperada quando finalizados. Apesar de ter um processo de cozimento totalmente diferente, a potência do micro-ondas funciona de uma forma similar à temperatura do forno.

Por isso, mesmo em um micro-onda com 1200w de potência, pode ser que ele utilize apenas 30% disso para determinada função, o que faz com que a diferença para um modelo de 800w não seja percebida. Na hora de descongelar um alimento, por exemplo, se o aparelho utilizar a potência máxima, o resultado será bem diferente do esperado.

Como Escolher Um forno De Microondas


Como escolher a capacidade ideal para o microondas?

Depois de definir o tipo que você vai querer, vamos definir a capacidade, ou seja o tamanho do microondas que vai atender as necessidades da sua família.

Os modelos disponíveis no mercado vão de 13 a 60 litros. Vou mostrar qual o público alvo para cada capacidade e você vê em qual você se encaixa, ok?

  • 13 a 17 Litros: são os modelos mais compactos, ideais para tarefas simples e rápidas, para quem tem pouco espaço e/ou até duas pessoas.

  • 21 a 29 Litros: capacidade média, para usos mais frequentes e dá para preparar receitas maiores e mais elaboradas. Ideal para famílias com até 4 pessoas.

  • Acima de 30 Litros: modelos grandes, para atender mais pessoas (acima de 5). Nesses modelos cabe quase tudo, por exemplos grandes refratários.

Além das necessidades da sua família, pense também no tamanho da sua cozinha. Coordene a escolha do micro com o planejamento dos seus armários, e tenha cuidado para não comprar algo grande demais para a sua cozinha.

Lembre-se também que quanto menor o microondas, mais barato ele vai ser.

Como Escolher Um forno De Microondas
Como Escolher Um forno De Microondas

Fatores Importantes para Escolher um Microondas

A sua cozinha é planejada e existe espaço para um microondas embutido em algum lugar? Então este será o modelo que você vai precisar. Em geral eles podem ser encontrados em lojas um pouco mais sofisticadas de eletro-eletrônicos.

Caso contrário um modelo de bancada, bem mais encontrável, é o que você precisa. É importante que você já identifique onde ele será instalado. É necessário que ele não fique muito próximo às paredes ou outros aparelhos, pois será necessário 30cm de distância para respiração.

Seu microondas também deve estar próximo a uma tomada e longe de pias ou outras áreas úmidas.

Como Escolher Um forno De Microondas
Como Escolher Um forno De Microondas

Características para Levar em Consideração na Escolha

Qual o melhor microondas? Como escolher? Quais características você levar em consideração?

São muitas perguntas e elas são difíceis, certo?

Além de te dar a lista com os melhores modelos acima, você vai conferir várias informações para te ajudar na escolha do aparelho ideal.

Esteja atento às Teclas de Atalho

Assim como o microondas foi criado para facilitar a vida na cozinha, as teclas de atalho contidas no aparelho, também precisam trazer facilidade.

O ideal (e o que normalmente acontece) é ter uma tecla para cada função de forma clara e objetiva.

Aqui também cabe falar sobre as funcionalidades contidas em cada uma dessas teclas.

Atualmente, além das funções tradicionais como aquecer e descongelar, já é possível adquirir um microondas com função grill e até receitas pré-selecionadas.

Cheque o Consumo de Energia

Assim como outros eletrodomésticos, os microondas costumam gastar bastante energia.

Para fazer a melhor escolha, vale dar uma checada no site do fabricante que sempre publica informações sobre gastos de energia dos aparelhos.

De olho na limpeza

Opte por microondas com prato removível, assim você não terá problemas para fazer a limpeza interna.

Há ainda modelos com a função de desodorização, que elimina boa parte do odor deixado por outros alimentos.

Bandeja ou Prato Giratório: qual é a melhor opção?

Para que o calor consiga entrar no alimento, é preciso que ele esteja em movimento dentro do microondas.

Alguns fabricantes substituíram o tradicional prato giratório por uma bandeja retangular que se move de um lado para o outro.

Fique atento, pois, dependendo da sua necessidade, alguns recipientes podem não encaixar.

A Importância do Sensor

Nos modelos mais recentes, há um sensor que mede se o alimento está pronto antes mesmo do tempo estipulado.

Isto é feito através do vapor emitido e é uma função extremamente importante para quem usa o microondas para trabalhar, por exemplo.

Essas são apenas algumas das características para definir qual o melhor microondas do mercado.

Como Escolher Um forno De Microondas

Leia também: Como Fazer Ovo No Microondas


Funções do Forno de Microondas

Se você já começou a pesquisar sobre microondas, já deve ter percebido que há uma infinidade de modelos disponíveis no mercado, cada um com uma função diferente. E talvez já tenha reparado que, quanto mais funções, maior o preço do aparelho.

Essas diferentes funções são uma das formas das marcas se destacarem da concorrência. A maioria você provavelmente nunca vai usar, e acaba pagando mais caro por isso. Veja quais são as principais funções disponíveis, pense em quais realmente vão facilitar o seu dia a dia, e dispense o resto.

  • Grill: Serve para gratinar os alimentos;

  • Convecção: Tipo de cozimento por fluxo de ar quente;

  • Auto-cozimento: O microondas calcula quanto tempo deve demorar para cozinhar, através do peso da comida que você mesmo informa;

  • Auto-degelo: O microondas calcula quanto tempo deve demorar para desgelar ou descongelar, através do peso da comida que você mesmo informa;

  • Pizza: Assar ou aquecer a pizza;

  • Vegetais: Cozinha este tipo de alimento de forma rápida e saudável;

  • Níveis de potência: Falamos sobre no tópico de potência;

  • Quick Minute: Botão fácil que adiciona um minuto a mais para o que você está cozinhando;

  • Manter aquecido: Recurso de manter o alimento morno, útil para quando você vai servir o alimento daqui a alguns minutos;

  • Child Lock: O bloqueio para segurança de crianças impede o uso do aparelho;

  • Favoritos: Essa função salva o tempo e a potência ideais para uma receita.

Essas são apenas as funções mais conhecidas. Existem muitas outras, fique ligado para não pagar a mais pelo que não vai utilizar.

Como Escolher um Forno de Microondas
Como Escolher um Forno de Microondas

Cuidados Importantes

É importante lembrar alguns detalhes relacionados ao uso deste eletrodoméstico:

  • Não coloque objetos metálicos no interior do micro-ondas, inclusive papel alumínio e pratos com bordas metálicas (isso pode causar faíscas);
  • Ovos e recipientes fechados podem explodir devido ao acúmulo de vapor no seu interior;
  • Produtos aquecidos por muito tempo podem pegar fogo;
  • Sua porta é blindada para evitar que a radiação passe para o meio externo. Por isso, é importante esperar o tempo indicado pelo forno (normalmente através de apito sonoro) para então abrir a porta. Caso tenha dúvidas sobre a eficiência da sua blindagem, posicione uma laranja sobre o aparelho e depois à sua frente para verificar se, com o tempo, aparecem pontos queimados ou feridos em sua superfície.

Acabamentos

Depois que você definir todos os critérios acima de acordo com a sua necessidade, você pode escolher, entre as opções que sobrarem, o que achar mais bonito e couber no orçamento! Quais são as cores e acabamentos disponíveis?

Existem diversos modelos disponíveis, mas as cores são bem limitadas. Você consegue encontrar com facilidade modelos em branco, preto, cinza, prata, inox e espelhados. Todas as cores são neutras e combina-las com a sua cozinha não vai ser um problema. Os modelos de inox são mais elegantes por não terem cara de plástico, logo são mais caros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *