NFT | O que é NFT, Onde comprar e Como criar um NFT

5/5 - (5 votes)

Atualmente, as NFTs estão conquistando o mundo da arte digital e dos colecionáveis. Artistas digitais estão vendo suas vidas mudarem graças a grandes vendas para um novo público de criptomoedas.

E as celebridades estão se juntando à medida que identificam uma nova oportunidade de se conectar com os fãs. Mas a arte digital é apenas uma maneira de usar NFTs. Na verdade, eles podem ser usados para representar a propriedade de qualquer ativo exclusivo, como uma escritura de um ‘item’ no reino digital ou físico.

NFTs

O que é NFT?

NFT significa “Non-Fungible Token“. Em um nível básico, um NFT é um ativo digital que vincula a propriedade a itens físicos ou digitais exclusivos, como obras de arte, imóveis, músicas ou vídeos.

NFTs podem ser considerados colecionáveis modernos. Eles são comprados e vendidos on-line e representam uma prova digital de propriedade de qualquer item. Os NFTs são registrados com segurança em um blockchain – a mesma tecnologia por trás das criptomoedas – o que garante que o ativo seja único. A tecnologia também pode dificultar a alteração ou falsificação de NFTs.

Bilhões de dólares foram gastos em NFTs desde o seu início – que remonta a 2015, e o Terra Nulius foi o primeiro NFT no Ethereum Blockchain, embora este projeto fosse apenas uma ideia que só permitia personalizar uma mensagem curta que foi então gravada no blockchain . Depois vieram os Curio Cards, CryptoPunks e CryptoCats em 2017, antes que o NFTS lentamente se tornasse conhecido do público, expandindo-se para a adoção geral no início de 2021.

O QUE VOCÊ PRECISA SABER

  • NFTs são tokens criptográficos exclusivos que existem em um blockchain e não podem ser replicados.
  • NFTs podem representar itens do mundo real, como obras de arte e imóveis.
  • A “tokenização” desses ativos tangíveis do mundo real torna a compra, venda e negociação mais eficientes, reduzindo a probabilidade de fraude.
  • NFTs também podem funcionar para representar identidades de indivíduos, direitos de propriedade e muito mais.

Nota: A mania de NFT de alto preço e manchete também está atraindo golpistas e fraudadores, portanto, os investidores devem tomar cuidado. Alguns podem tentar vender algo e dizer que é um NFT quando não é. Outros podem alegar que têm o direito de vender uma NFT de um trabalho que não possuem e não criaram.

Como funcionam os NFTs

Muitos NFTs são criados e armazenados na rede Ethereum, embora outros blockchains (como Flow e Tezos) também suportem NFTs. Como qualquer pessoa pode revisar o blockchain, a propriedade da NFT pode ser facilmente verificada e rastreada, enquanto a pessoa ou entidade que possui o token pode permanecer sob pseudônimo.

Diferentes tipos de bens digitais podem ser “tokenized”, como obras de arte, itens em um jogo e fotos ou vídeos de uma transmissão ao vivo – NBA Top Shots é um dos maiores mercados de NFT. Enquanto o NFT que transmite a propriedade é adicionado ao blockchain, o tamanho do arquivo do item digital não importa porque ele permanece separado do blockchain.

Dependendo do NFT, os direitos autorais ou de licenciamento podem não vir com a compra, mas esse não é necessariamente o caso. Como comprar uma impressão de edição limitada não garante necessariamente direito exclusivo sobre a imagem.

À medida que a tecnologia e o conceito subjacentes avançam, os NFTs podem ter muitas aplicações potenciais que vão além do mundo da arte.

Por exemplo, uma escola pode emitir um NFT para alunos que obtiveram um diploma e permitir que os empregadores verifiquem facilmente a educação do candidato. Ou, um local pode usar NFTs para vender e rastrear ingressos para eventos, potencialmente reduzindo a fraude de revenda.

Exemplos de NFT

O mundo NFT é relativamente novo para as pessoas. Aqui estão alguns exemplos de NFTs que existem hoje:

Qual a diferença entre NFT e criptomoedas?

NFTs e criptomoedas são muito diferentes. Embora ambos sejam construídos no Blockchain, é aí que as semelhanças terminam.

A criptomoeda é uma moeda e é fungível, o que significa que é intercambiável. Por exemplo, se você possui um token de criptomoeda, como um Ethereum, o próximo Ethereum que você possui também terá o mesmo valor. Mas o NFT não é substituível, o que significa que o valor de um NFT não é igual ao de outro NFT. Cada arte é diferente da outra, tornando-a insubstituível e única.

Para que servem os NFTs?

Pessoas interessadas em negociação de criptomoedas e pessoas que gostam de colecionar obras de arte costumam usar NFTs. Fora isso, tem alguns outros usos também como:

Conteúdo Digital – O uso mais significativo de NFTs hoje é em conteúdo digital. Os criadores de conteúdo veem seus lucros aumentados pelas NFTs, pois impulsionam uma economia de criadores, onde os criadores têm a propriedade de seu conteúdo nas plataformas que usam para divulgá-lo.

NFT | O que é NFT, Onde comprar e Como criar um NFT

Itens de jogos – NFTs têm visto muito interesse dos desenvolvedores de jogos. NFTs podem fornecer muitos benefícios para os jogadores. Você pode comprar itens para o seu jogo e, quando terminar, poderá recuperar seu dinheiro vendendo-os.

NFT | O que é NFT, Onde comprar e Como criar um NFT

Investimento e Garantias – Tanto NFT quanto DeFi (Finanças Descentralizadas) compartilham a mesma infraestrutura. Os aplicativos DeFi permitem que você peça dinheiro emprestado usando garantias. NFT e DeFi, ambos trabalham juntos para explorar o uso de NFTs como garantia.

NFT | O que é NFT, Onde comprar e Como criar um NFT

Domain Names – NFTs fornecem ao seu domínio um nome mais fácil de lembrar. Isso funciona de maneira como um nome de domínio de site, tornando seu endereço IP mais memorável e valioso, geralmente com base no tamanho e na relevância.

NFT | O que é NFT, Onde comprar e Como criar um NFT

Até celebridades como Snoop Dogg, Shawn Mendes e Jack Dorsey estão se interessando pelo NFT, liberando memórias e obras de arte únicas e vendendo-as como NFTs securitizadas.

Onde posso comprar NFT?

Tendo entendido para que é usado o NFT e suas vantagens específicas sobre outras criptomoedas, você pode se aventurar na compra de NFTs. Se sim, você precisará adquirir alguns itens essenciais antes de poder fazer isso:

  • Você precisará de uma carteira digital que permita armazenar suas NFTs e criptomoedas.
  • Então você precisa comprar alguma criptomoeda dependendo de quais moedas seu provedor NFT aceita, provavelmente Ether.
  • Você pode usar plataformas como OpenSea, Coinbase, Kraken, PayPal, etc., para comprar criptomoedas.
  • Então você poderá movê-lo da bolsa para a carteira de sua escolha.

Lembre-se de que a maioria das exchanges cobra pelo menos uma porcentagem de sua transação como taxas quando você compra criptomoedas.

Importante: NFTs podem ser ativos altamente especulativos. Algumas pessoas ganharam milhares ou milhões de dólares vendendo NFTs. Outros podem acabar gastando muito dinheiro em um ativo digital que acaba sendo inútil.

Qual o melhor mercado de NFT?

Após configurar e financiar sua carteira, não faltam sites NFT para fazer compras. Atualmente, os maiores marketplaces NFT são:

OpenSea.io: esta plataforma peer-to-peer se autointitula como fornecedora de “itens digitais raros e colecionáveis”. Para começar, tudo que você precisa fazer é criar uma conta para navegar nas coleções NFT. Você também pode classificar as peças por volume de vendas para descobrir novos artistas.

Rarible: Rarible é um mercado democrático que permite que artistas e criadores emitam e vendam NFTs. Ele permite que os titulares avaliem recursos como taxas e regras da comunidade.

Fundação: Aqui, os artistas devem receber “upvotes” ou um convite de outros criadores para postar sua arte. A exclusividade da comunidade e o custo de entrada – os artistas também devem comprar “gás” para cunhar NFTs – significa que ela pode ostentar obras de arte de alto calibre. Por exemplo, o criador do Nyan Cat, Chris Torres, vendeu o NFT na plataforma Foundation. Também pode significar preços mais altos – não necessariamente uma coisa ruim para artistas e colecionadores que buscam capitalizar, supondo que a demanda por NFTs permaneça nos níveis atuais ou até aumente temporal.

Embora essas plataformas e outras hospedam milhares de criadores e colecionadores de NFT, certifique-se de fazer sua pesquisa com cuidado antes de comprar. Alguns artistas foram vítimas de imitadores que anunciaram e venderam seus trabalhos sem sua permissão. Além disso, os processos de verificação para criadores e listagens NFT não são consistentes entre as plataformas – algumas são mais rigorosas que outras. OpenSea e Rarible, por exemplo, não exigem verificação do proprietário para listagens NFT. As proteções do comprador parecem ser escassas no máximo.

Como criar um NFT

1. Escolha seu item

Começaremos com o básico. Se você ainda não fez isso, precisará determinar qual ativo digital exclusivo deseja transformar em um NFT. Pode ser uma pintura personalizada, imagem, música, colecionável de videogame, meme, GIF ou até mesmo um tweet. Um NFT é um item digital exclusivo com um único proprietário. Essa raridade dá um valor NFT.

Certifique-se de que possui os direitos de propriedade intelectual do item que deseja transformar em um NFT. Criar um NFT para um ativo digital que você não possui pode causar problemas legais.

2. Escolha sua blockchain

Após selecionar seu ativo digital exclusivo, é hora de iniciar o processo de cunhagem em um NFT. Isso começa determinando a tecnologia blockchain que você usará para o seu NFT. O mais popular entre os artistas e criadores de NFT é o Ethereum (CRYPTO:ETH). Outras opções populares incluem Tezos, Polkadot, Cosmos e Binance Smart Chain.

3. Configurar uma carteira de criptomoedas

Se você ainda não possui uma carteira digital, convém configurar uma para criar sua NFT, pois precisará de alguma criptomoeda para financiar seu investimento inicial. A carteira fornecerá acesso aos seus ativos digitais. As principais carteiras NFT incluem Metamask, Math Wallet, AlphaWallet, Trust Wallet e Coinbase Wallet.

Após configurar sua carteira digital, você quererá comprar alguma criptomoeda. A maioria das plataformas NFT aceita Ether, a criptomoeda da plataforma blockchain Ethereum. Se você já possui alguma criptomoeda em outro lugar, convém conectá-la à sua carteira digital para poder usá-la para criar e vender NFTs.

4. Selecione seu mercado NFT

Após ter uma carteira digital e alguma criptomoeda, é hora de começar a criar (e, espero, vender) sua NFT. Para isso, você precisará escolher um mercado NFT. Alguns dos principais mercados NFT incluem OpenSea, Axie Marketplace, Larva Labs/CryptoPunks, NBA Top Shot Marketplace, Rarible, SuperRare, Foundation, Nifty Gateway, Mintable e ThetaDrop.

Você precisará pesquisar cada mercado NFT para encontrar uma plataforma que seja adequada para o seu NFT. Por exemplo, o Axie Marketplace é a loja online do principal jogo NFT Axie Infinity. Enquanto isso, o NBA Top Shot é um mercado focado no basquete. Também é importante observar que alguns mercados exigem sua própria criptomoeda. Rarible, por exemplo, requer Rarible (CRYPTO:RARI).

O OpenSea geralmente é um bom lugar para começar. Ele permite que você crie seu próprio NFT e é líder em vendas de NFT. O mercado de NFT vendeu US$ 3,4 bilhões em NFTs apenas em agosto de 2021.

Após selecionar seu mercado NFT, você precisará conectá-lo à sua carteira digital. Isso permitirá que você pague as taxas necessárias para cunhar seu NFT e reter quaisquer receitas de vendas.

5. Carregue seu arquivo

Agora você está finalmente pronto para cunhar seu NFT. O marketplace NFT escolhido deve ter um guia passo a passo para fazer o upload do seu arquivo digital para a plataforma dele. Esse processo permitirá que você transforme seu arquivo digital (um PNG, GIF, MP3 ou outro tipo de arquivo) em um NFT comercializável.

6. Configurando o processo de Vendas

A etapa final do processo de cunhagem de NFT é decidir como você deseja monetizar seu NFT. Dependendo da plataforma, você pode:

Vender a um preço fixo: Ao definir um preço fixo, você permitirá que a primeira pessoa disposta a atingir esse preço compre sua NFT.

Defina um leilão cronometrado: Um leilão cronometrado dará aos interessados em sua NFT um limite de tempo para enviar seu lance final.

Iniciar um leilão ilimitado: Um leilão ilimitado não define um limite de tempo. Em vez disso, você tem o controle para encerrar o leilão quando quiser.

Você precisará determinar o preço mínimo (se você configurar um leilão), definir seus royalties para continuar lucrando com sua NFT se ela for revendida no mercado secundário e por quanto tempo realizar um leilão (se for cronometrado). Lembre-se das taxas ao definir o preço mínimo, pois você pode perder dinheiro em sua venda NFT se definir o preço muito baixo.

Infelizmente, as taxas para cunhar e vender um NFT podem ser caras e confusas. Dependendo da plataforma e do preço, você pode pagar uma taxa de listagem, uma taxa de cunhagem NFT, uma comissão sobre a venda e uma taxa de transação para transferir dinheiro da carteira do comprador para a sua. As taxas também podem flutuar devido à volatilidade nos preços das criptomoedas. Por isso, é importante observar de perto os custos que você terá que pagar para fabricar e vender seu NFT para garantir que valha a pena.

Qual o futuro do NFT?

Qual o futuro do NFT?
Qual o futuro do NFT?

A NFT aumentou a exposição na mídia e vantagens especiais para aspirantes a artistas nas mídias sociais. Recentemente, Jack Dorsey, o CEO e cofundador do Twitter, com seu primeiro e famoso tweet, “apenas configurando meu twttr”, e Vignesh Sundaresan, conhecido como “Metakovan”, comprou 69,3 milhões de dólares em arte NFT em Beeple.

Devido à sua crescente popularidade, as pessoas agora estão dispostas a pagar centenas de milhares de dólares por NFTs.

Como David Gerard, autor de Attack of the 50-foot Blockchain, muitos especialistas na indústria de criptomoedas dizem que cerca de 40% dos novos usuários de criptomoedas usarão NFTs como ponto de entrada. Como resultado de sua crescente popularidade, o NFT pode representar uma parte mais significativa da economia digital no futuro.

Conclusão

Neste tutorial O que é NFTs, você viu tudo sobre o que é um NFT e seus conceitos, como ele funciona, seus usos e como você pode comprar NFTs.

Você tem algumas perguntas para nós? Por favor, sinta-se à vontade para soltá-los na seção de comentários deste artigo, nossos especialistas entrarão em contato com você o mais rápido possível.

About the Author: Viet Long

Nossos guias de compra estão aqui para te ajudar a encontrar o produto certo para suas necessidades. Tem dúvidas na hora de escolher? Estamos aqui para ajudar com informação de qualidade. https://scholar.google.com.vn/citations?user=5G5uIGEAAAAJ&hl=en

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *