O Samsung Galaxy S23 regular é a nossa escolha, oferecendo excelente custo-benefício em um pacote compacto.
Prós
- Grande aumento de velocidade em relação à geração anterior
- Tamanho menor é uma grande vantagem
- Bela tela AMOLED
Contras
- Vida útil da bateria mais fraca entre os três modelos
- Pequeno aumento de preço
O Samsung Galaxy S23 encontra-se em uma posição um tanto única. Ele é muito menor do que o smartphone moderno médio e, no entanto, onde muitos outros dispositivos de tamanho reduzido vêm com capacidades limitadas, este acompanha os melhores. De fato, além da tela e da bateria menores, ele é idêntico ao seu irmão maior e mais caro, o Samsung Galaxy S23 Plus.
Algumas pessoas podem não se adaptar à tela comparativamente pequena, mas eu gosto muito dela. Com o lançamento do Samsung Galaxy S23 Plus e do Samsung Galaxy S23 Ultra como um par de dispositivos verdadeiramente monstruosos, o carro-chefe de tamanho compacto da Samsung é um sopro de ar fresco.
LEIA A SEGUIR: Melhor Celular Samsung para Comprar em 2023
Revisão do Samsung Galaxy S23: O que você precisa saber
O Samsung Galaxy S23 tem muitos atrativos além do seu tamanho. Assim como o restante da linha de telefones S23, ele possui um novo design, componentes internos atualizados e um conjunto de novos recursos de câmera em comparação com os dispositivos S22 do ano passado.
A maior mudança é a transição para o chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 2. Deixando de lado o próprio silício Exynos da Samsung, trata-se de um componente octa-core de 4 nm com velocidades de clock aumentadas para 3,36 GHz – acima dos 2,8 GHz do Exynos 2200 do ano passado. O tamanho da bateria também aumentou para 3.900 mAh (um acréscimo de 200 mAh).
A tela Dynamic AMOLED 2X possui o mesmo tamanho e resolução de antes, com 6,1 polegadas e 2.340 x 1.080, e suporta uma taxa de atualização máxima de 120 Hz. O hardware da câmera também permanece praticamente inalterado, com uma câmera principal de 50 MP posicionada entre uma ultrawide de 12 MP com ângulo de 120 graus e uma teleobjetiva de 10 MP com zoom óptico de 3x.
Análise Samsung Galaxy S23: Preço e concorrência
O Samsung Galaxy S23 começa em £849 para o modelo básico de 128 GB e custa £50 a mais (£899) para o modelo de 256 GB. Isso é £80 mais caro do que ambas as versões do Samsung Galaxy S22 no lançamento.
Coincidentemente, esse aumento de preço também aproxima o Galaxy S23 dos valores praticados pela Apple. Ao adquirir o iPhone 14 de 128 GB, você gastará o mesmo valor (£849) que a versão mais barata do carro-chefe da Samsung. No entanto, se você precisar de mais armazenamento, o S23 é a opção de melhor custo-benefício aqui, com o iPhone 14 de 256 GB custando £60 a mais, por £959.
Pagando mais £200 (£1.049), você pode adquirir o S23 Plus. Ele possui uma tela maior de 6,6 polegadas e uma bateria maior de 4.700 mAh. O Ultra é o modelo mais avançado, com sua S Pen, tela QHD+, zoom de telefoto secundário de 10x e câmera principal enorme de 200 MP, e custa ainda mais, £1.249.
O Pixel 7 Pro é, sem dúvida, a maior concorrência do S23 baseada em Android, e assim como o iPhone 14, também começa em £849, embora o desempenho não seja tão bom. Há também o OnePlus 11, que é bem mais barato que o S23, custando £729 e vem com o mesmo chipset Snapdragon 8 Gen 2.
Samsung Galaxy S23 Review: Design e principais recursos
Enquanto o modelo do ano passado incorporava o alojamento da câmera “Contour Cut”, o Galaxy S23 abandonou completamente o bloco da câmera. As lentes deste ano foram simplesmente colocadas na parte traseira em uma linha vertical.
Eu aprecio o novo “design limpo e linear” da Samsung (palavras deles, não minhas), mas acredito que o S23 perdeu um pouco de seu caráter como resultado. Agora, ele se parece com qualquer outro smartphone moderno, e já estamos tendo dificuldade em diferenciar os fabricantes de telefones como está.
No entanto, eu gosto do tamanho compacto do S23. Claro, telas maiores têm um propósito importante, especialmente se o seu telefone é o seu principal dispositivo de consumo de conteúdo, mas as dimensões de 146 x 71 x 7,6 mm (LAC) do S23 permitem que ele se encaixe em bolsos de calças jeans mais justos e seja mais confortável de usar para aqueles com mãos menores. Além disso, ele não é tão pesado, com 168g, em comparação ao S23 Plus (196g) ou Ultra (234g).
Também gosto bastante da seleção de cores disponíveis este ano. O Galaxy S23 pode ser adquirido nas cores Cream (Creme), Phantom Black (Preto Fantasma), Lavender (Lavanda) ou Green (Verde). Esta última, que você vê na imagem, é a minha favorita entre elas. A moldura de “alumínio blindado” também combina com a cor escolhida, o que é um toque agradável.
Assim como o restante da linha, o telefone possui classificação IP68 para proteção contra poeira e água e há espaço para dois cartões nano-SIM na parte inferior, ao lado da porta de carregamento USB-C. No entanto, não há espaço para um cartão microSD, o que significa que você não poderá aumentar o armazenamento interno.
Review Galaxy S23: Tela
A tela de 6,1 polegadas do S23 é outra Dynamic AMOLED 2X, com taxa de atualização de 120 Hz, resolução FHD+ (2.340 x 1.080) e suporte para reprodução HDR10+. Isso é o mesmo do ano passado, exceto que agora está revestida com uma camada protetora de Gorilla Glass Victus 2, que a Samsung afirma ser não apenas mais durável do que a geração anterior, mas também construída com uma média de 22% de materiais pré-consumo.
Como a maioria dos aparelhos Samsung dos últimos anos, o Galaxy S23 possui dois modos de tela para escolher nas configurações do telefone. O perfil ‘Vivid’ (Vívido) padrão aumenta a saturação das cores, proporcionando uma gama de cores mais próxima do DCI-P3, enquanto a configuração ‘Natural’ oferece cobertura da gama sRGB em 93,3%, com um Delta E médio de 1,58.
O brilho máximo é fantástico, atingindo 707 cd/m2 em uso normal e 1.054 cd/m2 no modo de brilho automático. Também é uma tela excelente ao assistir material HDR, alcançando um brilho ainda maior de 1.469 cd/m2 em nossos testes. O último episódio de The Mandalorian da Disney ficou tão bom quanto possível, com tons escuros notavelmente distintos e destaques especulares brilhantes.
Revisão do Samsung Galaxy S23: Desempenho e duração da bateria
Usando a designação “for Galaxy”, o Snapdragon 8 Gen 2 presente no S23 é uma versão aprimorada do chipset móvel de ponta da Qualcomm. Em resumo, isso significa que o ‘núcleo de desempenho’ principal foi acelerado para 3,36 GHz, acima dos 3,2 GHz da versão base, enquanto a frequência da GPU foi aumentada de 680 MHz para 719 MHz.
Admitidamente, isso não faz uma enorme diferença em termos de operação no mundo real, mas são as melhorias em comparação com o Exynos 2200 anterior que o Samsung Galaxy S23 realmente ganha vida.
Antes de mergulhar nos números, no entanto, vale a pena mencionar que não analisamos o S22 regular no ano passado. No entanto, testamos o S22 Plus que, além de uma bateria maior, utilizava os mesmos componentes internos.
Há uma enorme melhoria nos resultados do Geekbench 5 este ano, com um salto de 23% na parte de núcleo único do teste em comparação com o modelo anterior e um aumento ainda maior na parte de múltiplos núcleos do teste, com o S23 marcando 4.875 contra os 3.488 do S22 Plus. Isso representa uma melhoria impressionante de 40%.
No uso geral, o S23 adiciona uma camada extra de fluidez onde o S22 Plus enfrentava dificuldades. Os tempos de inicialização são mais rápidos, a troca de aplicativos acontece num piscar de olhos e ajustar os recursos da câmera é uma experiência muito mais satisfatória também. Como exemplo, consegui capturar imagens que exigiam bastante poder de processamento nos bastidores – como zoom telefoto e fotos noturnas – em uma fração do tempo.
Essas melhorias também se aplicam ao lado dos jogos. A GPU Adreno 740 integrada ao S23 foi mais eficiente no teste GFXBench Manhattan 3 off-screen, exibindo 36% mais quadros do que o Exynos 2200 anterior e sua GPU Xclipse 920.
Review Samsung Galaxy S23: Software
Em termos de software, o Samsung Galaxy S23 vem com o Android 13, acompanhado pela última versão do lançador One UI da Samsung (5.1). Em geral, não há muito do que reclamar aqui, já que a Samsung adota uma abordagem mais suave do que alguns outros lançadores de Android pesados que analisamos recentemente.
Uma coisa que devo mencionar é que a Samsung ainda insiste em encher seus telefones com aplicativos de sua própria marca, bem como um monte de outros aplicativos de terceiros, como Netflix, Spotify e Facebook. Esses aplicativos são irritantes, mas podem ser desinstalados, se você preferir.
Revisão do Samsung Galaxy S23: Câmeras
Quanto às câmeras, não há muitas mudanças aqui. A câmera principal de 50MP (f/1.8) permanece, junto com uma unidade ultrawide de 120 graus de 12MP (f/2.2) e uma telefoto de 3x de 10MP (f/2.4). No entanto, a câmera frontal de selfie de 12MP (f/2.2) agora é a mesma em todos os três modelos, acima dos 10MP da versão anterior.
LEIA A SEGUIR: Melhor câmera de celular
Isso não é um visual particularmente forte para um novo carro-chefe, mas o que posso dizer é que as câmeras do S23 ainda são muito boas pelo preço. Em uma comparação lado a lado das fotos capturadas com o S22 Plus, o último lançamento da Samsung se saiu muito bem, com riqueza nas imagens e muito contraste.
As fotografias também estão repletas de detalhes, e fiquei particularmente satisfeito com as fotos em baixa luz do S23. Nesse modo, capturei uma ampla variedade de cenas urbanas à noite, e cada imagem ficou incrível, com destaques deslumbrantes de luzes de rua contrastando com áreas mais escuras da imagem e ausência de ruído visual.
As imagens ampliadas podem não estar no mesmo nível das capturadas no S23 Ultra, mas ainda assim são muito boas. Você pode fazer um zoom híbrido de até 30x, embora eu recomende não ultrapassar muito 10x, já que, além desse ponto, as imagens começam a ficar um pouco turvas. No entanto, você ficaria surpreso com a quantidade de detalhes que pode capturar em algumas dessas faixas de zoom mais altas – esta foto noturna da Tower Bridge à distância é realmente impressionante:
Há também novos modos de disparo para experimentar este ano, como Astro Hyperlapse e Astrofoto, embora eu tenha tido dificuldade para testá-los na poluição luminosa de Londres. Além disso, há algumas melhorias na captura de tons de pele no modo Retrato do telefone.
Se desejar, os vídeos podem ser gravados em resolução de até 8K, mas isso é limitado a 30fps e não possui nenhum tipo de estabilização. Novamente, eu recomendaria reduzir a resolução para 4K, que permite tanto a estabilização óptica quanto eletrônica de imagem, bem como uma opção de 60fps. Mesmo nesse modo, você não ficará desapontado com a qualidade geral, com imagens suaves, estáveis e cheias de detalhes.
Análise Samsung Galaxy S23: conclusão
O Galaxy S23 é um aparelho incrivelmente sofisticado. Um verdadeiro dispositivo compacto e poderoso, as mudanças internas significativas do S23 proporcionam um novo nível de desempenho, sem mencionar que seu belo display AMOLED e suas excelentes capacidades fotográficas intensificam ainda mais a experiência. Mesmo levando em conta o aumento de preço, o Samsung Galaxy S23 ainda oferece um valor excepcional pelo dinheiro, com poucas desvantagens. No final das contas, se você comprar o S23 porque não pode gastar o dinheiro extra para o Plus ou o Ultra, não deve se preocupar em perder algo.