Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

Como escolher geladeira para você e sua família, leve sempre em consideração, além do design, a capacidade necessária para a armazenagem adequada dos alimentos e a eficiência energética do eletrodoméstico. Economia e desempenho devem ser itens fundamentais na escolha da sua geladeira, já que é um produto de grande investimento, que certamente passará um bom tempo dentro da sua casa. Por isso, sempre pesquise as vantagens de cada modelo antes de se decidir.

Como Escolher Geladeira
Como Escolher Geladeira

Qual a melhor marca de geladeira?

Apesar de não ser o atributo mais importante na hora de escolher um eletrodoméstico, conhecer bem a fabricante garante aquele desencargo de consciência em relação à qualidade da construção do equipamento e principalmente ao pós-venda. Afinal é quando temos problemas e precisamos contar com a assistência técnica que a empresa mais faz diferença.

Um ponto favorável na busca pela melhor marca de geladeira é que algumas características dos eletrodomésticos acabam sendo encontrados em boa parte dos modelos de cada fabricante. Podemos até dizer que existe uma marca mais econômica, outra mais sofisticada, uma mais em conta, etc. Mas claro, essas características vão variar bastante entre os produtos da mesma marca, por isso, é ainda mais importante avaliar modelo por modelo e encontrar aquele produto que melhor atende às suas necessidades.

Como Escolher Geladeira
Como Escolher Geladeira

Quais são as vantagens e desvantagens da geladeira?

Esse é um eletrodoméstico que possui muitas vantagens. Sem uma geladeira, você teria que consumir todas as suas frutas e verduras em um prazo máximo de 3 dias. Além disso, não seria possível gelar bebidas ou armazenar frios sem que estragassem rapidamente.

São muito mais vantagens do que desvantagens! Além disso, os modelos disponíveis no mercado atualmente estão cada vez mais modernos e cheios de funções que ajudam muito. Modelos frost free, por exemplo, nunca permitem o acúmulo de gelo no freezer.

E falando em freezer, a grande maioria dos modelos à venda possui duas funções: refrigerar e congelar. Em um só eletrodoméstico, você consegue fazer proveito dessas duas formas de resfriamento. Assim, é possível armazenar alimentos congelados ou então guardar o feijão que sobrou, por exemplo, para que ele possa ser utilizado em outra ocasião sem estragar.

Nem sempre estamos com disposição para cozinhar todos os dias. Para isso, o freezer acoplado no refrigerador é muito útil. Se você cozinhar em grande quantidade, é possível armazenar em potes no freezer para ir comendo durante a semana. E o alimento fica fresquinho!

Até mesmo pães, quando guardados no refrigerador ou freezer, duram muito mais tempo. Se você congelar um pão, ao tirar do freezer ele estará tão bom quanto no dia que você o colocou no freezer. Super prático, né?

Ter uma geladeira garante maior durabilidade dos alimentos e bebidas geladinhas. Quanto às desvantagens, são poucas, mas existem: esse eletrodoméstico é muito espaçoso, por isso, é preciso reservar um bom espaço na cozinha para sua geladeira.

Além disso, a maioria dos modelos são bem caros, e mesmo os mais baratos não são tão acessíveis. Portanto, para comprar sua geladeira, será necessário investir uma boa quantia. Porém, lembre-se que é um produto que dura bastante tempo, então vale o investimento.

VantagensDesvantagens
  • Preserva os alimentos por muito mais tempo
  • Possui um ótimo custo-benefício
  • Permite que você precise cozinhar menos vezes na semana
  • A maioria dos modelos vem com freezer acoplado
  • Gela bebidas e sobremesas
  • Necessita de muito espaço, pois é um eletrodoméstico espaçoso
  • Possui preços elevados
Como Escolher Geladeira
Como Escolher Geladeira

Quais os principais modelos de refrigerador?

A escolha da melhor geladeira ou do melhor refrigerador para você passa por conhecer quais os tipos desse eletrodoméstico existentes à venda. Isso é mesmo muito importante, pois as categorias nas quais se encaixam as geladeiras influenciam no preço final da compra.

Cada modelo dos tipos listados abaixo possuem suas próprias características. É essencial saber quais são elas, a fim de que você se questione se as especificações do tipo em questão condizem com as suas necessidades. Como esses objetos costumam ser caros, é preciso ter em mente se questões como a capacidade total, a potência e o tipo de degelo estão de acordo com o que procura.

Confira a seguir minuciosas explicações a respeito dos modelos de geladeira.

Como Escolher Geladeira
Como Escolher Geladeira

Verifique o Tipo de Abertura das Portas

A forma de abrir sua geladeira é mais importante do que você imagina. Afinal, dependendo do número de portas, o seu refrigerador poder ser mais compacto, mais versátil e até mesmo mais fácil de organizar. Existem cinco designs de porta de geladeira que você pode encontrar no mercado: uma porta, side by side (duas portas laterais), duplex, inversa (inverse) e french door (porta francesa).

1. Geladeira com uma porta

como escolher geladeira
como escolher geladeira

A melhor geladeira para cozinhas pequenas e para quem não quer gastar muito é uma com apenas uma porta. Aliás, esse é o tipo de refrigerador mais vendido no Brasil, sendo considerado um modelo bastante popular.

O espaço reduzido nessa geladeira torna-a perfeita para famílias pequenas ou para quem mora sozinho. Uma vez que o freezer é embutido junto ao eletrodoméstico, tendo um espaço bastante reduzido, não é ideal para quem queira congelar ou armazenar grandes quantidades de carnes ou de outros alimentos.

Em termos de custo-benefício, é interessante para quem está montando sua casa e sua família e para quem não precisa de muito espaço. O problema é que ela acaba sendo limitada por seu espaço interno reduzido e por não ter a tecnologia Frost Free.

É ideal para quem:

  • Não precisa de alta capacidade
  • Pretende não usar ou usar pouco o freezer
  • Possui pouco espaço disponível para a geladeira na cozinha
  • Procura uma geladeira barata
  • Procura uma geladeira de baixo consumo de energia

2. Geladeira duplex

como escolher geladeira
como escolher geladeira

O modelo com duas portas conta com maior espaço interno e separação entre refrigerador e freezer, o que garante maior praticidade na hora de selecionar os alimentos. Com grande variedade de tamanhos, estilos e funcionalidades, o refrigerador duplex se adapta bem às diferentes necessidades dos consumidores, sendo mais indicados para famílias, pessoas que cozinham com frequências e quem precisa de mais espaço para alimentos congelados.

É ideal para quem:

  • Precisa de um freezer um pouco maior
  • Quer uma geladeira de boa capacidade
  • Pode investir um pouco mais no eletrodoméstico
  • Dispõe de um espaço bom na cozinha para colocar o refrigerador

3. Geladeira Inverse

melhor marca de geladeira
melhor marca de geladeira

A geladeira inverse tem um formato “invertido”: ou seja, o refrigerador fica na parte de cima e o freezer na parte de baixo.

Essa simples inversão confere praticidade ao eletrodoméstico. Afinal, geralmente usamos o refrigerador com maior frequência do que o freezer, não é? Assim, fica mais fácil acessar os alimentos mais utilizados no dia a dia.

Além disso, o design inovador torna este modelo super atrativo para quem deseja montar uma cozinha moderna e atual.

É ideal para quem:

  • Quer uma geladeira mais confortável de usar no dia-a-dia
  • Precisa de uma capacidade alta
  • Não se importa em pagar um pouco mais pelo eletrodoméstico
  • Dispõe de um espaço bom na cozinha para colocar a geladeira

4. Geladeira side by side

melhor marca de geladeira
melhor marca de geladeira

Seu nome se deve a estrutura de duas portas lado a lado, uma para o refrigerador e outra para o freezer, que ganha um espaço considerável em relação às demais. Com capacidade de armazenamento superior a 500 litros, ela é maior que todos os outros modelos. Embora sua largura exija uma cozinha mais ampla para comportá-la bem, a geladeira side by side possui uma profundidade menor, o que faz com que fique tão bem em nichos e cozinhas planejadas. Outro ponto que chama atenção é a presença de dispenser de água e/ou gelo na porta.

É ideal para quem:

  • Quer uma geladeira de altíssima capacidade
  • Considera o design um fator muito importante
  • Dispõe de um orçamento alto
  • Tem uma cozinha com bastante espaço

5. Geladeira French Door

melhor marca de geladeira
como escolher geladeira

Com design inovador, o modelo utiliza 3 portas para aumentar a praticidade na hora de cozinhar. Os congelados, utilizados com menor frequência, ficam na parte inferior. Já a parte superior conta com portas duplas e um espaço maior para organizar os alimentos. Assim como o modelo side by side, a geladeira french door possui capacidade acima de 500 litros e exige um espaço maior na cozinha, além de contar com funções como dispenser de água e/ou gelo na porta.

É ideal para quem:

  • Procura conforto máximo no uso do refrigerador
  • Quer uma geladeira de altíssima capacidade
  • Considera o design um fator muito importante
  • Dispõe de um orçamento alto
  • Tem uma cozinha com bastante espaço

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

Critérios de compra: Fatores para avaliar uma geladeira

Com uma variedade tão grande de geladeiras, fica difícil escolher uma para comprar. Porém, não se preocupe, nós vamos te falar quais são os principais pontos que devem ser levados em consideração antes de você escolher seu modelo:

  • Tamanho
  • Tipo de degelo
  • Capacidade
  • Compartimentos
  • Outras funções

Vamos explicar porque essas características são tão importantes para você decidir qual é a geladeira ideal para suas necessidades

Tamanho geladeira

Antes de adquirir sua geladeira, é muito importante medir o espaço onde você pretende deixá-la. Lembre-se sempre que o eletrodoméstico deve ficar há uma distância de no mínimo 15 cm de todas as paredes. Além disso, o chão deve ser nivelado.

Existem geladeiras de diversos tamanhos. Os modelos menores, mais ideais para apartamentos pequenos e cozinhas estreitas, são a geladeira duplex e a geladeira de uma porta. Os outros modelos são mais indicados para quem possui mais espaço.

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

Fique atento ao tipo de degelo

Com o tempo, o ar frio cria camadas de gelo nas paredes do freezer, que começam a prejudicar o funcionamento de todo o refrigerador. A função de degelo é responsável por eliminar o gelo acumulado e evitar problemas no eletrodoméstico. Existem diferentes tipos de degelo. Eles podem tornar a sua vida mais ou menos fácil, dependo da sua escolha.

Frost Free

As geladeiras frost free possuem um sistema de circulação de ar frio que impede a formação de gelo em suas paredes internas, dessa forma, não é necessário realizar o processo de descongelamento. A praticidade possui um preço, o que faz com que os modelos com essa função sejam mais caros e consumam mais energia.

Cycle defrost

Quase tão práticas quanto as frost free, as geladeiras cycle defrost possuem um sistema que diminui a acumulação de gelo no congelador, sendo necessário realizar o descongelamento apenas duas vezes por ano, processo que deve ser realizado manualmente. O modelo exige um pouco mais de trabalho, mas a economia e menor gasto de energia podem compensar.

Degelo manual

Opção bastante comum em refrigeradores mais básicos, modelos com degelo manual são mais baratos, porém, de tempos em tempos, será preciso desligar o eletrodoméstico da tomada, retirar todos os alimentos e esperar que o gelo derreta por completo. O processo deve ser realizado sempre que a camada chegar a 1 cm de espessura. Normalmente, a água se acumula em uma bandeja logo abaixo do freezer.

Semiautomático

É como o degelo manual, mas neste caso não é necessário desligar a geladeira da tomada.

O equipamento segue em funcionamento enquanto o processo de degelo é realizado.

Seco

Também segue a mesma linha do degelo manual, mas nesse tipo a geladeira possui um compartimento que armazena a água do descongelamento.

Assim é possível realizar o processo sem o transtorno de molhar completamente a cozinha.

Capacidade

É medida em litros e trata-se basicamente do tamanho interno, ou seja, quanto maior a capacidade, mais alimentos você poderá armazenar.

A escolha da capacidade ideal é bem importante na hora de realizar a compra da sua geladeira.

Algumas marcas oferecem dados para ajudar você a escolher o tamanho geladeira perfeito para sua família.

Veja a imagem abaixo:

como escolher geladeira
como escolher geladeira

Mas vale lembrar, essa tabela serve apenas como uma base.

É necessário saber como o eletrodoméstico será utilizado e quais os hábitos das pessoas da casa para ter uma ideia mais exata da capacidade certa.

Compartimentos

Escolher um modelo de geladeira que já venha com diversos compartimentos pode ser muito útil para armazenar todos os seus alimentos e otimizar espaço na geladeira.

Prefira modelos que possuem prateleiras removíveis, que você pode retirar ou regular a altura. Além disso, você também pode adquirir um modelo que já venha com gavetão de legumes, verduras e frutas.

Outros compartimentos muito úteis são porta-ovos e porta latinhas, além de outras gavetinhas que auxiliam na organização dos alimentos dentro da geladeira.

melhor marca de geladeira
como escolher geladeira

Recursos que vão facilitar a sua vida

Existem alguns equipamentos e funções que podem passar despercebidos na hora de comprar o eletrodoméstico, mas fazem toda a diferença no dia a dia. Separamos alguns deles:

Otimização de espaço interno

Itens como prateleiras reguláveis e porta latas são fundamentais para organizar os alimentos e bebidas para maximizar a capacidade de armazenamento do eletrodoméstico, adaptando o interior para comportar itens de tamanhos e formatos diferentes. Outro recurso interessante são os espaços de resfriamento rápido, que ficam próximos ao congelador e podem ser usados para gelar bebidas rapidamente.

Dispenser de gelo e/ou água

Localizado na parte externa da porta do eletrodoméstico, o equipamento permite pegar água fresca ou gelo sem a necessidade de abrir o refrigerador, o que, além de ser mais prático, economiza energia. Existem basicamente dois tipos: manual e com ligação no encanamento da cozinha, sendo que o último exige a realização de obras na cozinha para adaptação.

Display digital

Presente nos modelos mais modernos, esse recurso permite o controle de muitas funções do eletrodoméstico por meio de um painel eletrônico. Por ele, é possível regular a temperatura interna, ligar o supercongelamento, acessar o timer e o controle de consumo de energia.

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

6 coisas que você deve considerar antes de escolher uma nova geladeira

Um dos primeiros eletrodomésticos que precisamos comprar ao montar uma casa é a geladeira – ou você ficará fadada a ter que consumir muitos dos seus alimentos até o fim no instante em que abrir a embalagem, além de não poder armazenar uma série de itens que precisam ficar em baixas temperaturas.

A popularidade da geladeira, porém, não reflete em seu preço, já que este eletrodoméstico representa um dos maiores gastos quando estamos montando uma cozinha.

Mesmo que você já tenha uma cozinha completa, trocar de geladeira não é algo tão simples. Certamente você precisará se programar para adquirir um modelo novo, e isso envolve tanto aspectos como o espaço disponível e quanto dinheiro você pode gastar.

Para não se arrepender depois da compra e só descobrir em casa que sua geladeira nova não atende às suas necessidades, confira nossas dicas de como escolher um bom modelo.

1. O espaço da sua cozinha

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

O primeiro fator a considerar é o espaço que você tem para instalar a sua geladeira, então comece considerando as medidas do seu novo eletrodoméstico. Lembre-se de que uma geladeira precisa ficar a alguns centímetros de distância das paredes e dos móveis para que o ar possa circular e ela funcione corretamente.

Além disso, observe o ângulo de abertura das portas e, é claro, se elas abrem para o lado correto.

2. Seus hábitos alimentares

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

Se você gosta de cozinhar com alimentos frescos, é mais interessante que esses ingredientes fiquem em uma altura mais acessível para que você os encontre sem tem que mergulhar no compartimento dos vegetais para encontrar o que precisa. Assim, os modelos de geladeira com o congelador na parte de baixo atendem melhor às suas necessidades, já que os alimentos frescos ficam mais à mão.

Se, por outro lado, sua alimentação é à base dos congelados, o modelo tradicional, com o congelador na parte de cima, continua sendo a melhor opção para o seu dia a dia.

3. Sua família

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

Um modelo side by side (geladeira e congelador lado a lado) pode ser uma boa solução para uma família com crianças, pessoas com deficiências ou idosos. Isso porque esse modelo permite que você armazene os alimentos em diferentes alturas, deixando os itens que interessam a essas pessoas mais acessíveis.

4. Seu orçamento

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

Se o seu orçamento está apertado, a dica é recorrer aos modelos tradicionais com o freezer na parte de cima, pois eles costumam ser mais baratos. Pense duas vezes se você realmente precisa de um eletrodoméstico com revestimento em aço escovado ou que seja resistente a impressões digitais.

Além disso, deixe para outra ocasião os modelos que vêm com dispensador de água ou gelo, pois essas características encarecem o produto e tendem a estragar facilmente.

5. Sua conta de luz

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

A geladeira é responsável por cerca de 14% do gasto total de energia de uma casa, então é essencial prestar atenção às etiquetas de indicação de consumo energético. Lembre-se de que os dispensadores de água e gelo também gastam energia, acrescentando 20% ao total consumido pelo eletrodoméstico.

Geladeiras na configuração tradicional (com o congelador em cima) gastam de 10% a 25% menos energia do que os modelos com o freezer na parte de baixo.

6. Sua rotina de faxina

Como Escolher Geladeira Para Sua Cozinha

O aço inoxidável é lindo, mas logo fica com uma aparência desagradável quando as impressões digitais começam a tomar conta. Se você não está a fim de passar o dia lustrando sua geladeira, é melhor descartar os modelos com revestimento em aço – ou optar por um modelo com um acabamento que imita o aço e não mancha tão facilmente.

Outra dica é observar como são construídas as divisórias dos compartimentos: aquelas feitas em vidro conseguem evitar respingos e são mais fáceis de limpar do que as divisórias em formato de grade.

Como você pôde perceber, a escolha de uma geladeira não se trata apenas do modelo mais bonito ou mais em conta. Sempre leve em consideração as suas necessidades e as formas de uso que você imagina para o seu novo eletrodoméstico para fazer uma boa compra.

Leia também:

✔ As 10 Melhores Geladeiras para Comprar 
✔ Os 10 Melhores Frigobares para Compra 

Conclusão

Esperamos que nossas dicas sobre como escolher tenham ajudado em sua compra! Uma geladeira é um eletrodoméstico importante e que pode deixar sua cozinha ainda mais bonita. Então, nada melhor do que fazer uma boa escolha, certo? Compartilhe o artigo com amigos que também precisem dessas dicas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *