Tamanho geladeira ideal para sua casa?

Uma das questões mais importantes na hora de escolher a geladeira é o tamanho do eletrodoméstico, que influencia não apenas no espaço que ele ocupará na casa, mas principalmente se será capaz de atender às suas necessidades. É preciso entender que o tamanho geladeira não deve ser definido apenas em questão de litros, mas questões como modelo e divisão interna tem grande influência na quantidade e tipos de alimentos que poderá armazenar.

Para ajudar você a descobrir o tamanho ideal da geladeira para sua casa, nós separamos algumas dicas simples, pontos que precisa observar e contas fáceis para identificar o modelo e quantidade de litros que precisa.

Qual o tamanho da geladeira?

tamanho geladeira
tamanho geladeira

As fabricantes recomendam uma conta simples para saber essa resposta. Pessoas que moram sozinhas e casais sem filhos terão suas necessidades supridas com um refrigerador de 120 a 250 litros. Famílias e casas com até 3 indivíduos necessitam de um modelo maior, com até 360 litros de capacidade de armazenamento. Já os refrigeradores mais robustos, com espaço interno superior a 400 litros, são indicados para imóveis com mais de 4 pessoas.

No entanto, o tamanho ideal do refrigerador é aquele que atente às necessidades das pessoas que moram na casa, por isso, entender como o eletrodoméstico será utilizado e quais os hábitos de consumo dos moradores é tão importante quanto o número de pessoas que vivem no local.

Por exemplo, uma pessoa que mora sozinha, mas que tem o costume de armazenar carnes e comidas congeladas precisará de um freezer maior. Por outro lado, famílias que fazem compras com frequência e que consomem todos os produtos em pouco tempo podem ter suas necessidades satisfeitas com um modelo menor.

Leia também:

As 10 Melhores Geladeiras para Comprar 
Os 10 Melhores Frigobares para Compra


Modelo influencia no tamanho da geladeira

tamanho geladeira
tamanho geladeira

Side by side, duplex, french door, uma porta: as diferenças entre os modelos de refrigerador vão além da aparência, alterando a estrutura do eletrodoméstico, que passa a ter divisão interna completamente diferente. Na prática, isso significa ter mais ou menos espaço no freezer e uma organização que favoreça o armazenamento e acesso a alguns tipos de alimentos.

Além da divisão interna, o modelo também determina o tamanho (em questão de altura, largura e profundidade) do refrigerador. Por isso, é importante ficar atento a esse aspecto e o espaço disponível na sua casa ou apartamento na hora da escolha.

Modelo ideal depende do hábito

Segundo Renata Leão, gerente da Engenharia de Serviços da Whirpool Latin America, dona das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, tão importante quanto analisar a eficiência energética e a parte estética da geladeira está adequar o produto a seus hábitos de consumo.

— Além da quantidade de pessoas na família, o consumidor deve levar em consideração se há o costume de fazer as refeições em casa. São muitos os perfis. Quem consome mais alimentos frescos, por exemplo, tem que escolher um refrigerador que se adeque melhor a esse hábito — afirma Renata Leão

Leia também: Como Escolher a Melhor Geladeira Para Sua Cozinha


Geladeira pequena – de 120 a 260 litros

tamanho geladeira
tamanho geladeira

Esse tamanho de refrigerador é ideal para pessoas que moram sozinhas e casais sem filho e que não tem o costume de cozinhar com tanta frequência. Com esse tamanho, você provavelmente só vai encontrar geladeiras de uma porta. Apesar desse modelo estar cada vez mais em desuso, substituído principalmente pelo duplex, ainda é possível encontrar bons refrigeradores.

Seu único problema é o tipo degelo, que quase exclusivamente é manual ou semiautomático.


Geladeira média – 260 a 390 litros

tamanho geladeira
tamanho geladeira

Para famílias e casas com três ou mais moradores, o melhor é optar por um refrigerador que tenha de 260 a 390 litros. Casais que cozinham com frequência, mas não fazem suas compras com a mesma velocidade e pessoas que moram sozinhas, mas costumam consumir e armazenar muitos produtos congelados também devem optar por geladeiras com esse tamanho.

Apesar de existirem modelos de 1 porta, com esse tamanho é mais fácil encontrar as geladeiras duplex e inverse, que apresentam uma melhor divisão interna e facilitam o acesso aos alimentos. Como esses refrigeradores terão dimensões maiores, é necessário ficar atento ao tamanho deles em relação ao espaço disponível na cozinha.


Geladeira grande – acima de 400 litros

tamanho geladeira
tamanho geladeira

Por necessidade, refrigeradores com esse tamanho são indicados para famílias grandes e casas com 4 pessoas ou mais. No entanto, quem deseja comprar um modelo side by side ou french door só terá a opção de adquirir um eletrodoméstico com mais de 500 litros. Como eles contam com uma divisão interna otimizada e um freezer maior, investir em um desses dois modelos também é uma boa opção para quem precisa ou tem o costume de armazenar mais comida congelada.

Além de observar se a cozinha é capaz de comportar uma geladeira com essas dimensões, é preciso ficar atento se o modelo escolhido não exige uma adaptação ou reforma no cômodo, já que alguns eletrodomésticos demandam uma fonte direta de água para o dispenser.


Geladeira acima de 500 litros

tamanho geladeira
tamanho geladeira

Nas geladeiras com capacidade acima de 500 litros se destacam os modelos Side By Side e French Door:

  • O refrigerador Side By Side é uma evolução do Duplex: ele também tem duas portas, a diferença é que ao invés de serem uma embaixo da outras, elas ficam lado a lado.
  • Já o tipo French Door é uma fusão entre Side By Side e Inverter. Ele possui uma porta para o freezer na parte de baixo e acima dele há duas portas para o refrigerador.

Isso garante ainda mais eficiência no resfriamento (principalmente no freezer) e espaço para armazenar os alimentos, mas também faz com que o tamanho do eletrodoméstico seja bem mais avantajado. Essa geladeira é mais indicada para quem tem uma cozinha bem espaçosa e moderna, além da necessidade de guardar muita coisa na geladeira.

O refrigerador ideal para o seu dia a dia

tamanho geladeira
tamanho geladeira

tamanho da geladeira de apenas 1 porta supre bem as necessidades de quem mora sozinho, consome poucos alimentos congelados e come mais na rua do que em casa. Para famílias pequenas que costumam receber parentes nos fins de semana, é necessário um refrigerador maior, de 2 portas.

Agora, se a sua casa está sempre em festa, reunindo a família, os amigos e os amigos dos filhos, uma boa opção pode ser a geladeira Side by Side ou uma geladeira Inverse (que tem o freezer e a geladeira em posições invertidas, permitindo que você acesse os alimentos que mais consome com maior facilidade) será suficiente para armazenar bem os produtos que vão ser consumidos pelas visitas inesperadas.

Mais uma geladeira que pode ser uma boa opção para quem busca espaço é a geladeira French Door. Esse é mais um modelo inovador: assim como nas geladeiras Inverse, a French Door conta com freezer na parte de baixo. O diferencial é que, na parte superior, há não apenas uma, mas duas portas que oferecem uma boa organização de uma boa quantidade de alimentos.

Seja qual for a sua escolha, um dos pontos fundamentais na hora da compra é saber o tamanho da geladeira ideal para você. Leve em consideração se a sua família é grande ou se você precisa armazenar grande quantidade de alimentos, inclusive congelados (que exigem um freezer maior).

Depois de ficar por dentro da capacidade das geladeiras, o próximo passo é fazer a compra de um novo refrigerador, e sem complicação!


Outros critérios

tamanho geladeira
tamanho geladeira

Mas uma geladeira não é classificada apenas pelo seu tamanho ou capacidade interna de armazenamento, existem outros critérios que são bastante relevantes para serem avaliados na hora de escolher uma geladeira para sua casa. Dentre esses critérios podemos destacar a sua cor, o material usado na fabricação na parte externa, a marca, o tipo de degelo, entre outros.

Desta forma mostraremos abaixo algumas dessas características, as diferenças existentes entre elas para que você tenha melhores parâmetros na hora de escolher uma geladeira para comprar.


Conclusão

Além do tamanho, tecnologias, design e funcionalidades são algumas das questões que você deve avaliar antes de comprar uma geladeira. Como a gente sempre fala, não existe um modelo melhor ou pior, tudo depende do seu uso, necessidades, orçamento e claro, gosto pessoal.

Se ainda tiver alguma dúvida, pode perguntar aqui embaixo que vamos nos esforçar para te ajudar da melhor forma possível!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *