Como escolher uma Máquina de Lavar Louça

Escolher uma máquina de lavar louça é essencial. Afinal quem gosta de investir dinheiro em um eletrodoméstico inadequado para seu uso? Pensando nisso montamos o guia completo absoluto para escolher a lava louça ideal.

Artigo que antes era de luxo, a máquina de lavar louças é hoje um item muito importante na organização doméstica, especialmente para aqueles que não têm muito tempo para dedicar a essa tarefa.

escolher uma Máquina de Lavar Louça
escolher uma Máquina de Lavar Louça

Lava-louças vale a pena?

A lava-louças é um eletrodoméstico que surgiu para facilitar nossas vidas. Ela não é tão popular no Brasil, pela maioria dos brasileiros não achar tão importante. Mas em alguns países fora do Brasil ela está presente na grande maioria das casas.

Além de muitas vezes ser considerada desnecessária, muita gente acha que ela não funciona bem, o que não é verdade. Muitas pessoas que compraram máquinas de lavar louças antigas escolheram um modelo que não era o ideal para sua família, ou não souberam usa-las corretamente, e criaram esse preconceito sobre o eletrodoméstico em geral.

Na verdade, ela pode ser muito útil, desde que você compre o aparelho correto. A lava-louças ideal é aquela que comporta a quantidade de louça produzida diariamente na sua casa, que seja fácil de usar e que reduza seu consumo de água. Uma grande vantagem de ter uma é que sua lavagem usa bem menos água que você lavar a louça manualmente, como vamos ver no tópico sobre consumo de água e energia.

Ela também traz higiene, além da praticidade. Esse método de lavagem é muito melhor do que o método convencional, lavagem a mão, pois as espojas podem conter germes e bactérias. Sem contar que não conseguimos lavar tão bem quanto a máquina. Se fizer a lavagem completa, com água quente e secagem, suas louças vão ficar completamente livres de germes e bactérias.

Se vale a pena ou não investir em uma, vai depender da sua rotina. Você cozinha muito? Vive muita gente na sua casa? Você não gosta de lavar louça? Se você tem uma situação em que sempre tem um grande volume de louça para lavar na sua casa, a lava-louça vai te poupar bastante tempo. Se a louça é pouca, você pode sim passar sem ela (e ganhar espaço para armário na sua cozinha).

Então vamos aos principais pontos que você deve levar em consideração para comprar a lava-louças ideal.

Que tipo de máquina de lavar loiça se adequa às suas necessidades?

Existem vários modelos de máquina de lavar loiça com formatos diferentes pelo que pensar no que necessita é um dos pontos que deve ter em conta. Existem quatro tipos de máquina de lavar loiça: standard, slim, compacta e de encastre.

Máquinas StandardSão fáceis de instalar permitindo vários tipos de posicionamento. A porta frontal está completamente visível e estão disponíveis em diferentes cores o que permite adequar-se ao seu gosto e orçamento.
Máquinas SlimSão semelhantes em tudo às máquinas standard exceto no tamanho. Enquanto as marcas standard possuem uma largura de 65cm, as máquinas slim medem na largura 45cm. São por isso aconselhadas para cozinhas mais pequenas onde o espaço é mais limitado.
Máquinas CompactasSão máquinas mais pequenas e por isso a sua melhor localização é por cima de uma bancada. Por terem um tamanho reduzido, a sua capacidade de lavagem é também menor.
Máquinas de EncastreJá se a cozinha tem eletrodomésticos de encastre ou se pretende remodelar a sua cozinha e tirar partido das opções de equipamento integrado, as máquinas de lavar loiça de encastre também podem ser uma solução.
escolher uma Máquina de Lavar Loiça
escolher uma Máquina de Lavar Louça

Como escolher o modelo apropriado?

Vários fatores devem ser levados em conta na hora comprar uma máquina de lavar louças. Então confira agora o que deve ser observado, seja na compra em lojas físicas ou em lojas virtuais:

Dimensões

Antes de comprar a máquina, avalie o espaço disponível na sua cozinha e veja se o cômodo comporta a altura, a largura e a profundidade da máquina que pretende comprar. Nessa etapa, defina também se o aparelho será embutido ou não.

Capacidade

Esse é um dos aspectos mais importantes a serem considerados, pois é fundamental avaliar a quantidade de pessoas que moram na casa, bem como os hábitos dessas pessoas — se gostam de cozinhar, se recebem amigos na hora das refeições e se comem em casa todos os dias, por exemplo — para, enfim, escolher a capacidade ideal do eletrodoméstico e o número de serviços oferecido pela máquina.

Praticidade e economia

Há no mercado lava-louças que permitem a programação da lavagem com 24 horas de antecedência, proporcionando maior praticidade e mais economia. É mais prático porque você pode acumular louças sujas dentro da máquina, certo de que no horário definido por você elas ficarão limpinhas. E é também mais econômico porque é possível optar por horários em que as tarifas elétricas são mais baixas.

Durabilidade

Para que sua máquina de lavar louças dure por muito tempo, prefira modelos de marcas confiáveis e produzidos com materiais resistentes, a exemplo do aço inox. As portas com vidro temperado, além de permitirem a visualização do processo completo de lavagem, oferecem um design diferenciado e alta resistência.

Funcionalidade

Considere também as funções do aparelho, como a secagem, a lavagem com água quente para remover completamente até as sujeiras mais pesadas, algum tipo de sinalizador de problemas e assim por diante. Analise do que realmente você precisa no dia a dia e tome sua decisão por aí.

escolher uma Máquina de Lavar Loiça
escolher uma Máquina de Lavar Louça

Quais são as marcas e os modelos mais conhecidos?

Brastemp

A Brastemp, referência na fabricação de refrigeradores, secadoras, lavadoras de roupas e lava-louças, é uma empresa brasileira que foi fundada em 1954. Um dos modelos mais famosos dessa marca é a lavadora de louças Brastemp Ative, com 12 serviços. Além de o design dessa máquina ser bem moderno, ela ainda vem com um programa exclusivo, chamado Smart Sensor, que programa tudo automaticamente, inclusive identificando o nível de sujeira e definindo o tempo de lavagem, ciclo e quantidade de água necessária para a higienização perfeita.

Electrolux

Fundada no ano de 1919, a Electrolux é uma grande empresa sueca fabricante de eletrodomésticos. Hoje ela já ultrapassou a impressionante marca de mais de 40 milhões de produtos vendidos por ano e tem clientes em cerca de 150 países ao redor do mundo. Vale ressaltar que um bom modelo da Electrolux é a lavadora Icon Inox, com 14 serviços. Esse aparelho vem com um painel integrado à porta, suporte dobrável para os pratos, além de programas opcionais. Super completo!

Consul

A Consul foi fundada em 1950, no Estado de Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Joinville. A marca de eletrodomésticos tem em seu leque de produtos várias máquinas de lavar louça, com diferentes serviços. Mas um modelo que se destaca é a Facilite Compacta, com 6 serviços, ideal para famílias pequenas. Como o próprio nome sugere, ela é bastante compacta e de fácil instalação.

escolher uma Máquina de Lavar Loiça
escolher uma Máquina de Lavar Louça

Como Máquina de Lavar Louça instalar?

A instalação geralmente é por conta do comprador. Algumas lojas vendem o serviço de instalação junto com a máquina, outras não. Se você não tiver os pontos necessários pré-prontos, talvez seja melhor contratar uma mão de obra especializada. Para instalar a lava-louças de chão e as embutidas é necessário planejar:

  • um ponto de escoamento de água;

  • um ponto de abastecimento de água e

  • um ponto elétrico, com tomada da voltagem do modelo escolhido.

Se você já tem esses pontos, a instalação é simples, basta seguir o manual do fabricante. Como já foi dito, as máquinas de pia não precisam de planejamento: se você tiver um ponto elétrico de fácil acesso, o abastecimento pode ser adaptado na torneira e o escoamento pode ser feito pela cuba.

Não se esqueça de sempre ver as medidas de cada modelo, e deixe sempre as medidas indicadas pelo fabricante para a ventilação adequada do aparelho.

Como escolher uma Máquina de Lavar Louça

Como usar?

Para a lavagem na lava-louças você vai precisar de um sabão (ele pode ser liquido, granulado ou em pastilha) e um líquido secante abrilhantador (usado na secagem, é importante para as louças não ficarem manchadas).

Esses produtos precisam ser específicos para máquinas de lavar-louças, por isso acabam tendo um preço um pouco mais caro, mas não se preocupe que eles rendem muito! Em cada máquina existe um local específico para colocar o sabão e o abrilhantador, certifique-se de colocar cada um no local correto.

Para fazer um bom uso e durabilidade da sua máquina, são necessários alguns cuidados:

  • Para que ela lave tudo e deixe bem limpinho, é necessário selecionar o tipo de lavagem correto para cada tipo de louça. Por exemplo, panelas e louças engorduradas precisam de uma lavagem mais pesada, e taças pedem uma lavagem mais leve e delicada. Não esqueça de colocar as louças organizadamente e dosar a quantidade suficiente de sabão.

  • A famosa “lavadinha” antes de colocar na lava-louças não é necessária nos modelos atuais! Eles têm um sistema de pré-lavagem que retira o excesso de sujeira, que é interessante utilizar quando você não for lavar a louça na hora. Isso evita que a sujeira resseque tornando mais fácil a lavagem.

  • As lava-louças têm filtro para os resíduos de comida, mas fique atento e mantenha sempre limpo para não entupir a máquina. Não é porque se trata de uma LAVA-louças que você não precisa limpa-la por dentro. Muito pelo contrário, é fundamental manter a parte interna limpa para as louças saírem limpas também.

  • Fique atento a que tipo de louça pode ir na lava-louças e siga as recomendações do fabricante para obter um melhor uso do seu aparelho.

E fim! Sim, são muitos itens para levar em conta antes de comprar uma lava-louças, mas espero que esse artigo tenha esclarecido tudo que você precisava saber para escolher a máquina ideal!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *