Os 10 Melhores Lava Louças de Chão e de Embutir de 2020

Quem esta procurando qual a melhor lava louças do mercado já deve ter percebido que essa não é uma tarefa simples.

Lavar louça é uma tarefa que está presente no cotidiano de todo brasileiro, mas, nada melhor que tornar esse processo o mais rápido possível, né?

A máquina de lavar louças possui exatamente essa função, de facilitar o processo de lavagem de louças, poupando o tempo do usuário.

Mas, como escolher a melhor lava louças para você e sua família?

Confira o nosso guia completo das melhores lava louças do mercado, com certeza este guia vai ajudar você a escolher o  modelo perfeito para as suas necessidades.

 

maquina de lavar louça
maquina de lavar louça

O que é uma lava louças e quais são as vantagens que ela oferece?

Inventada em 1883 por Josephine Cochrane, a máquina lava louças é um equipamento usado para lavar louças e talheres automaticamente. Ela atua através de jatos de água quente com detergente que são direcionados para a louça. Usar uma máquina lava louças tem muitas vantagens, como você verá na lista a seguir:

  • Economizar água. Segundo estudos, você pode economizar até 30 litros a mais por dia do que se lavar a louça à mão.
  • Economizar energia. Elas gastam até 10% menos energia do que se você lavar a louça à mão, de acordo com um estudo da Universidade de Bonn, na Alemanha.
  • Economizar tempo. O tempo que usaria lavando a louça, pode ser utilizado para fazer outras atividades.
  • Maior cuidado com a sua louça. É um mito pensar que a máquina lava louças estraga suas peças, quando o que acontece é exatamente o contrário. Obviamente que optar por um equipamento com funções adicionais para o cuidado da louça ajuda muito nisso.
  • Mais higiene. É mais higiênico lavar a louça com uma máquina lava louças do que manualmente. Os panos acumulam inúmeros germes, enquanto as máquinas lava louças incorporam detergentes poderosos que eliminam bactérias e micro-organismos nocivos.
  • Maior cuidado com as suas mãos. Você não terá que lidar com os detergentes comuns para lavar a louça, produtos estes que deterioram a pele. Submeter suas mãos a altas temperaturas e detergentes não é recomendável.
  • É mais cômoda. Assim você não precisará lavar a louça imediatamente após as refeições e não terá uma cozinha cheia de panelas, copos e frigideiras nas bancadas.

Os 10 Melhores Lava Louças de Chão e de Embutir de 2020


Review das Melhores Lava-Louças de 2020

O sonho de não perder tempo com louças sujas pode estar ficando cada vez mais próximo. Eficiente no consumo de recursos naturais e eficaz para deixar os utensílios de cozinha limpos, a máquina de lavar louças é um adianto para as atividades domésticas.

Para saber qual o modelo melhor se adequa a sua necessidade, observe, desse modo, cada um desses importantes elementos do funcionamento do eletrodoméstico:

Coletamos todos esses dados dos principais modelos da atualidade. Fizemos, então, a análise de cada um deles para chegarmos ao que apresenta melhor desempenho e custo-benefício.

Além disso, também buscamos os comentários e avaliações de quem já comprou e está usando a lava louças para ver como, na prática, esses elementos têm se mostrado. Confira

1. Lava louças 8 Serviços Brastemp Ative! BLF08

melhor lava louças
melhor lava louças

Lava louças Brastemp Ative! diminui o trabalho, sem aumentar o gasto de água.

Muito fácil de usar, a lava louças Brastemp Ative! tem tamanho médio, com capacidade para 8 serviços. Ela dá conta do trabalho do dia a dia com facilidade, e como tem cesto ajustável, dá até para colocar panelas e travessas maiores, sem problemas. A louça sai da lavadora pronta para guardar, sem vestígios de comida e seca.

São 5 programas de lavagem disponíveis: Dia a Dia, Pesado, Delicado, Rápido (indicada para louças pouco sujas, e não ativa a função de secagem) e Econômica (com menos gasto de água, também usada em louças que pedem uma lavagem mais leve). Com porta transparente e indicador de cada etapa do ciclo, você pode acompanhar todo o processo da lava louças Brastemp.

Com a função Acquaspray, jatos de água são disparados para tirar o acúmulo de sujeira e gordura dos pratos e utensílios, evitando que os resíduos ressequem, ou que libere odores na cozinha. Assim, você pode juntar a louça ao longo do dia para lavar tudo de uma só vez na lava louças Brastemp, economizando água.

Aliás, se a sua preocupação é o gasto de água de um aparelho deste tipo, uma boa notícia: o gasto médio no ciclo Dia a Dia da lavadora de louças Brastemp é de aproximadamente 15 litros, bem menos do que quando lavamos peça por peça na torneira da pia.

Para melhor resultado, é importante seguir as indicações de uso da lava louças Brastemp, principalmente na hora de arrumar pratos, panelas, talheres e travessas dentro do eletrodoméstico. Depois é só selecionar o programa escolhido do display digital e esperar sua louça ficar limpinha e seca, sem ter trabalho nenhum.

Prós
Contras
  • Baixo investimento, em comparação às demais máquinas
  • Compacta e versátil
  • Econômica e eficiente em energia elétrica
  • Função Acqua Spray
  • Visor na porta
  • Cesto flexível para os utensílios
  • Maior consumo de água da lista
  • Menos programas

2. Lava louças 14 Serviços Electrolux LI14X Inox

melhor lava louças
melhor lava louças

Outra fabricante de renome no universo de máquinas que lavam louças é a Electrolux. O tipo LI14X aparece como uma máquina de alta performance e recebeu a pontuação máxima na avaliação dos usuários.

Com 6 programas que variam entre 30 minutos e quase 3 horas, a lava louças tem capacidade para lavar, em um único ciclo, o equivalente a 14 serviços. Além disso, também tem um programa inteligente que define qual o melhor ciclo a ser usado.

Com alta temperatura máxima, a lava louças conta, ainda, com aviso de reabastecimento de líquido e função de pré-lavagem. Ela também vem de fábrica com a função acquajet, que lança jatos rápidos de água para posterior lavagem completa.

Em inox e com um design moderno e arrojado, a Electrolux LI14X é, assim, uma potente e eficaz máquina de lavar louças.

Prós
Contras
  • Nota máxima na avaliação dos usuários
  • Grande capacidade de lavagem
  • Programa inteligente
  • Alta temperatura para limpeza mais efetiva
  • Painel moderno
  • Gaveta para talheres não muito boa
  • Alto consumo energético

3. Lava louças 14 Serviços Brastemp Ative! BLF14ARANA Inox

melhor lava louças
melhor lava louças

Ideal para grandes famílias, a lava louças Brastemp Ative! 14 Serviços e traz diversos programas de lavagem e para te dar uma mãozinha na cozinha lavando as louças do dia a dia, inclusive panelas.

Ela consegue lavar louças de uma refeição de até 14 pessoas. Isso dá em torno de 42 pratos 14 copos, 14 xicaras e pires, 70 talheres e mais algumas louças. Mas isso é só um exemplo da quantidade de louças que cabem na máquina.

Para facilitar a acomodação das louças na máquina, o cesto intermediário da lava louças Brastemp 14s Inox possui dois ajustes de altura e ela traz ainda um cesto exclusivo para talheres que garante lavagem eficiente até mesmo dos utensílios menores.

Preparada para atender as mais diversas situações, a lava louças Brastemp BLF14AR conta com diversos programas de lavagem: Pesado, para lavar panelas e louças muito engorduradas, Dia a Dia, para louças com sujidade normal, Delicado, para louças de cristal, Econômico, que gasta menos água e energia, e Rápido, para louças pouco sujas.

Se você preferir, pode selecionar a função Smart Sensor para que os sensores da máquina identifiquem o nível de sujeira das louças e escolham o programa mais adequado para realizar uma lavagem eficiente com menor consumo de água e energia.

Com a função AcquaSpray você pode acumular louças durante o dia para lavar posteriormente de uma só vez. Essa função realiza uma pré-lavagem das louças com jatos de água evitando que os resíduos de alimentos ressequem nas louças e também previne odores desagradáveis.

Se precisar você lavar uma pequena quantidade de louças, pode usar a função Meia Carga, que programa a máquina para usar menos água e energia, evitando desperdícios, e ainda pode programar a máquina para iniciar a lavagem no horário que for mais conveniente, em 4, 8 ou até 12 horas, com a função Adiar Início.

No dispenser para sabão da lava louças de piso Brastemp pode ser usado sabão em pó, gel ou tablete e ela tem também um compartimento para líquido secante.

Para saber se a sua cozinha tem espaço para acomodar a lava louças Brastemp BLF14ARANA, confira suas medidas: segundo a marca, esse modelo tem 59,8 cm de largura, 84,5 cm de altura e 60 cm de profundidade.

Lembre-se, também, de verificar a voltagem do modelo selecionado na hora da compra, já que a lava louças Brastemp BLF14 está disponível em 110V e 220V.

A lava louças Brastemp Ative! 14 Serviços leva praticidade para a cozinha lavando grandes quantidades de louças por vez, te deixando com mais tempo livre para fazer o que quiser. Ela traz 6 programas de lavagem para louças muito sujas ou menos sujas, e as funções Meia Carga, Adiar Início e Smart Sensor que escolhe o programa de lavagem adequado com base no grau de sujidade das louças.

Prós
Contras
  • Nota máxima em avaliação dos clientes
  • Baixo consumo de água
  • Belo design
  • Função meia-carga
  • 3 bem divididas prateleiras
  • Display digital
Alguns poucos comentários sobre defeitos genéricos

4. Lava louças Brastemp BLF10

melhor lava louças
melhor lava louças

Como vimos, a Brastemp é uma das marcas que mais se destacam em lava louças. O terceiro modelo apresentado nesta lista é a intermediária em capacidade: ela comporta até 10 serviços. Portanto a BLF10 consegue lavar até 117 peças simultaneamente.

Compacta, essa máquina de piso pode ser instalada na cozinha de casas e apartamentos de maneira bem harmônica.

Entre os 6 programas de lavagem, a BLF10 conta com ciclo rápido, econômico, pesado, delicado, dia a dia e o Smart Sensor. Assim, indo desde as lavagens rápidas, passando pela economia de água, sujeiras mais difíceis, utensílios mais delicados, até às limpezas básicas do dia a dia e ao programa inteligente, a máquina da Brastemp oferece tudo o que você precisa em lava louças.

 Seu consumo de água fica na média apresentada entre os outros modelos analisados, no entanto, o gasto energético por ciclo fica acima do apresentado pela lavadora de 8 serviços, mesmo que abaixo dos outros eletrodomésticos de 14 serviços. Sendo assim, os quase 3 kW por programa acabam ficando dentro do esperado para a sua capacidade.

PrósContras
  • Compacta e potente
  • Cesto ajustável para posicionar louças
  • Programa inteligente
  • Painel de touch
  • Função ajusta carga
  • Não tem timer
  • Possíveis problemas com reposição de peças

5. Lava louças Electrolux LV10b

melhor lava louças
melhor lava louças

O LV10b, da Electrolux, é outro modelo top de linha da fabricante. Desta vez, no entanto, a capacidade do aparelho é de 10 serviços, mas consegue manter a mesma eficiência e qualidade de limpeza.

O consumo energético também é alto, como no modelo LI14X, no entanto, da mesma forma que o eletrodoméstico de maior capacidade, a economia em água é um ponto forte da marca.

São 6 programas que contam com o Sensor Inteligente para identificar qual melhor tipo de lavagem, função acquajet, display digital, painel touch e todas as vantagens de se ter uma Electrolux.

Prós
Contras
  • Economia de água
  • Alta tecnologia
  • Eficácia em lavagem
  • Alta temperatura máxima
Consumo energético

6. Lava Louças de Embutir Panasonic

melhor lava louças
melhor lava louças

Com uma lava louças em casa o seu dia a dia vai ficar bem mais prático. E o melhor, é que além de facilitar muito a limpeza de talheres, pratos e demais itens, geralmente as louças são lavadas com água bem quente e isso vai deixar tudo bem limpo e desinfetado. A lava louças de embutir Panasonic NP-6M2FTKBRP possui 15 serviços, que suportam a lavagem de louças de até 15 pessoas, de uma só vez, incluindo panelas, pratos, talheres e copos. Além disso, é muito econômica, pois com a função ECO ela utiliza somente 10L de água por lavagem e com o cesto exclusivo para talheres na parte superior da lava louças, sobra mais espaço para colocar outros utensílios nos cestos inferiores. Já a função pré-lavagem é utilizada para garantir que a sujeira da louça seja removida facilmente já que um jato de água é acionado antes de o ciclo de lavagem iniciar.

Prós
Contras
  • Design
  • Alta temperatura
  • Baixo consumo de água
  • Alto consumo energético

7. Lava Louças Philco

melhor lava louças
melhor lava louças
Serviços12
Programas6 Programas: longo, normal, econômico, vidros, rápido e pré-lavagem
Funções ExtrasAdiar início (3-6-9h)
Temperatura
Consumo por Ciclo
Dimensões85 x 60 x 60 cm (A x L x P)
Classificação Energética

8. Lava Louças Brastemp

melhor lava louças
melhor lava louças
Serviços14
Programas6 Programas: smart sensor, pesado, dia a dia, delicado, rápido, econômico
Funções ExtrasAcqua Spray, Meia Carga e Adiar Início (4-8-12h)
Temperatura
Consumo por Ciclo
Dimensões84,5 x 59,8 x 60 cm (A x L x P)
Classificação EnergéticaA

9. Lava Louças Brastemp Vitreous

melhor lava louças
melhor lava louças
Serviços14
Programas5 Programas: ciclo automático (smart sensor), pesado, dia a dia, delicado e lavar 1 hora
Funções ExtrasSanitizar e AcquaSpray
Temperatura60°C e 68°C
Consumo por Ciclo16,6 litros
Dimensões90 x 63 x 67,3 cm (A x L x P)
Classificação Energética

10. Lava Louças Cuisinart Cooking

melhor lava louças
melhor lava louças
Serviços10
Programas6 Programas: pesado, normal, eco, rápido, delicado e 1 Hora.
Funções ExtrasMeia Carga e Adiar início (3-6-9-12h)
Temperatura
Consumo por Ciclo9 Litros
Dimensões81,5 x 44,8 x 55 cm (A x L x P)
Classificação EnergéticaA

Leia também: Os 10 Melhores Fogão para Comprar

Como Escolher a Melhor Máquina Lava Louças

Escolher a máquina lava louças ideal costuma ser uma tarefa complicada. No mercado existem modelos com funções, ciclos de limpeza e capacidades que se adequam a diferentes cozinhas. Para ajudá-lo a entender essas características e ajudá-lo a tomar a melhor decisão, elaboramos esse guia de compra prático. Vamos lá?

A máquina lava louças está dividida em dois modelos principais o de piso e o embutido. Cada um combina com um estilo de cozinha específico e tem instalação diferenciada. Para não errar na compra, é importante conhecer essas características. Leia mais sobre isso e descubra qual é o modelo ideal para a cozinha da sua casa.

maquina de lavar louça
maquina de lavar louça

Lava Louças de Piso: Indicada para Cozinhas Convencionais

A lava louças de piso é um dos modelos mais populares nas cozinhas brasileiras. Como o nome sugere, ela é instalada no piso da cozinha, geralmente embaixo da pia ou de uma bancada. Portanto, essa lava louças consegue se adaptar em diferentes espaços e não requer a compra de um armário planejado.

Outro modelo de lava louças é o de bancada. Ele, geralmente, é mais leve e compacto e sua instalação é realizada em cima da pia. Para quem preza por funcionalidade na cozinha, essa é uma boa opção, pois você não precisa se abaixar para colocar ou retirar a louça para lavar.

 

Lava Louças de Embutir: Para Cozinhas com Móveis Planejados

Os 10 Melhores Lava Louças de Chão e de Embutir de 2020

A lava louças de embutir é ideal para quem está montando uma cozinha com móveis planejados. Por ser integrada dentro dos armários, será necessário fazer um planejamento maior caso queira comprar uma dessas. O indicado é anotar as dimensões da lavadora, espaço para ventilação e outros detalhes, para produzir o armário.

Apesar de ter recursos similares às lava louças de piso, elas ganham destaque pelo seu design. No mercado, existem linhas de produtos nas cores prateadas, inox ou brancas com detalhes modernos e sofisticados. Esse é um cuidado extra para que a lavadora se harmonize com os demais itens da cozinha.


Motivos para comprar a lava louças

Quando você olha as ofertas de lava louças, sempre surge aquela pergunta: Por que investir em uma lavadora de louças? A dúvida ocorre porque a maioria das pessoas ainda acham que a máquina de lavar louças é vilã quando o assunto é desperdício de água. E não é bem assim. Você gasta mais água lavando manualmente as panelas, pratos, copos, entre outros itens, do que ao usar a lava-louças. Isso porque a lavadora de louças utiliza a mesma água várias vezes ao efetuar a limpeza das peças. Além da economia de água, a lava-louças tem outra vantagem, que é a utilização da água quente que permite a retirada fácil da sujeira e da gordura, e ajuda na eliminação de germes e bactérias, resultando numa louça mais limpa e brilhante.

Imagine a seguinte cena: você colocando as peças do jantar na lava-louças, aperta um botão e pronto. Você já parou para pensar em quanto tempo você gasta para lavar louça? Coloque no papel e saiba o quanto você poderá economizar de tempo, e na praticidade que você vai ter para fazer outras atividades. Ah! Outra coisa interessante é a opção de detergente biodegradável que não prejudica o meio ambiente. Existe sabão certo para a lava-louças, é mais caro que os detergentes tradicionais, porém existe o custo benefício porque duram mais.

Os 10 Melhores Lava Louças de Chão e de Embutir de 2020


Critérios de Compra

A aquisição de uma máquina lava louças é um investimento e você deve levar em consideração uma série de critérios para não errar na hora da compra. Para facilitar sua tarefa, mostramos a seguir os aspectos mais importantes.

  • Funcionalidade
  • Capacidade
  • Dimensões
  • Nível de ruído
  • Programas de lavagem
  • Eficiência energética

Funcionalidade

É importante verificar quais são as principais funções desenvolvidas pela lava louça antes de comprar, dentre as principais funções estão sua capacidade de lavagem e função de limpeza.

É importante atentar-se a quantidade de louças que serão inseridas na lava louça, pois, quanto mais louças forem inseridas maior deve ser o serviço oferecido pela máquina assim como a sua dimensão deve ser maior também.

Existem no mercado, máquinas de lavar louça que executam de 6  a 14 serviços, incluindo a lavagem de: prato fundo, prato raso, prato de sobremesa, copo, xícara, pires, colher de sopa, colher de sobremesa, colher de chá, garfo e faca.

É importante atentar-se a quantidade de programas que a máquina possui, pois, além de se adaptarem melhor ao item inserido muitas vezes podem ser programadas de acordo com o nível de sujeira das louças, gerando um melhor resultado.

Quanto mais completa for a máquina de lavar maior será sua funcionalidade e serviços oferecidos pela máquina.

Capacidade

A capacidade de uma máquina lava-louças é geralmente medida pelo número de serviços. Para que você possa utilizar o equipamento durante um longo tempo, faça a projeção do número de usuários por, pelo menos, 5 anos. Assim, se a família aumentar, a máquina continuará sendo usada com a mesma eficiência.

Dimensões

É importante lembrar que existem dois modelos de máquina de lavar louças, as máquinas que ficam em cima da pia e as máquinas que são embutidas, as embutidas geralmente precisam de um planejamento na cozinha.

É importante verificar onde será colocada a máquina de lavar antes de escolher o modelo, tire a medida do espaço, principalmente se for para um modelo embutido.

Isso pode evitar estresse durante o processo de compra do aparelho.

Tamanho da lava-louçasOpção mais adequada
Padrão(60 centímetros)É a de maior capacidade (de 12 a 16 serviços) e a mais vendida, pois possui mais funcionalidades tecnológicas
Estreita (45 centímetros)É a mais adequada para cozinhas com pouco espaço
CompactaPara espaços reduzidos, uso esporádico ou para pessoas solteiras

Nível de ruído

Um aspecto importante que você deve considerar é o nível de ruído da máquina lava louças, principalmente se pretende usá-la com bastante frequência. A maioria dos dispositivos tem uma potência entre 45 e 60 decibéis (dB), e, quanto menor for esse valor, menos você notará o ruído quando o aparelho estiver em plena capacidade.

Se você quiser pretende usar a máquina lava louças durante a noite, escolha um modelo que não exceda 45 decibéis, assim o aparelho funcionará de maneira silenciosa para que você possa dormir enquanto ela está ligada.

Programas de lavagem

Outro critério de grande importância refere-se aos diferentes programas de lavagem incluídos na máquina lava louças. Verifique se ela possui um modo econômico, porque assim você economizará água e energia elétrica.

Outra questão importante é verificar se o aparelho possui um ciclo de lavagem com água fria para pratos com menos sujeira, pois esse é outro modo de economizar na sua conta.

Eficiência energética

A eficiência energética está presente em diferentes etiquetas, que podem variar da letra A a G, sendo esta última a que mais consome. Em geral, você encontrará uma máquina lava louças com certificação energética A, embora possa ser A, A +, A ++ e A +++, sendo esta última a que consome menos energia elétrica.

De acordo com estudos da indústria, a máquina de lavar louça automática usa em média cerca de 22,7 litros por carga. Máquinas mais eficientes utilizam cerca de 15 litros por carga. Agora, abra a torneira.A água da torneira da cozinha flui em uma média de 7,5 litros por minuto. Você consegue lavar todos os seus pratos em menos de três minutos? Então, uma máquina de lavar-louças pode ser uma forma de economizar água.

Os 10 Melhores Lava Louças de Chão e de Embutir de 2020

Conclusão

Como pode perceber, a escolha da máquina de lava louças ideal para sua cozinha depende de vários fatores. Na hora da compra, avalie com cuidado o modelo, tipos de funções e programas e eficiência da lavadora. Opte por aquela que combine com a sua cozinha e que ofereça o desempenho que se adequa a rotina da sua família.

Outra boa alternativa é consultar o nosso ranking com os 10 melhores modelos de lava louças de embutir e de piso. Em qualquer uma das opções, você tem a garantia de que são equipamentos de qualidade e com bom rendimento. Gostou do artigo? Compartilhe nas suas redes sociais ou indique para um amigo!

Você também pode gostar:

✔  As 10 Melhores Geladeiras para Comprar
✔  As 10 Melhores Máquinas Lava e Seca
✔  Os 10 Melhores Depurador de Ar Para Cozinha 
✔  TOP 10 Melhores Máquinas De Lavar Roupa
✔  Os 10 Melhores Robo Aspirador Para Comprar

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *