TOP 10 Melhores Máquinas De Lavar Roupa em 2020

Melhores Máquinas De Lavar é um dos eletrodomésticos mais essenciais para a vida moderna. Hoje em dia, é praticamente impensável não ter o aparelho em casa. Afinal, quem tem tempo para lavar as roupas na mão ou mesmo espaço com incidência direta de sol para quem elas seguem apropriadamente?

Por significar um gasto considerável e que costuma pesar no orçamento, é fundamental encontrar a melhor máquina de lavar para suas necessidades, conseguindo aquele equilíbrio que a gente tanto procura entre preço, funcionalidades, tecnologia, qualidade de construção e durabilidade.

Melhores Máquinas de Lavar Roupa
Melhores Máquinas de Lavar Roupa

Como escolhemos a melhores máquina de lavar?

Infelizmente, nós não tivemos acesso aos eletrodomésticos para testá-los e avaliarmos pessoalmente cada um dos integrantes dessa lista. Por isso, a escolha das melhores máquinas de lavar foi realizada utilizando uma análise dos pontos fundamentais para o equipamento e avaliação dos usuários.

Para a construção do ranking, utilizamos como base cinco fatores importantes para o uso do eletrodoméstico no dia a dia, são eles: recursos e tecnologia de lavagem, qualidade de construção, consumo energético e preço.

Além disso, nós demos maior prioridade para equipamentos com mais de 10 kg de capacidade, já que lavadoras menores poderiam ter problemas para lavar peças maiores e mais pesadas, como cobertores e edredons. Outro ponto que foi um diferencial era ter a função de secagem, que torna ainda mais fácil o uso do produto.

Leia também:
Como Escolher a Máquina de Lavar
✔ Os 8 melhor tanquinho para comprar 

Como escolhemos a melhor máquina de lavar?
Como escolhemos a melhor máquina de lavar?

O Que Comparar Máquinas de Lavar Roupa

Hoje em dia, podemos perceber claramente que as empresas estão, cada vez mais, se preocupando em desenvolver produtos que atendam às necessidades de uma sociedade mais consciente, e mais preocupada em economizar energia e água. Mas sem deixar a qualidade de lado.

Dessa forma, para satisfazer ao público-alvo, as marcas estão atentas à alguns fatores muito importantes, que fazem toda a diferença para os consumidores.

Por isso, antes de mais nada, é importante saber o que comparar nas Melhores Máquinas de Lavar Roupa de 2020. Listamos abaixo algumas das principais questões que devem ser levantadas antes mesmo de adquirir o produto. Acompanhe!

Tipos de Abertura

Durante muito tempo, as aberturas das máquinas de lavar se localizavam na parte superior.

No entanto, à medida com que o tempo foi passando, com o avanço da tecnologia, e com as mudanças no comportamento dos consumidores, as marcas foram aprimorando.

Hoje em dia, é cada vez mais comum encontrarmos máquinas de lavar com tampas na parte frontal.

Máquina de Lavar Roupa Superior Top Load

Melhores Máquinas de Lavar Roupa
Melhores Máquinas de Lavar Roupa

A máquina de lavar roupa superior Top Load apresenta uma ação bem mais potente ao lavar as roupas. Assim, ela é muito indicada para aquelas peças que apresentam uma sujeira mais pesada, que seja mais difícil de retirar.

Máquina de Lavar Roupa Superior Front Load

Melhores Máquinas de Lavar Roupa
Melhores Máquinas de Lavar Roupa

A máquina de lavar roupa superior Front Load é indicada para lavar as peças mais leves e delicadas.

Pois esse modelo conta com uma ação mecânica, que causa menos atrito nas roupas, em virtude do seu sistema de tombamento, uma vez que a máquina movimenta as peças para baixo e para cima. Assim, ela conserva melhor as roupas.

Além disso, esse modelo de máquina ajuda a economizar sabão e água, pois o seu uso varia conforme a quantidade de água utilizada.

Velocidade

A velocidade da centrífuga também é um ponto interessante pois, quanto mais rápido for o processo de centrifugação, maior a quantidade de peças que permanecerão presas na parede do tambor. Assim, a fricção entre as roupas reduz consideravelmente.

Hoje em dia, vários modelos de máquina de lavar permitem escolher a velocidade ideal de centrifugação. Essa função é especialmente importante no verão, uma vez que as roupas não precisam de uma centrifugação mais intensa para secarem.

Tipos de Lavagem

Melhores Máquinas de Lavar Roupa
Melhores Máquinas de Lavar Roupa

O tipo de lavagem pode ser dividido de duas formas: manual ou máquina. No entanto, é raro as pessoas optarem por uma lavagem manual.

Entretanto, é sempre bom pensar nas características ideias de lavagem para cada tipo de roupa já que, dependendo da peça, ela pode sofrer vários danos se não for lavada da forma correta.

Uma dica fundamental é sempre dividir as roupas antes de começar a lavá-las, uma vez que a lavagem será direcionada para um determinado tipo de roupa específico.

Pode-se direcionar a lavagem para roupas mais pesadas, mais leves, para cobertores e edredons, para tênis e, até mesmo, para retirar manchas.

Tipos de Programação

Melhores Máquinas de Lavar Roupa
Melhores Máquinas de Lavar Roupa

Se tem algo que torna a lavagem das roupas mais prática, são os programas de lavagem. Isso acontece pelo fato de podermos escolher a forma de lavagem, e o que é melhor naquele momento.

Existem vários tipos de programas, que são indicados para atender às mais variadas necessidades, como lavagem rápida, roupas escuras, edredons, antimanchas, roupas com muita sujeira, dentre outros.

Performance de Limpeza

Essa característica está ligada com a eficiência que a máquina apresentou depois da lavagem das roupas. A performance de limpeza é algo difícil de avaliar, pois só pode ser feito depois de comprar o eletrodoméstico.

No entanto, há um teste chamado “Programa de Etiquetagem Nacional”, que é feito pelo INMETRO. Por ele, é possível avaliar 3 dados obtidos após os testes que o órgão realizou no produto.

A eficiência de lavagem é um dos testes realizados. A nota 1,0 é um indicativo de que a máquina de lavar obteve uma performance máxima após a lavagem.

No momento de comprar uma máquina de lavar, é importante escolher um modelo que apresente a eficiência de lavagem de, no mínimo, 0,8.

Consumo de Energia

Melhores Máquinas de Lavar Roupa
Melhores Máquinas de Lavar Roupa

A economia doméstica é uma questão cada vez mais discutida entre as famílias. E, no caso da máquina de lavar, ela pode ser a responsável por consumir uma boa quantidade de energia elétrica, aumentando os gastos mensais.

Na hora de escolher uma máquina de lavar, pode-se verificar na mesma etiqueta indicativa do teste acima, como é o consumo de energia daquele eletrodoméstico.

Na etiqueta do INMETRO, podemos verificar quantos kWh a máquina de lavar consome por hora. Uma dica é optar por equipamentos que consomem menos energia. Eles pertencem às categorias A e B.

Outra dica para economizar é usar água fria para lavar as roupas, e deixar juntar uma boa quantidade, para lavar todas de uma só vez.

Consumo de Água

Quando comparamos as lavagens de roupa no tanque, com as lavagens em máquinas, percebemos claramente a economia que as máquinas promovem.

Além disso, com o avanço da tecnologia, as empresas estão desenvolvendo novas funcionalidades, capazes de aumentar ainda mais a economia das máquinas de lavar.

Um exemplo é o nível de água, que pode ser ajustado conforme a necessidade da lavagem, de acordo com a quantidade e tipos das roupas, além da funcionalidade de reaproveitamento de água, que pode ser usada para outras finalidades, como lavar a casa e a garagem, por exemplo.

Capacidade da máquina de lavar roupa

Melhores Máquinas de Lavar Roupa
Melhores Máquinas de Lavar Roupa

Um dos pontos mais importantes, e que devem ser avaliados na hora de comprar uma máquina de lavar, é sobre a sua capacidade.

Algumas questões que devem ser avaliadas são: o número de pessoas que vivem na casa, quais os tipos de tecidos serão lavados na máquina, quais os itens (edredons, roupas leves, toalhas e etc.), dentre outras questões.

Outra dica importante é sempre ler o manual de instruções da máquina antes de começar a usá-la. É muito comum as pessoas se engarem quanto à capacidade da lavadora.

Nem sempre uma lavadora que apresentar uma capacidade de 10 kg será capaz de receber, em toda as lavagens, esse mesmo peso, dependendo do tipo de roupa.

Os tecidos das roupas fazem toda a diferença. As roupas de algodão, por exemplo, podem ser lavadas em grande quantidade ao mesmo tempo. Enquanto que roupas de tecidos mais pesados precisam ser lavados aos poucos.

O ciclo de lavagem e o grau de sujeira também podem influenciar na capacidade e na escolha do melhor produto.

Identificar o tamanho ideal de uma lavadora é uma questão bem pessoal. Afinal de contas, trata-se das necessidades e da rotina de cada pessoa.

No entanto, para ajudar um pouco, listamos abaixo as capacidades mais recomendadas de acordo com a quantidade de pessoas na casa.

1 – Máquina de lavar roupa de 6 kg: as pessoas solteiras que, normalmente, já possuem um padrão definido de roupas que mais utiliza, não precisam investir em uma máquina de lavar com uma grande capacidade. Em geral, uma máquina de lavar de 6 kg é capaz de atender bem às necessidades.

2 – Máquina de lavar roupa de 10 a 12 kg: quando há entre 3 e 4 pessoas em uma casa, já devemos pensar em uma máquina de lavar maior. Nesse caso, os modelos com capacidade entre 10 e 12 kg são as mais indicadas.

3 – Máquina de lavar roupa de 13 kg: ideal para as famílias com cerca de 3 a 4 pessoas adultas, e com crianças.

– Máquina de lavar roupa de 15 a 16 kg: esses modelos de máquina de lavar são indicadas para as famílias grandes, e que ainda tenham crianças. Nesse caso, as máquinas com capacidade de 15 e 16 kg são muito bem vindas.

5 – Máquina de lavar roupa com watidade a partir de 20 kg:  esses modelos são ideias para empresas, pois são máquinas industrialriais.

Leia também: Guia Como Usar Lavadora


As 10 Melhores Máquinas de Lavar Roupa

Fizemos um levantamento com as principais características das 10 Melhores Máquinas de Lavar Roupa .

Dentre as características, verificamos os modos de lavagem, a capacidade, a economia, as funções especiais, a economia de cada modelo, assim como as opiniões dos consumidores que já testaram os produtos.

Abaixo, listamos as principais conclusões a respeito de cada um dos modelos de máquina de lavar avaliados.

1 – Samsung AddWash WF15K6500AV

Melhores Máquinas de Lavar Roupa
Melhores Máquinas de Lavar Roupa

Para quem está disposto a gastar mais para ter uma lavadora automática 15 kg moderna e com várias funções especiais, a Samsung AddWash é uma escolha sensacional.

Seus diferenciais começam pela abertura frontal, características rara entre as lava roupas vendidas no Brasil. Lavadoras com esse tipo de abertura fazem a lavagem por tombamento, que é mais eficiente e menos agressiva aos tecidos.

Já a função “Satinização” permite desamassar, higienizar e desodorizar roupas com vapor. É um recurso bem útil para quem tem crianças, pois serve para higienizar bichos de pelúcia.

E a tecnologia “EcoBubble™” libera bolhas que otimizam a potência do sabão, permitindo lavar a frio com mais eficiência. Também possibilita lavar a roupa com água quente.

Conta ainda com sistema de redução de ruídos e vibrações, que mantém o tambor estável mesmo em velocidades mais altas.

Oferece ao todo 14 programas de lavagem. A seleção dos programas é feita por um botão giratório e as demais funções são controladas através de um painel digital LED (com visor) bem intuitivo.

Permite bloquear a porta da lavadora para evitar acidentes durante o uso, um recurso de segurança necessário para máquinas com abertura frontal.

Pontos fracos

O preço da Samsung AddWash fica muito acima de todos os outros modelos analisados e isso pode ser considerado um ponto fraco por algumas pessoas.

Entretanto, precisamos frisar que a qualidade, durabilidade e funcionalidades do produto justificam o preço. Sem falar que o modelo tem garantia de 10 anos!

PrósContras
  • Lavagem por tombamento
  • Lava com água quente
  • Desodoriza e desamassa roupas com vapor
  • Garantia de 10 anos
  • Preço alto

2 – Panasonic NA-F160B5W –  Melhor máquina de lavar

Melhor máquina de lavar
Melhor máquina de lavar

O modelo da Panasonic sai na frente como melhor máquina de lavar de 2019 (sem a secagem) do nosso ranking devido ao seu inovador mecanismo de lavagem que dispensa o agitador, peça cônica localizada no centro do eletrodoméstico e que movimenta a roupa e a água para que o atrito realize a limpeza dos tecidos. Como não há contato com esse mecanismo, o atrito é menor, o que preserva mais as roupas. Não pudemos testar essa tecnologia, mas os comentários são, em sua maioria, elogiosos.

Além de preservar as peças, essa configuração também aumenta a área útil da lavadora, fazendo com que um eletrodoméstico com tamanho similar a outros com 10,2 Kg tenha capacidade de 12 Kg.

De acordo com o Inmetro, a lavadora possui a melhor eficiência de lavagem da categoria de top loads (abertura na parte superior). Sua eficiência energética e aproveitamento de água também são bastante elogiadas.

3. Moderna e tecnológica, Samsung 11kg WW11J calcula a quantidade de água para a lavagem

Melhor máquina de lavar
Melhor máquina de lavar

Com abertura frontal e sistema de lavagem por tombamento que preserva os tecidos e não forma fiapos, a Samsung WW11J tem capacidade para 11kg de roupas, 9 programas de lavagem e diversas funções que permitem customizar as lavagens.

Um dos diferenciais dessa máquina de lavar Samsung é não ter botão para seleção do nível de água, pois seu sensor de carga calcula automaticamente o volume de água necessário de acordo com a quantidade de roupas.

Ela ainda traz opção de lavar com água quente, molho Manchas Difíceis para remover as sujeiras mais pesadas, e alta velocidade de centrifugação que entrega as roupas quase secas, levando menos tempo no varal ou secadora.

4. Lavadora de Roupas Brastemp 12Kg BWK12

Melhor máquina de lavar
Melhor máquina de lavar

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 12 kg
  • Programas: 6
  • Voltagem: 110v ou 220v
  • Consumo Energético: 0.371 Kw/h

Compacta por fora e grande por dentro, esta é a proposta da Lavadora de Roupas Brastemp 12Kg BWK12, considera a básica completa da marca.

Com design minimalista e moderno nas cores branca e prata, este modelo foi desenvolvido para garantir a máxima remoção de manchas, por meio dos seus 6 tipos de programas.

Entre os principais ciclos, o Tira-manchas Advanced, Ciclo Antibolinhas e Ciclo Edredom inovam na hora de lavar seus artigos de casa e roupas, protegendo os tecidos ao mesmo tempo que limpa profundamente.

O seu multi dispenser permite que seja depositada a quantidade correta de insumos, como sabão líquido, em pó e amaciante, inclusive, ele pode ser removido para lavagem.

Outra exclusividade da Lavadora de Roupas Brastemp 12Kg BWK12 é seu ciclo antialérgico, o qual adiciona etapas a mais de enxágue à lavagem, a fim de eliminar qualquer resíduo de produto de limpeza dos tecidos, e logo, diminuir os riscos de irritação na pele.

Prós

Contras

  • Compacta por fora
  • Grande capacidade interna
  • Design moderno
  • Economia em consumo energético
  • Ciclos de lavagem exclusivos
  • Filtro de fiapo pouco eficiente

5 – Consul CWL16

Melhor máquina de lavar
Melhor máquina de lavar

Com capacidade de 16 kg, a Consul CWL16 é ideal para casas onde se lava grandes quantidades de roupa com frequência. Simples e funcional, apresenta custo-benefício excelente.

É uma lava-roupas automática de abertura superior com tampa em vidro temperado, gabinete em aço zincado e cesto em inox. Tem filtro para não acumular fiapos nas roupas e lava somente com água fria.

Oferece 16 programas de lavagem (incluindo “Edredom”), 4 níveis de água e 2 tipos de centrifugação (normal e extra). Quanto aos recurso adicionais, tem duplo enxágue e permite avançar etapas durante o processo de lavagem.

Também possibilita travar a tampa da lavadora durante o uso para evitar acidentes.

O diferencial desse modelo é permitir uma economia de até 70% no sabão em pó, segundo o fabricante.

Isso porque a Consul CWL16 vem com um copo dosador para o sabão, o que permite usar a quantidade exata de acordo com o nível de água do ciclo e sujeira das roupas.

Com eficiência energética A, o consumo aproximado de energia elétrica fica em 0,45 kwh por ciclo. Consome aproximadamente 201 litros de água por lavagem, de acordo com a etiqueta do INMETRO.

Pontos fracos do modelo

Encontramos algumas (poucas) críticas sobre a intensidade da centrifugação, que deixaria a desejar especialmente com tecidos mais pesados.

PrósContras
  • Excelente custo- benefício
  • Economiza sabão em pó
  • Lava edredom
  • Grande capacidade
  • Pode não centrifugar tão bem tecidos mais pesados

6. Lavadora Turbo Electrolux LPR17 17kg

Melhores Máquinas De Lavar
Melhores Máquinas De Lavar

Características:

  • Painel: Eletrônico
  • Capacidade: 17 Kg
  • Tampa: Superior
  • Voltagem: 110V

A Lavadora Turbo Electrolux LPR17 é o modelo que apresenta a maior capacidade entre as melhores lavadoras de 2020. É o modelo ideal para as famílias grandes. Além disso, ela também tem capacidade de lavar até mesmo peças mais volumosas como, por exemplo, o edredom.

Essa lavadora tem a função de ciclo silencioso, que permite que as roupas sejam lavadas sem nenhum ruído. Uma grande vantagem dessa lavadora é que ela possui compartimento lateral, por onde são adicionados o amaciante e o sabão. Além de serem diluídos com mais facilidade, essa característica também evita que as roupas fiquem manchadas.

7 – Electrolux LAC11 – Melhores Máquinas De Lavar

Melhores Máquinas De Lavar
Melhores Máquinas De Lavar

O modelo da Electrolux entrou na nossa lista devido a um grande diferencial: ciclo de lavagem de tênis. Esse ciclo especial, além de ser capaz de higienizar os calçados, irá manter a integridade deles.

Há relatos de outras lavadoras que são capazes de realizar o serviço com ajuda de uma recipiente específico para roupas delicadas, que as protegem do atrito. No entanto, as próprias fabricantes aconselham apenas lavar tênis nas máquinas que contêm com um ciclo focado para o trabalho, como o caso da LAC11 da Electrolux. Outros programas interessantes são os de edredom e cama e mesa.

Outro diferencial interessante da LAC11 é sua função “Turbo Secagem”, que entrega as roupas mais secas, exigindo menos tempo de secagem no varal. Claro, essa função nem chega perto do resultado de uma lava e seca, mas pode ser interessante.

8. Simples e eficiente, a lavadora Mueller PopMatic 6kg é prática de operar

Melhores Máquinas De Lavar
Melhores Máquinas De Lavar

Com capacidade para até 6kg, essa máquina de lavar Mueller tem tamanho ideal para quem mora sozinho ou lava pouca roupa.

Equipada com sistema de lavagem por Turboagitação, a Mueller PopMatic 6kg remove as sujeiras das roupas com baixo desgaste das fibras, e conta também com dispensers individuais para sabão, amaciante e alvejante que despejam cada produto no momento certo.

Seu painel é intuitivo e vem com 3 níveis de água e 11 programas de lavagem, entre eles o Express Wash, que lava roupas pouco sujas em 30 minutos, e o Lavagem com Reutilização de Água, que avisa quando está na hora de reaproveitar a água da lavadora para a limpeza da casa.

Ficha técnica da máquina de lavar:

  • Capacidade de lavagem: 6kg (não lava edredom)
  • Velocidade de centrifugação: 550 rpm
  • Lavagem por turboagitação
  • Cesto com acabamento em polipropileno
  • 3 níveis de água

9 – Electrolux LFE03 – Melhores Máquinas De Lavar

Melhores Máquinas De Lavar
Melhores Máquinas De Lavar

A Electrolux LFE03 é uma mini lava-roupas com capacidade de 3 kg. Funciona bem para pessoas que moram sozinhas ou para complementar o uso de uma lavadora maior.

Seu primeiro diferencial é o design supermoderno, que dá um toque inovador a qualquer espaço. É confeccionada interna e externamente em inox.

Mas como ninguém vai comprar uma minilavadora só para usar de enfeite, vamos às funcionalidades do modelo. Para começar, tem abertura frontal e sistema de lavagem por tombamento, que é mais eficiente e menos agressiva aos tecidos.

Oferece 6 programas de lavagem, lava com água fria ou quente e tem filtro para fiapos. Também possui função enxágue extra e permite somente centrifugar a roupa. O painel eletrônico com visor é bem intuitivo, muito simples de usar.

Conta ainda com trava de segurança para evitar acidentes.

Tem classificação energética “A” e consome aproximadamente 10 litros de água por ciclo de lavagem. O motor tem 10 anos de garantia.

Pontos fracos do modelo

Embora o motor tenha garantia de 10 anos, encontramos algumas reclamações de usuários sobre o alto custo das peças de reposição.

E é importante se informar sobre os requisitos para instalação antes de adquirir o modelo, como altura mínima e localização do cano de água, por exemplo. Vale mencionar que a Electrolux oferece a instalação gratuitamente.

Além disso, o custo do produto pode ser considerado um ponto fraco, se levamos em consideração sua pequena capacidade.

PrósContras
  • Compacta
  • Lava com água quente
  • Lavagem por tombamento
  • Toda em inox
  • Peças de reposição caras
  • Alto custo

10. Lavadora de Roupa Consul 8kg Facilite – Melhores Máquinas De Lavar

Melhores Máquinas De Lavar
Melhores Máquinas De Lavar

Características das Máquinas de Lavar Roupa

  • Capacidade: 8 Kg
  • Característica da tampa: Superior
  • Voltagem: 110V ou 220V
  • Painel: eletrônico

Ao reaproveitar a água usada para outras finalidades, este produto da Consul  possibilita uma lavagem econômica.

Ao todo, são ofertados 16 programas flexíveis, entre eles, aqueles direcionados para roupas de acordo com a cor, nível de sujeira e outro tipo de tecido.

Com o valor mais em conta, a máquina ainda contém a Função Turbo Lavagem, a qual é capaz de agitar mais os tecidos, sem estragar.

No site das Lojas Americanas, 87% dos clientes recomendam o produto, citaram principalmente a eficiência da limpeza das roupas.

PrósContras
  • Alta performance em limpeza
  • Função Turbo Lavagem
  • 16 programas flexíveis
  • Lavagem econômica
  • Baixo custo
  • Capacidade de 8kg
  • Lentidão
  • Barulho

Você também pode gostar:

As 10 Melhores Máquinas Lava e Seca
As 10 Melhores Geladeiras para Comprar
Os 10 Melhores Microondas Para Comprar
As 10 Melhor Garrafa Térmica para Compra

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *