Como Escolher a Máquina de Lavar ? roupa 2020

Como Escolher a Máquina de Lavar roupa é um eletrodoméstico que deixa seu dia a dia muito mais prático, viu? E o legal é que tem vários modelos com detalhes diferentes pra escolher, por isso, antes de decidir qual é o tipo ideal pra sua casa, vale a pena dar uma olhadinha nessas dicas que eu preparei! Vem comigo!

O que é uma máquina de lavar roupa?

Como o nome diz, uma máquina de lavar roupa é um eletrodoméstico para lavar roupas. Conta com um tambor central que é perfurado para que possam ser introduzidos água, sabão e amaciante.Esse tambor se move ao longo de toda a lavagem com intensidade diferente, impulsionado por um motor. Dependendo do modelo escolhido, a máquina terá mais ou menos programas, além de outros benefícios.

Como Escolher a Máquina de Lavar
Como Escolher a Máquina de Lavar

Quais são as vantagens e desvantagens da máquina de lavar?

Com certeza esse é um produto que possui muito mais vantagens do que desvantagens. Esse eletrodoméstico facilita muito a rotina e lava as roupas melhor do que o tanque. Você pode perceber que muitos casais, ao se juntarem, fazem listas de casamento pedindo máquina de lavar. Afinal, quem não quer construir uma casa nova com uma facilidade dessas?Sua maior vantagem é, com certeza, o tempo de economia que oferece. Antigamente, na época de seus avós, era necessário gastar horas e horas na limpeza das roupas para que pudessem ser utilizadas novamente.

Hoje, é muito mais simples. Adquirindo uma máquina de lavar automática, por exemplo, você pode apenas colocar as roupas e esperar ela fazer seu trabalho.

Além disso, as lavadoras proporcionam uma limpeza muito mais profunda das roupas. Com sua capacidade de lavar mais rapidamente e com novas tecnologias surgindo a cada dia, a roupa lavada na mão fica no chinelo. As máquinas se tornaram uma opção muito melhor para quem busca, além de praticidade, uma limpeza mais profunda.

Entre suas poucas desvantagens, está o preço. Apesar de haver máquinas de lavar de diversos valores disponíveis no mercado, muitas famílias ainda não conseguem adquirir uma. Isso acontece, pois, apesar de serem muito práticas, não são extremamente necessárias para a lavagem das roupas, que pode ser feita em tanques.

Além disso, não é a melhor opção para o meio ambiente. Apesar de estarem disponíveis hoje modelos que economizam água e energia, através de lavagens mais rápidas ou reutilização de água, ainda assim costumam gastar mais do que um tanque. Por isso, é altamente recomendável que você só utilize a máquina de lavar ao acumular uma quantidade grande de peças sujas.

VantagensDesvantagens
  • Muito mais praticidade na lavagem
  • Economia de tempo
  • Roupas ficam mais limpas
  • Estão disponíveis nos mais variados preços
  • Custo elevado
  • Não são extremamente essenciais
  • Gastam uma quantidade maior de água e energia

Podemos concluir que o eletrodoméstico oferece mais vantagens do que desvantagens. Por isso, se você consegue investir em uma máquina de lavar, vale a pena fazer esse investimento.

Como Escolher a Máquina de Lavar
Como Escolher a Máquina de Lavar

Quais os tipos de máquina de lavar?

Abaixo você confere boas orientações de como escolher a máquina de lavar roupas ideal para a sua casa. Mas, antes disso, é fundamental conhecer os diferentes tipos de produtos disponíveis hoje no mercado, bem como suas vantagens e desvantagens:

  • Automática: Este tipo de máquina oferece várias vantagens e facilidades para seus consumidores. O seu maior ponto positivo é que possibilita ao usuário uma lavagem completamente personalizada. Desde o enchimento até a centrifugação: está tudo em suas mãos!
  • Semiautomática: A máquina de lavar semiautomática não permite a personalização da lavagem. Porém, possui seleção de nível manual, podendo ser ajustada de acordo com o tanto de roupas. Além disso, costuma ser uma opção mais barata e economiza mais água e energia.
  • Lava e Seca: Essa opção é ideal para quem tem uma rotina corrida e busca mais praticidade. Além disso, o modelo Lava e Seca é perfeito para apartamentos, pois as roupas não precisam ir para o varal. Costumam possuir, ainda, tecnologias que permitem a economia de energia e água.
  • Secadora: A secadora é uma máquina à parte que funciona apenas para a secagem de roupas, ao contrário da Lava e Seca, que realiza duas funções. Essa máquina é ideal para quando você está com pressa de secar as roupas ou o tempo está muito feio, porém, não é indicado para apartamentos pequenos, por conta do espaço que ocupa.
  • Mini Lavadora: A mini lavadora é literalmente mini. Com capacidade de cerca de 1 kg de roupa, esse tipo de máquina de lavar é mais indicada para a lavagem de roupas íntimas. Ela pode ser instalada até no banheiro e possui baixo consumo de água e energia.
  • Centrífuga: A centrífuga pode tem capacidade de centrifugar até três vezes mais que uma lavadora, porém, costuma ser menor e não consegue lavar muitas roupas de uma só vez. Por isso, é mais indicada para pessoas que moram sozinhas ou possuem famílias pequenas.
  • Tanquinho: Os tanquinhos se assemelham às lavadoras semiautomáticas e saem muito mais em conta. Porém, demandam tempo e atenção de quem está utilizando-o. É necessário que o consumidor abra e feche a torneira durante a entrada de água e após a lavagem, pois os tanquinhos não possuem funcionamento automático.
VantagensDesvantagens
AutomáticaLavagens personalizadas, economia de tempo e praticidadePreços elevados e consomem mais água e energia
SemiautomáticaSão mais acessíveis e economizam mais água e energiaNão permitem personalização da lavagem e necessitam de mais atenção
Lava e SecaDupla função, Rapidez e praticidade e costumam economizar água e energiaPreços elevados
SecadoraProporcionam rapidez e praticidadeNão lavam e demandam espaço
Mini lavadoraOcupam pouco espaço e proporcionam rapidez e praticidadePossuem pouca capacidade e são ideais apenas para alguns tipos de roupa
CentrífugaAlta capacidade de centrifugação e preços mais acessíveisPossuem pouca capacidade de roupas
TanquinhoPreços mais acessíveisDemandam muita atenção, pois funcionam manualmente
Como Escolher a Máquina de Lavar ? roupa 2020

Critérios de Compra: Escolher a melhor máquina lavadora

Estamos chegando ao final desse Guia de Compras e temos certeza de que a essa altura, você está quase pronto para tomar sua decisão. Mas ainda há alguns aspectos importantes que gostaríamos de esclarecer para você.

É importante que você não ignore nenhum dos tópicos que você verá abaixo, pois eles são fundamentais para que você adquira a melhor máquina de lavar para sua casa.

  • Tamanho da carga e medidas necessárias
  • Características especiais
  • Questões ambientais
  • Instalação
  • Tipo de abertura
  • Centrifugação
  • Ruído

Mas por que esses pontos são importantes? Continue lendo para descobrir e finalmente poder escolher com propriedade qual é a máquina de lavar ideal para você!

Leia também: Guia Como Usar De Lavadora ?

Como Escolher a Máquina de Lavar
Como Escolher a Máquina de Lavar

Tamanho da carga e medidas necessárias

Antes de comprar sua máquina de lavar, é essencial analisar sua capacidade e medidas máximas. Existem lavadoras com capacidades diversas, indo de 1 kg até mais de 15 kg.

Se você mora sozinho, possui uma família pequena ou não tem tantas roupas, uma lavadora de até 10 kg será mais que suficiente para suprir sua demanda. Porém, se na sua casa moram 5 ou mais pessoas e há muitas roupas para serem lavadas, o ideal é adquirir uma máquina com capacidade de mais de 15 kg.

As medidas também devem ser levadas em conta, pois há algumas especificidades que vão garantir a instalação perfeita de sua máquina. Antes de adquirir a sua, meça o espaço reservado para ela. É necessário que haja uma distância de no mínimo 10 cm de todas as paredes ou móveis. Meça bem antes de comprar sua máquina de lavar.

Como Escolher a Máquina de Lavar
Como Escolher a Máquina de Lavar

Características especiais

Alguns tipos de lavadoras, como os tanquinhos, não possuem muitos diferenciais. Já as máquinas automáticas e lava e secas podem ser encontradas em diversos tipos e com diversas funções distintas.

Quanto maior a tecnologia de uma máquina, mais benefícios ela pode oferecer. É necessário avaliar quais são mais essenciais para suas necessidades. Algumas máquinas possuem mais de 15 programas diferentes de lavagem, painel touch com LED, limpeza de fiapos, tecnologias que ajudam o sabão a penetrar com mais facilidade na roupa, entre outros.

Se suas necessidades são mais básicas, não há necessidade de investir mais em uma máquina com diversas funções. Já se sua rotina demanda mais correria e você necessita de mais praticidade, invista em um modelo que atenda às suas necessidades.

Como Escolher a Máquina de Lavar
Como Escolher a Máquina de Lavar

Questões ambientais

Como vimos nas vantagens e desvantagens das máquinas de lavar, um dos pontos negativos desses aparelhos é que costumam gastar muita água e energia. Isso é um problema para pessoas mais preocupadas com as questões ambientais e que querem evitar ao máximo o desperdício.

Alguns tipos de máquinas consomem muito menos água do que outros. Há modelos que disponibilizam a função de reuso de água e não fornecem duplo enxágue.

Existem, também, algumas máquinas de lavar com a função de economia de energia, que lava as roupas mais rapidamente. Se economizar água e energia é essencial para você e sua família, prefira modelos que consumam menos e possuam funções específicas.

Instalação

Outra coisa para prestar atenção, antes de finalizar sua compra, é necessário analisar a instalação. Primeiramente, é preciso escolher um local plano e nivelado, protegido de ações do tempo, como sol e chuva. Considere um pequeno espaço entre a máquina de lavar e as paredes, bancadas e móveis.

Avalie se há uma torneira próxima para a mangueira da máquina. Elas não costumam ser muito longas, por isso, quanto mais perto estiver a torneira, melhor. Além disso, é necessário que haja um tanque de água ao lado da máquina. A água utilizada na lavagem das roupas será descartada no tanque.

É essencial que haja uma tomada em ótimo estado no local de instalação. Evite sempre usar extensões ou adaptadores, pois eles podem causar curto circuito e afetar o funcionamento da sua máquina.

Como Escolher a Máquina de Lavar
Como Escolher a Máquina de Lavar

Tipo de abertura

Existem máquinas de lavar com dois tipos de abertura: a frontal e a superior. Ambas são ideais para necessidades diferentes e possuem suas vantagens.

  • Abertura superior: Permite que você consiga abrir e parar a lavagem a qualquer momento se precisar adicionar mais roupas. Além disso, as máquinas com esse tipo de abertura costumam custar um pouco mais barato.
  • Abertura frontal: Também chamadas de front load, são melhores em seu desempenho, pois utilizam lavagem por tombamento, aproveitando a força da gravidade no processo. Elas também protegem mais as peças de danos causados pela centrifugação.
Como Escolher a Máquina de Lavar
Como Escolher a Máquina de Lavar

Centrifugação

É importante que você leve em consideração as rotações por minuto (RPM) que a máquina de lavar pode alcançar. Esse é o aspecto que definirá o quão seca a sua roupa sairá da máquina.

Um modelo que centrifugue a 600 RPM deixa 80% da umidade nas roupas. Já a 800 RPM, 60% da umidade permanecerá nas peças, enquanto a 1200 RPM, menos de 40% de umidade.

Ruído

É possível que seu expediente de trabalho só permita que você lave suas roupas à noite. Então, será importante que você adquira uma máquina de lavar silenciosa. Existem alguns modelos que possuem essa tecnologia, bem como painéis que evitam vibrações durante a centrifugação das roupas.

Outros fatores podem ser um diferencial na hora da escolha

Além de aspectos como a capacidade, tipo de abertura e consumo de energia, a escolha da lavadora pode ser decidida através de demais funcionalidades e programações.

Assim, além das três funções simples e indispensáveis, como, lavar, secar e centrifugar, os modelos mais modernos têm algumas outras opções muito úteis de funcionalidade, como:

  • Função inteligente: calculando o nível de roupa e o número de água que deverá ser utilizado, buscando uma lavagem eficiente com menor gasto de energia;
  • Função adiar a lavagem: possibilita que a lavagem comece em um horário determinado;
  • Função tira manchas: regula a temperatura da água para a remoção de manchas com mais facilidade;
  • Função amaciante: Permite que suas roupas fiquem imersas em água com amaciante por até 12 horas, saindo cheirosas e com toque suave após a centrifugação;
  • Enxágue: sistema com características especiais para uma melhor remoção do sabão das roupas.

Leia também: As 10 Melhores Máquinas Lava e Seca 

Conclusões

Como você pôde ver acima, uma máquina de lavar é um item essencial em qualquer casa. No mercado, você encontrará diferente opções. Embora ela sejam semelhantes em vários aspectos, cada uma oferece benefícios específicos. Por exemplo, você terá que definir a capacidade de carga e se a sua abertura será frontal ou superior. O poder de centrifugação definirá o quão úmidas suas roupas sairão da máquina.

Outro ponto importante são os programas que a máquina tem. É essencial que eles sejam o que você precisa e também fáceis de usar. Leve em conta a eficiência energética da máquina. Naturalmente, é essencial que você fique feliz com a capacidade do modelo escolhido, ou seja, ele deve se adequar às suas circunstâncias pessoais. Faça o melhor para que a sua máquina atenda todos os requisitos importantes para você.

Gostou do conteúdo desse Guia? Então ajude outra pessoa e compartilhe-o em suas redes sociais. Você também pode nos dizer o que achou dele na seção de comentários abaixo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *