Os melhores azeites de oliva são bálsamos para prolongar a sua saúde. E dentre tantas opções disponíveis, podemos encontrar azeites com os mais variados preços, sabores e marcas. O azeite é muito mais saudável do que outras gorduras, por isso, muitas pessoas trocam óleos comuns de canola ou girassol pelo azeite.
Isso porque ele é prenssado a frio, e só extraído o que há de melhor, então, é um produto bem natural. Mas apenas os melhores azeites de oliva passam por controle de qualidade, e realmente são benéficos para a sua saúde. Entretanto, para escolher e obter só o que é bom, você vai precisar saber escolher bem.
Por isso, hoje você vai ver uma lista com o ranking dos melhores azeites de oliva da atualidade. Acompanhe também, marcas que já conhece e seus benefícios e também outras marcas que talvez te interessem.
O que é azeite de oliva?
O melhor azeite de oliva, é um óleo do tipo vegetal extraído da fruta azeitona que nasce da oliveira, por isso, o nome azeite. É um alimento centenário usado a muitos anos na cozinha contemporânea mediterrânia.
Mas ganhou espaço no mundo todo, onde se popularizou em pratos deliciosos. E além de ser extremamente saudável, ele adiciona um sabor a mais nos alimentos quentes ou frios.
Seus benefícios são muitos, e vão desde antioxidantes a anti inflamatórios. Além disso, possui propriedades que ajudam a proteger o coração como ômega 3 e vitamina E. Ainda diminui o colesterol ruim. Não é por acaso que ele vem sendo cada dia mais recomendado pelos nutricionistas mundo a fora.
Review dos 10 Melhores Azeites de Oliva de 2023
Aqui estão os 10 melhores azeites de oliva virgem extra, veja qual produto tem um sabor que se adapta às suas preferências.
1. Melhor Azeite de Oliva Extra Virgem Cocinero Fr 500Ml
Esse é o melhor azeite de oliva para cozinhar no dia a dia. O azeite de oliva Cocinero é produzido na Argentina através de um processo que usa apenas azeitonas selecionadas. Seu baixo custo agrada a todos, e o seu sabor é incomparável, com baixa acidez. Isso se deve ao seu local de origem.
A Argentina possui um ambiente muito propício para se fazer o melhor azeite com baixo custo. E por ser mais em conta, sua embalagem é de plástico, o que pode não agradar muito quem realmente entende de azeite e que aproveitar o que há de melhor em sua composição, mas ainda assim, vale a pena experimentar para usar em saladas, assados e cozidos.
Mais informações
- Acidez:0,5%
- Origem:Argentina
- Embalagem:PET escura
- Volume:500 ml
- Orgânico:Não
2. Azeite Extra Virgem De Oliva Colavita 250Ml
Esse é o melhor azeite de oliva para saladas. De origem Italiana, o azeite Colavita é responsável por envasar azeites da mais alta qualidade. Esse é um azeite 100% puro, com acidez de no máximo 0,6%.
Seu sabor agrada muito os usuários, e pode ser servido com saladas, massas e até aperitivos com pães. Esse azeite é de uma linha requintada, por isso, não é barato. Mas vale a pena experimentar algo tão requintado e que leva tanta saúde para milhares de pessoas se você tiver interesse.
Mais informações
- Acidez:0,6%
- Origem:Itália
- Embalagem:Vídro escurecido
- Volume:500 ml
- Orgânico:Não
3. Melhor Azeite de Oliva GALLO Clássico Extra virgem
Esse é o melhor azeite de oliva mais vendido no Brasil. De uma linha da marca Gallo, o azeite extra virgem Clássico é de origem portuguesa com preço super acessível. Por isso, é uma boa opção para famílias e chefes de cozinha.
Entretanto, sua embalagem é de vidro claro, o que pode não ser muito interessante para quem gosta de sentir o sabor do verdadeiro azeite. Além disso, sua acidez não é muito baixa, isso pode interferir na qualidade do sabor.
Mais informações
- Acidez:0,5%
- Origem:Portugal
- Embalagem:Vidro transparente
- Volume:500 ml
- Orgânico:Não
4. Azeite de Oliva COSTA D’ORO Extra virgem orgânico
Esse é o melhor azeite de oliva orgânico. Costa D’oro é de origem orgânica, cultivado sem nenhum tipo de agrotóxicos ou pesticidas. Ideal para quem quer ter uma vida mais saudável, aproveitando o melhor que só o puro azeite pode trazer.
Sua produção é obtida através de azeitonas selecionadas na região do mediterrâneo. Todo o cuidado resulta em um azeite saboroso e delicado com aroma frutado. Seu sabor combina com carnes brancas, vegetais, peixes e frutos do mar.
Mais informações
- Acidez:0,6%
- Origem:Itália
- Embalagem:Vidro transparente
- Volume:500 ml
- Orgânico:Sim
5. Azeite de Oliva CARTUXA EA Extra Virgem
Esse é o melhor azeite de oliva português com sabor complexo. O azeite Cartuxa é delicado devido a sua acidez que gira em torno de 0,2%, isso também garante maior pureza. Outro detalhe, é que sua produção é feita com dois tipos de azeitonas, verdes e maduras.
Por isso, suas nuances ficam amargas e picantes. Entretanto, a recomendação é que ele seja usado em pratos frios como saladas e maioneses. Sua qualidade compensa o preço.
Mais informações
- Acidez:0,2%
- Origem:Portugal
- Embalagem;Vidro escurecido
- Volume:500 ml
- Orgânico:Não
6. Melhor Azeite de Oliva DELEYDA Extra Virgem Premium
Esse é o melhor azeite de oliva com alto padrão. O Deleyda tem origem Chilena fabricado com variados tipos de azeitonas como arbequina, arbosana, coratina etc… Todo o processo de fabricação, resulta em um azeite Premium com notas de maçã e ervas finas de sabor picante. Por isso, seu valor é bem elevado por ser importado e pouco ácido.
Mais informações
- Acidez:0,2%
- Origem:Chile
- Embalagem:Vidro escurecido
- Volume:500 ml
- Orgânico:Não
7. Azeite de Oliva ANDORINHA Extra Virgem
Esse é o melhor azeite de oliva para uso no dia a dia. O azeite Andorinha, é reconhecida pela sua qualidade e além de ser mais barato, é ideal para ser servido com pratos menos exigentes como pizzas e massas simples. Sua acidez é um pouco maior, cerca de 0,5% mesmo assim, ainda é uma ótima opção com bom custo benefício.
Mais informações
- Acidez:0,5%
- Origem:Portugal
- Embalagem:Vidro escurecido
- Volume:500 ml
- Orgânico:Não
8. Azeite de Oliva CARTUXA Extra Virgem
Esse é o melhor azeite de oliva fabricado com diversas azeitonas selecionadas do tipo cobrançal e picual, por isso, ele é puro e encorpado com notas de azeitonas verdes e folhas de oliveira e casca de banana. Resultando em um azeite frutado e suave.
Essa é uma versão Primium superior de um dos produtos da marca. O processo para se obter esse azeite, é feito de forma mecânica, sem contato manual. Esse azeite tem um preço bem elevado, e se você pode desembolsar um alto valor para saborear o melhor azeite, vale muito a pena.
Mais informações
- Acidez:0,2%
- Origem:Portugal
- Embalagem:Vidro escurecido
- Volume:500 ml
- Orgânico;Não
9. Melhor Azeite de Oliva HERDADE DO ESPORÃO Virgem Orgânico
Esse é o melhor azeite extra virgem de origem portuguesa cultivado de maneira orgânica, o Herdade do Esporão não possui aditivos químicos ou agrotóxicos. Sua fabricação, passa por um controle de qualidade rigoroso, para se obter um azeite premiado. Esse azeite é 100% puro, e seu sabor é único.
Mais informações
- Acidez:0,2%
- Origem:Portugal
- Embalagem:Vidro escurecido
- Volume:500 ml
- Orgânico:Sim
10. Melhores Azeites de Oliva NATIVE Extra Virgem Orgânico
Esse é o melhor azeite de oliva orgânico da marca Native, presente em mais de 40 países, e é reconhecida pelas suas práticas sustentáveis. Todo o processo de fabricação é feito de forma sustentável com extração a frio, sem o uso de solventes ou produtos químicos.
Sua acidez é de apenas 0,3% e ainda segue padrões de qualidade orgânica com selos de certificação pela EcoCert e um selo de Produtos Orgânicos do Brasil. Mas, ele não é um produto de alto custo, muito pelo contrário, seu valor é bem acessível.
Mais informações
- Acidez:0,3%
- Origem:Itália
- Embalagem:Vidro escurecido
- Volume:250 ml
- Orgânico:Sim
Como Escolher o Melhor Azeite de Oliva
Para escolher o melhor azeite de oliva, você deve levar em consideração a acidez, fabricação, valor e custo benefício, o país de origem e outras características que podem te levar a melhor experiência.
Além disso, deve se atentar ao rótulo, pois azeites de boa procedência possuem informações destacadas em sua embalagem. Veja mais detalhes para escolher o melhor azeite de oliva.
Escolha a acidez adequada
Esse é o primeiro passo para escolher o melhor azeite de oliva. A acidez do azeite se dá principalmente pela forma de fabricação, sendo que os mais puros contém acidez menor que 0,8% ele é um pouco mais intenso, e também muitos benefícios. Já azeites refinados passam por outros processos mecânicos e por isso não são tão puros.
Veja o país de origem
Há muitos países pioneiros na fabricação de azeites, por isso, cada lugar dará uma qualidade diferente ao produto final. Entretanto, alguns países se destacam mais que outros, como é o caso da Espanha, onde o solo é ideal para o cultivo de oliveiras. Mas seus produtos são os mais caros, devido a sua qualidade e demora na produção.
Outro país que também ganha muito espaço na produto de azeites fino, é Portugal. Todavia, possui um preço bem em conta, além disso, produz o melhor azeite de oliva saboroso e leve. Já os azeites de oliva da Itália, possuem a maior variações de azeitonas, cerca de 350 tipos.
Além disso, azeites italianos são mais escuros e encorpados com a melhor qualidade. O melhor azeite de oliva fabricado na Europa, possuem características mais encorpadas. O clima e o solo favorecem o cultivo das oliveiras.
Já em países latinos, há dois lugares que são destaque entre os melhores. Brasil e Chile produzem possuem proximidade com a Cordilheira dos Andes, isso faz com que tenham um solo rico com clima adequado. Já no Brasil, a grande produção se concentra no Rio Grande do Sul, o que favorece seus sabores e aromas especiais.
Escolha a embalagem
O melhor azeite de oliva, é um líquido fresco e delicado. Seu consumo deve ser feito o mais rápido possível depois de aberto. Muitas pessoas não sabem, mas até mesmo a luz pode oxida-lo, por isso, é mais interessante deixar ele na sua embalagem original. Além disso, você deve optar por embalagens de vidro, e quanto mais escura for sua garrafa mais conservado e protegido estará o azeite.
Garrafas plásticas permitem muito contato com o ar, além disso, esquentam com mais facilidade, fazendo com que o azeite perca rapidamente suas propriedades. Já as embalagens transparentes, mesmo sendo de vidro, não protegem o líquido dos raios solares.
Neste caso, o azeite estará “perdido” em pouco tempo. Por isso, grandes marcas, usam embalagens bem escuras, elas se preocupam com a qualidade do produto. Opte por essas marcas, assim você terá azeite mais fresco.
Escolha pelo volume da garrafa
Como os azeites de oliva são muito sensíveis ao calor, eles podem perder sua qualidade se forem guardados por muito tempo. Por isso, escolha o volume que mais te agrada e corresponde às suas necessidades. O melhor azeite de oliva, pode ser encontrado nas embalagens de até 500 ml.
Se você usa frequentemente, garanta embalagens de pelo menos 500 ml. Entretanto, se você usa menos vezes na semana, opte pelos vidros de até 250 ml. Lembre-se sempre que é preciso guardar em local escuro e longe das fontes de calor. Além disso, não é recomendado colocar o azeite em outros frascos e nem substituir sua tampa por dosador.
Opte pelo melhor azeite orgânico
Optar por incluir mais azeite de oliva na alimentação, por si só, já garante mais saúde para a família toda. Mas é possível deixar tudo ainda melhor optando pelo melhor azeite de oliva orgânico. Isso porque cada processo do cultivo orgânico, é feito da forma mais natural possível, e com controle de qualidade rigoroso.
E tudo já começa com a escolha das azeitonas que são produzidas sem nenhum pesticida ou produtos químicos que podem causar algum tipo de dano à saúde, isso porque tudo é pensado para se extrair o azeite mais puro.
Por serem orgânicos, esses azeites são um pouco mais caros, porém, seu método de extração está se popularizando, logo não é algo tão incomum, dito isso, eles ficaram mais baratos com o passar do tempo, e a maioria das pessoas vão conseguir ter acesso.
Cuidado para não adquirir óleo composto achando que é azeite
Algumas marcas, induzem o consumidor ao erro, pois não apresentam uma informação muito clara sobre seu produto e vendem óleo composto como azeite. Óleo composto não tem nada de azeite, já que é uma mistura de vários óleos vegetais como o de canola, girassol, milho e etc…
Por isso, fique atento ao rótulo, pois os órgãos de fiscalização de proteção ao consumidor, e Proteste, mantém atualizada uma lista só com os azeites aprovados e reprovados. Para sua maior segurança, leia o rótulo, veja país de origem, acidez e outros requisitos. Além disso, se houver a informação “elaborado com azeite” quer dizer que o produto não é 100% azeite, na verdade ele é um ingrediente, logo o líquido não é puro.
Observe esse detalhe na hora da compra
Quando for comprar o melhor azeite de oliva, observe se há garrafas atráz da gôndola. As últimas embalagens estão sempre protegidas da luz, e isso ajuda na conservação do azeite. Além do mais, fique atento a possíveis fontes de calor do local como janelas que podem deixar atravessar a luz até onde o azeite está armazenado, ou motores de geladeira, enfim. Se estiverem nessas condições eles não estão ideais para o consumo.
Tipos de Azeites de Oliva
Azeite extra virgem
Este é o azeite de oliva mais puro. Porque não passou por nenhum processamento. O Azeite Virgem Extra é obtido a partir do primeiro suco de. Tem uma acidez menor de 0,8%, mas contém muitos ácidos monoinsaturados, vitaminas A, E e compostos antioxidantes.
Azeite virgem
Também o azeite de oliva obtido do primeiro sumo da Azeitona. No entanto, o teor de óleo é obtido por métodos mecânicos e físicos. A qualidade do azeite virgem é classificada depois do azeite extra virgem.
Azeite Puro
Um azeite de oliva que passou por um processo para remover as impurezas de seu interior. Mas por esse motivo, a pureza do óleo não é garantida como no início. O produto é adequado para cozinhar, embelezar, misturar com vegetais crus ou beber diretamente.
Extra Light
Este azeite de oliva passou por muito processamento, por isso a pureza é quase a mais baixa. Os produtos com sabor adicionado são adequados apenas para polir ou iluminar itens de interior em casa.
Principais usos do azeite de oliva
De acordo com muitos estudos, o azeite contém muitas vitaminas A, D, F, K, etc. O azeite também contém queratina, mas não contém colesterol. O azeite de oliva extra virgem oferece muitos dos seguintes grandes usos para saúde e beleza:
1. Pela beleza
Uma coisa que poucas pessoas sabem é que o azeite de oliva tem uma estrutura química semelhante à dos óleos naturais da pele. Portanto, a linha de produtos hidrata efetivamente a pele para prevenir o fenômeno de ressecamento e rachaduras.
O azeite de oliva também é um ingrediente que suaviza e clareia a pele escura e opaca.
Os óleos naturais são usados para esfoliar as células mortas da pele, firmar a pele e combater o processo de envelhecimento na pele flácida. Às vezes, as pessoas usam azeite de oliva para remover rapidamente a maquiagem e tratar olheiras nos cantos dos olhos.
2. Pela saúde
Os ingredientes naturais contidos no azeite de oliva ajudam o corpo a prevenir muitas doenças perigosas. Normalmente, arteriosclerose, insuficiência renal, insuficiência renal e hipertensão arterial em jovens e idosos.
O efeito dos óleos essenciais naturais vem do processo de promover a circulação sanguínea, ajudando os órgãos a funcionarem com mais eficiência.
Mas talvez o mais especial seja que o azeite também ajuda a prevenir a gastrite, a enterite e a minimizar a colecistite nos usuários.
O azeite extra virgem promove o desenvolvimento do sistema esquelético e reduz o risco de osteoporose em idosos.
Produtos de alto uso na prevenção do câncer, contra os efeitos nocivos da radiação e prevenção de doenças cardiovasculares. O uso regular de azeite estimulará a secreção da bílis, fazendo com que o excesso de gordura seja reduzido e mais facilmente dissolvido no sangue.
Perguntas Frequentes | Melhor azeite de oliva
Qual a melhor maneira de consumir azeite de oliva?
O azeite de oliva é diferente do óleo de cozinha, e não deve ser exposto a luz, ou altas temperaturas. Por isso, não é um óleo para fritura. O consumo mais saudável é com ele na temperatura ambiente, sobre os alimentos depois de seu preparo. Vale lembrar que azeites sofrem oxidação com o calor e perdem praticamente toda a sua qualidade.
Como saber se o azeite é verdadeiro?
Observe pelo cheiro. Azeites de oliva são frescos e com aromas que advém de sua produção. É comum que tenham notas frutadas e ervas. Produto com cheiro diferente pode ter sido falsificado ou até mesmo não ser azeite de oliva puro.
Azeite novo é melhor?
Sim, o azeite é um alimento que quanto mais fresco ele estiver, maior será a sua qualidade. Isso porque ele não fica complexo com o passar dos anos como é o caso de outros elementos como o vinho, por exemplo, na verdade ele sofre degradação.
Em quanto tempo o azeite deve deve ser consumido?
Se for aberto, deve ser consumido no máximo em até trinta dias. Mas se estiver lacrada pode ser guardada em ambiente escuro e fresco por até um ano. Depois desse tempo, ele não fara mal a saúde, mas suas propriedades não seram as mesmas.
Qual o melhor azeite?
Sem dúvidas o melhor azeite de oliva é o extra virgem, pois ele é o mais puro, retirado da primeira prensagem. Mas antes de ser extra virgem, ele é totalmente virgem. O que define “extra” é a falta de defeitos nas notas sensoriais.
Azeite menos ácido é o melhor?
Não exatamente, um consumidor comum que não trabalha com azeite, jamais irá perceber a diferença entre um azeite 0,8% e um com 0,1% de acidez, afinal ninguém procura por isso, e sim pelo sabor.
Porque azeite europeu é melhor?
Na verdade, o azeite europeu pode ser o melhor para os europeus, já que recebem o produto super fresco, mas em geral ele é um azeite saboroso, de fato. Mas o melhor azeite para os brasileiros é o nacional, que além de mais barato também chega mais fresco na mesa.
Pode fritar batatas com o azeite?
O azeite de oliva não foi feito para entrar em contato com altas temperaturas. Mas, ele pode ser posto sobre os alimentos depois do cozimento. Especialistas alertam que o seu aquecimento não deve ultrapassar os 200⁰, pois assim, ele perde suas propriedades, além disso, oxida e naturalmente cria toxinas.
Azeite é realmente benéfico?
Sim, o azeite é o alimento mais benéfico que existe. Por ser feito de azeitonas frescas, o azeite contém polifenois e antioxidantes que ajudam a manter a saúde do coração em dia.
Qual a relação da qualidade do azeite com a cor da embalagem?
Tem relação com a proteção contra o ar, a luz e o calor. O azeite não pode ficar exposto a esses fatores, por isso que as marcas mais conceituadas investem em embalagens de vidro bem escura quase ou totalmente preta.
As oliveiras plantadas no Brasil não são boas?
Isso não é verdade, há lugares no Brasil na Serra da Mantiqueira onde se planta oliveiras e elas são perfeitas.
Azeite prensado a frio é melhor?
Sim, na verdade para se encaixar no grau de pureza e ser classificado como extra virgem, ele precisa ser prensado a frio. E isso não é porque alguma marca quer, na verdade é uma exigência da lei.
Porque o azeite é verde?
A cor do azeite é determinada pelo estado de amadurecimento das azeitonas. E normalmente leva não só azeitonas verdes, mas sim, uma mistura de azeitonas verdes e maduras. Mas ele possui outras tonalidades também determinadas pela clorofila ou carotenos.
Conclusão | Qual o melhor azeite de oliva
Azeite é delicioso e muito saudável, escolha o que mais de agrada e use em seus pratos. Sua família estará muito mais saudável se trocar óleos comuns por azeite de oliva.