As 10 Melhor SSD para Comprar em 2020

Para quem de alguma forma utiliza os notebooks e gerencia uma grande quantidade de arquivos, armazenamento pode ser um grande problema. Na hora de fazer um upgrade no seu computador, uma das peças que mais dá um resultado efetivo é a adição de um SSD. Como saber qual o melhor SSD ou qual é o SSD que atenderá às suas principais necessidades? 

Chegou a hora de ver os melhor SSD disponíveis no Brasil, assim como, escolher o modelo mais adequado para o seu uso. Vamos começar com um ranking onde vamos elencar 10 excelentes opções de SSDs que você pode comprar hoje mesmo pela internet.

Melhor SSD 5
Qual a melhor marca de SSD?

O que você deve saber sobre o SSD

O que é SSD?

SSD é o acrônimo, em inglês, para Solid Strate Drive, que pode ser traduzido ao português como Unidade em Estado Sólido. Ele é uma tecnologia de armazenamento de dados considerada a evolução dos HDs por oferecer uma melhor performance, eles chegaram para substituir os discos rígidos (HDs). O sistema é parecido com aquele usado em USB ou cartões SD.

Os SSDs são, atualmente, o melhor meio de armazenamento de arquivos em computadores e notebooks. Enquanto os HDs são dispositivos que armazenam dados em um disco giratório, que funciona de forma mecânica, os SSDs armazenam dados em uma memória flash. A memória flash torna as operações de leitura e escrita mais rápidas já que opera eletricamente. Além disso, traz ao drive maior resistência a vibrações e quedas. Hoje em dia, qualquer computador, seja notebook ou PC desktop, tem desempenho suficiente para aproveitar as vantagens dos SSDs.

A rapidez do SSD

O SSD é conhecido pelo seu “início imediato“. Ele consegue fazer um sistema iniciar quase que imediatamente. Enquanto um HD comum demora 10 ou 15 milissegundos para acessar um arquivo aleatório, um SSD comum faz a tarefa em 0,1 ou 0,2 ms. Além disso, sua taxa de leitura e escrita é por volta de 500 Mb/s, 5 vezes mais rápido que o HDD.

Outro ponto interessante se dá devido a sua estrutura interna: o SSD não possui internamente os pratos magnéticos girando em alta velocidade (como é o caso do HD). Com isso, além dos SSDs não produzirem ruído, o seu nível de calor gerado também é bem menor.

Tipos de SSD

Para facilitar o processo de escolha, abordaremos os dois tipos mais comuns que são Sata e M.2.

O SSD tipo SATA III é o mais popular atualmente e também um dos primeiros modelos a chegar ao mercado. Conta com dimensão de 2,5 polegadas, o mesmo tamanho do HD convencional e o mesmo tipo de conector, logo, não é possível usar SSD tipo SATA III e HD em uma mesma máquina. 

O tipo M.2 de SSD é mais novo e seu formato mais leve e menor que o SSD tipo SATA. Esses modelos apenas quatro tamanhos: 42mm, 60mm, 80mm e 110mm e o formato lembra muito uma placa de memória. Esse tipo de SSD é mais versátil pois pode fazer uso tanto do protocolo de comunicação SATA III, e ter o protocolo de comunicação PCIe NVMe que chega a ser até 6 vezes mais rápido que o protocolo SATA III. Esse modelo também conseguem transferir tranquilamente no mínimo 1GB/s, mas tudo vai depender para onde você está mandado os arquivos.

Melhor SSD
Qual o melhor SSD para notebook?

Conheça os 10 Melhor SSD para Você em 2020

O seu computador não responde aos seus comandos tão rápido quanto você gostaria? Para ter sempre espaço e ótimo desempenho, uma alternativa é recorrer ao SSD para notebook e PC.

Com o intuito de ajudar você a escolher o melhor SSD para notebook para você. Confira neste guia, listamos aqui as principais funcionalidades, características e os melhores SSDs do mercado. Veja uma lista com 10 modelos e saiba qual é o melhor SSD para as suas necessidades.

1. SSD WD Black SN750 – 1 TB

Melhor SSD WD Black SN750
Melhores marcas de SSD

O SSD que é uma explosão em vendas no mercado é o SSD da Western Digital, famoso pela sua velocidade e incrível desempenho.

O primeiro lugar da nossa lista decidimos colocar o Western Digital Black SN750, com 1 TB de armazenamento. Ele é o SSD perfeito oferece a velocidade ideal para quem precisa rodar as aplicações mais pesadas.

Com interface SATA M.2 modelo NVMe, ele consegue atingir velocidades de leitura e gravação bem altas. Se você pegar o modelo mais básico desta linha irá ter 3470 Mb/s de leitura e 3000Mb/s de gravação. Além disso, esse SSD está disponível em versões com capacidade de até 2TB. 

Por esses motivos que o Western Digital Black SN750 ganhou a nossa primeira colocação na lista. Este modelo é extremamente vantajoso para quem instala muitos apps ou games pesados no PC ou notebook. Porém, antes de pensar em comprar esse produto, verifique se o seu computador é compatível com ele.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA M.2 (PCIe NVMe)
Tamanho:80,15 x 22,15 x 2,38 mm (M.2 2280)
Disponível nas capacidades:250 ou 500GB e 1 ou 2TB
Velocidade de leitura:Até 3470 MB/s
Velocidade de gravação:Até 3000 MB/s

2. SSD Samsung 970 EVO – 500GB

Melhor SSD Samsung 970 EVO
Melhor SSD do mercado em 2020

O SSD 970 EVO Plus, da Samsung é ideal para quem trabalha, por exemplo, com vídeos em 4K, que tomam bastante espaço e são muito pesados. O principal destaque deste disco é a sua velocidade de leitura sequencial que é de 3500 MB por segundo, um dos maiores do mercado. Já no quesito gravação, ele chega a 3200 MB por segundo, um índice incrível, para os usuários mais exigentes!

O modelo possui o novo controlador Phoenix e a tecnologia Intelligent Turbo Write que aprimora os jogos de alto desempenho e também melhora trabalhos de edição gráfica, por exemplo. A memória do disco é de 500 GB, com isso você consegue instalar o Windows e todos os jogos e programas que necessitar sem ficar com espaço insuficiente. Ele é uma ótima opção tanto para PC quanto para notebooks.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA M.2 (PCIe NVMe)
Tamanho:80,15 x 22,15 x 2,38 mm (M.2 2280)
Disponível nas capacidades:250 ou 500GB e 1 ou 2TB
Velocidade de leitura:Até 3500 MB/s
Velocidade de gravação:Até 3200 MB/s

3. SSD Corsair MP510 – 240GB

Melhor SSD Corsair MP510
SSD para PC Gamer

Até pouco tempo os SSDs baseados no protocolo NVMe eram caríssimos, e somente estavam disponíveis modelos topo de linha. Caso seu objetivo é partir para um SSD NVMe, uma opção custo x benefíco é o MP300 de 240 GB da Corsair.

Este modelo utiliza o fator de forma M.2 2280 compacta pode ser conectada diretamente no notebook ou na placa-mãe. O novíssimo controlador de desempenho de dados oferece velocidades de leitura e gravação sequencial ultrarrápidas de até 3.480 MB/s e 3.000 MB/s. Com isso, é possível usufruir de inicializações, transferências e resposta de aplicativos, extremamente rápidos. 

A tecnologia 3D TLC NAND de alta densidade oferece a combinação ideal de desempenho, durabilidade e valor para que sua unidade opere em sua melhor forma por anos. Além disso, você terá um software Corsair SSD Toolbox, disponibiliza os controles avançados da unidade diretamente na área de trabalho, incluindo a exclusão segura e as atualizações de firmware.

É uma opção incrível para quem busca um SSD completo, compacto e de marca reconhecida internacionalmente pela sua qualidade e excelência. Com 240 GB de espaço, ele é uma ótima opção tanto para PC quanto para notebooks.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA M.2 (PCIe NVMe)
Tamanho:80 mm x 22 mm x 3,0 mm (M.2 2280)
Disponível nas capacidades:240, 480GB
Velocidade de leitura:Até 3480 MB/s
Velocidade de gravação:Até 3000 MB/s

4. SSD Kingston A1000 – 240 GB

Melhor SSD Kingston A1000
O Alto Desempenho para Computadores Compactos

Uma opção de melhor SSD com custo-benefício é o Kingston A1000,  é uma das referências quando se fala em SSD M2 NVME.

Graças à padrão SATA M.2, as versões contam com memória flash com taxa de leitura de 1.500 MB/s e já no quesito gravação ele consegue atingir uma velocidade de até 1.000 MB/s, conforme a capacidade. M as fique atento se sua placa mãe, seja do desktop ou notebook, tem suporte a esse tipo de SSD.

A Kingston também vende modelos com com 240Gb, outro com 480Gb e por fim o maior, com 960GB de armazenamento interno. Além disso, ele também pode ser instalado com facilidade em computadores mais fino, que não oferecem tanto espaço para instalação.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA M.2 (PCIe NVMe)
Tamanho:80 mm x 22 mm x 3,5 mm (M.2 2280)
Disponível nas capacidades:240, 480 e 960GB
Velocidade de leitura:Até 1500 MB/s
Velocidade de gravação:Até 1000 MB/s

5. SSD Samsung 860 EVO – 500GB

Melhor SSD Samsung 860 EVO
Melhor SSD para PC

Se você procura pelo melhor SSD para notebook do mercado, com alta velocidade, memória e também componentes de qualidade, conheça o Samsung 860 EVO. 

A sua interface de comunicação com a placa-mãe é SATA III, mas ainda assim a sua velocidade de leitura e gravação continuam na média e equilibradas. A velocidade máxima de leitura é de 550 MB/s. Já a velocidade de gravação, por sua vez, é de 520 MB/s, o 860 EVO consegue manter um bom desempenho, mesmo com grandes volumes de tarefas.

A versão de 500GB já oferece muito espaço. Ainda assim, Samsung também vende modelos com 250 GB, 1 TB, 2 Tb e até mesmo 4 TB, permitem armazenar uma grande quantidade arquivos e fazer com que eles se beneficiem de uma grande velocidade.

Além disso, o SSD 860 EVO alimentada pela tecnologia Samsung V-NAND, oferece desempenho otimizado para computação diária, bem como renderização de vídeos 4K de tamanho grande e dados 3D usados pelos mais recentes aplicativos.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA III (3)
Tamanho:100 X 69,85 X 6,8 mm (2,5 polegadas)
Disponível nas capacidades:250 ou 500GB e 1, 2 ou 4TB
Velocidade de leitura:Até 550 MB/s
Velocidade de gravação:Até 520 MB/s

6. SSD WD Green 2280 – 240 GB

Melhor SSD WD Green 2280
Melhor SSD custo beneficio com SATA M.2

Com formato tipo SATA M.2 disponível, o SSD WD Green 2280 é considerado uma das unidades que possuem o menor consumo de energia entre os produtos desta categoria.

Com espaço para instalar uma quantidade generosa de aplicativos, o dispositivo oferece uma velocidade de leitura e gravação razoável, de até 545 MB/s, um ótimo desempenho, principalmente para quem precisa desenvolver diversas atividades, ao mesmo tempo, no computador.

Para uso em computadores laptop e desktop, os SSDs WD Green oferecem alto desempenho e confiabilidade para acelerar suas atividades diárias de computação. A fabricante também oferece softwares WD SSD Dashboard e Acronis. Com eles você poderá monitorar o desempenho do seu computador, integridade do SSD e copiar unidades, caso seja necessário.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):M.2 (PCIe NVMe)
Tamanho:80 mm x 22 mm x 1,5 mm (M.2 2280)
Disponível nas capacidades:240 GB
Velocidade de leitura:Até 545 MB/s
Velocidade de gravação:Até 545 MB/s

7. SSD Seagate BarraCuda Compute – 250 GB

Melhor SSD Seagate Barracuda Compute
Melhor SSD Seagate

O Barracuda Seagate já é conhecido no ramo de HD’s convencionais e também está presente no de SSD’s. No padrão SATA III, esse SSD da Seagate oferece maior equilíbrio entre as velocidades de leitura e gravação. Esse modelo conta com velocidade de leitura de até 560 MB/s e de escrita de até 540 MB/s, para que você possa instalar e desinstalar arquivos rapidamente no seu computador. Ainda há uma diferença, mas ela é bem pequena.

Esse SSD conta com 250 GB de espaço, mas se você prefere modelos com maior capacidade de armazenamento, a Seagate vende versões com 500 GB, 1 TB e até mesmo 2 TB. Ele ainda conta com tecnologia avançada 3D NAND, que melhora a resistência da sua unidade. A construção deste SSD é bem feita e promete uma boa durabilidade do produto.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA III (3)
Tamanho:100,5 x 68,85 x 7 mm (2,5 polegadas)
Disponível nas capacidades:250 ou 500GB e 1 ou 2TB
Velocidade de leitura:Até 560 MB/s
Velocidade de gravação:Até 540 MB/s

8. SSD SanDisk G26 Plus – 240 GB

Melhor SSD SanDisk G26 Plus
Melhores SSD em 2020

A SanDisk é uma marca concorrente da Kingston, mas que oferece uma qualidade parecida. O SanDisk G26 Plus com capacidade de 240 GB garante ao usuário a possibilidade de instalar diversos programas. Em matéria de custo/benefício de SSD, esse modelo é um dos melhores.

A sua conexão com a placa-mãe é feita a partir da interface SATA III e, portanto, O Plus G26 chama atenção por trazer uma taxa de leitura de 530 Mb/s e velocidade de gravação do acessório, por sua vez, é de aproximadamente 440 Mb/s, o que deve garantir maior agilidade na hora de instalar programas e transferir arquivos.

Com 240 GB você tem espaço de sobra para instalar o Windows e ainda guardar todos os seus arquivos e programas. Além disso, a SanDisk vende o G26 Plus com 120 GB, 480 Gb e 960 GB.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA III (3)
Tamanho:100,5 x 69,85 x 7,1 mm (2,5 polegadas)
Disponível nas capacidades:120, 240, 480, 960GB ou 1TB
Velocidade de leitura:Até 530 MB/s
Velocidade de gravação:Até 440 MB/s

9. SSD Crucial BX500 – 120 GB

Melhor SSD Crucial BX500
SSD melhor custo beneficio

O último modelo da categoria é o disco SSD interno da Crucial, conhecido pela sua qualidade e valor acessível ao consumidor. Bastante acessível, o SSD de 120GB da Crucial, BX500, é uma opção interessante. 

Assim como os modelos indicados anteriormente, ele usa a interface SATA III para se comunicar com a placa-mãe. Eles são no formato de 2.5 polegadas e atingem os 540 Mb/s de leitura e 500 Mb/s de gravação, um ótimo desempenho, principalmente para quem precisa desenvolver diversas atividades no computador ao mesmo tempo.

Esse é o melhor SSD para usuários que estiverem em busca de boa performance, alto armazenamento e excelente custo benefício. E, como já é de praxe,  Crucial também vende versões com mais capacidade desse mesmo SSD. Há versões com 240 GB, 480 GB e 960 GB.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA III (3)
Tamanho:100 x 70 x 7 mm (2,5 polegadas)
Disponível nas capacidades:120, 240, 480 ou 960GB
Velocidade de leitura:Até 540 MB/s
Velocidade de gravação:Até 500 MB/s

10. SSD ADATA SU650 – 120 GB

Melhor SSD ADATA SU650
SSD mais rapido

 

 

Mais um disco SSD destaque na sessão. O disco da ADATA é referência em alto padrão de qualidade e desempenho, realmente vale a pena adquirir este produto! O ADATA SU650 entrega uma das melhores relações custo x benefício do mercado.

O dispositivo também conta com interface SATA III, além de oferecer velocidades de leitura a 530 Mb/s e de gravação até 450 Mb/s. Mas, mesmo assim, ele apresenta velocidades maiores que o seu concorrente da Kingston. E o seu preço consegue ser ainda menor!

É realmente uma ótima opção para quem busca um SSD de qualidade, com alto desempenho por um bom preço de mercado. Além da versão com 120 GB, ela ainda vende modelos com 60 GB, 240 GB, 480 Gb e, por fim, 960 GB.

Informações técnicas:

Interface (Conexão):SATA III (3)
Tamanho:100,45 x 69,85 x 7 mm (2,5 polegadas)
Disponível nas capacidades:60, 120, 240, 480 ou 960GB
Velocidade de leitura:Até 530 MB/s
Velocidade de gravação:Até 450 MB/s

Você também pode gostar:

Critérios de Escolha: Melhor SSD

Escolher um disco sólido SSD não é uma tarefa assim tão simples. Principalmente para os leigos em informática e tecnologia escolher um SSDs para o seu notebook é uma tarefa difícil. 

Antes de fazer a escolha do SSD perfeito é preciso observar algumas características importantes. Devido a variedade de modelos e de especificações técnicas, pode ser difícil saber qual o melhor modelo de SSD para sua máquina. Por isso separamos alguns aspectos que não podem ser deixados de lado no momento da compra, essas que podem fazer total diferença na hora de escolher comprar melhor SSD.

Melhor SSD 1
Como escolher o Melhor SSD custo beneficio

Interface com placa mãe

O primeiro passo para escolher o SSD perfeito é verificar a conexão que o computador ou notebook possui na placa mãe. É importante estar atento para saber se o SSD desejado é compatível com a interface da placa mãe do seu computador.

O padrão SATA III é um dos mais compatíveis com a maioria dos SSDs, suporta até 6 Gbps de envio de dados. Então, na pior das hipóteses, você pode trocar o HD de sua máquina por um SSD através desta conexão.

O padrão M.2 como um padrão mais recente, mais veloz, por isso, é o modelo preferido para quem joga games pesados, realiza edições em vídeos de alta definição e cria modelagens 3D, apesar de mais cara.

Capacidade

Uma das primeiras características que você deve se atentar ao escolher o melhor SSD para notebook é a sua capacidade de armazenamento. Quanto maior a capacidade de armazenamento de um SSD, mais espaço você terá para instalar programas e guardar seus arquivos.

Em média os dispositivos do mercado costumam ter sua capacidade variando entre 120 GB até 2 T. Hoje as unidades mais vendidas variam de 420 GB a 500 GB. Porém, é possível encontrar modelos com capacidades maiores. O nosso conselho é que para um notebook você compre uma unidade com pelo menos 250 GB. Se você mexe com vídeos e foto profissionais, renders e outros arquivos 3D que costumam ocupar muito espaço, considere uma capacidade de armazenamento maior.

Sendo assim, antes mesmo de comprar um SSD, faça uma análise dos tipos de arquivos que existem no seu notebook e quais deles você irá trabalhar, isso ajudará a escolher a capacidade ideal.

Velocidade de gravação e leitura

O desempenho é outro ponto importante para se considerar na hora da compra. Normalmente, quanto maior a capacidade de armazenamento do SSD, maior será também a velocidade ao executar tarefas. Existem dois tipos de velocidades de cartões SSDs que influenciam no desempenho: sequencial e aleatória.

Velocidade aleatória: Já a velocidade aleatória utiliza blocos menores de informação, e por isso é mais lenta. É ideal para quem desenvolve e armazena atividades mais simples no PC.

Velocidade sequencial: Essa é mais rápida e funciona com blocos de dados maiores. É perfeita para quem precisa executar e armazenar dados em grandes quantidades.

Ambas as velocidades influenciam diretamente no desempenho do computador e também no preço. Então, busque saber cada uma delas para escolher o melhor custo benefício. Além disso, na hora de comprar um SSD, não deixe de checar as especificações da sua placa mãe para você aproveitasse inteiramente da potência do disco SSD.

Melhor SSD 6
Qual o melhor SSD para PC?

 

Tamanho

O formato de SSD mais utilizado é o mesmo que se usa comumente nos discos rígidos HDD tradicionais. Os modelos mais comuns (SATA III) têm o tamanho de 2,5 polegadas, com 7 mm de espessura. O tamanho é praticamente o mesmo que o de um HD de notebook e menores do que os mais comuns em desktops.

Já os modelos M.2, que conta com a vantagem de ser ainda menor, mais leve e gastar menos energia, são encaixados em slots diretos na placa mãe, a largura é fixada em 22 mm, mas o comprimento varia entre 30 e 110 mm.

Se você busca uma velocidade ainda maior que as oferecidas em SSD’s comuns, terá que investir em um M.2 modelo NVMe. Lembrando que deve-se estar atento para saber se o tamanho do SSD é compatível com a entrada do seu computador ou notebook.

Durabilidade

A maioria dos cartões SSDs possuem uma longa durabilidade, porém antes da compra verifique nas especificações técnicas de cada produto qual é a previsão, para ter certeza de que o produto é realmente durável. Esses discos são muito mais resistentes a impactos, batidas e quedas.

Para garantir que o que você comprar vai durar por um bom tempo, você pode checar a garantia oferecida pelo fabricante. Em geral, os fabricantes afirmam que a durabilidade deste produto é de 10 anos, caso seja utilizado de forma intensa, e mais que 10 anos se for utilizado de forma moderada.

Melhor SSD 3
Qual a melhor mercado de SSD?

 

Conclusão

Temos certeza que depois de ler o nosso artigo você concluiu que não é tão difícil escolher um SSD para o seu computador ou notebook. Existem várias marcas renomadas que fabricam e comercializam SSDs: Samsung, Seagate, Kingston, SanDisk, dentre outras.

Também não deixe de conhecer os SSDs que selecionamos como os melhores SSDs para Notebook. Vale a pena ficar de olho nesses modelos e considerar adquirir um deles para o seu, com o nível certo para suas aplicações. Se gostou desse artigo e conhece um amigo ou amiga que esteja precisando de mais velocidade no computador, compartilhe para ajudar na escolha do melhor SSD!

Leia também:

✔ Os 10 melhores mouses gamers para comprar
✔ Os 10 Melhores Cadeiras Gamer para Comprar
✔ Os 10 melhor teclado gamer para comprar
✔ Os 10 Melhor Monitor Gamer para Comprar
✔ As 10 Melhor Pen Drive para Compra
✔ Os 08 Melhores Controles para PC

1 Comment

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *