As 5 Dicas de Como Escolher ar Condicionado para Sua Família

Com o verão chegando e o calor aumentando, que como escolher ar condicionado adequado para a casa ou escritório para combater o calor? Há quem apele a soluções mais tradicionais, como os ventiladores, e outras pouco usuais, como garrafas com água congelada sobre a pele… Mas não há bons resultados.

Gente, o verão e faz um calorão o ar-condicionado é fundamental, né?

Se você está prestes a comprar seu primeiro ar-condicionado ou vai trocar o antigo por um novo, não fique com dúvidas na hora de escolher o melhor modelo para o seu ambiente. Mas com tantos modelos diferentes, muita gente fica na dúvida na hora de escolher o aparelho certo pro tamanho do ambiente e tipo de construção.

Por isso, nós montamos esse guia para você tomar a decisão certa e escolher um ar-condicionado que se encaixe nas suas necessidades e no seu bolso. Vem ver!

como escolher ar condicionado
Como escolher ar condicionado para uma família no Brasil

Leia também: Os 10 Melhor Ar Condicionado Split Inverter

Como Escolher um Ar Condicionado?

Como não poderia faltar, um dos pontos mais importantes ao escolher um ar-condicionado é saber qual tipo é o melhor pra você. Existem diferentes modelos no mercado, entenda o objetivo de cada um.

Nada como preparar a casa, o comércio e o escritório para fugir do desconforto do calor e criar ilhas de tranquilidade e bem estar para a família e os clientes. 

Mas em meio a tantos modelos de ar condicionado, é comum surgir algumas dúvidas. Afinal, qual o melhor para o seu ambiente? 

Já no ar condicionado convencional, o compressor funciona ligando e desligando para manter o ambiente climatizado, o que causa uma grande variação de temperatura, causando picos de energia – que, por sua vez, consomem grande quantidade de eletricidade.

No ar condicionado inverter, o compressor varia a rotação de acordo com a temperatura desejada, o que faz com que a climatização aconteça aos poucos. Esse circuito inteligente de faz com que o aparelho mantenha a temperatura ambiente constante, com muito pouca oscilação. Significar uma economia de até 60% elétrico usado quando comparado com o convenciona.

Então a questão é: Você quer economizar na conta de energia elétrica? Se a resposta é sim, escolha ideal para você é o ar-condicionado inverter.

1. Como escolher ar condicionado com a capacidade certa?

No momento em que você optou por comprar um ar aparelho de climatização certamente você já tem em mente o local onde deseja fazer a instalação do ar condicionado, certo? Seja ambiente residencial ou comercial.

A definição do ambiente para ar condicionado é super importante, uma vez que será preciso analisar outras questões envolvendo o local  , à partir do qual dado como escolher ar condicionado com a capacidade certa. Exemplos incluem a paisagem circundante, o número de dispositivos conectados e até o número de pessoas nesse ambiente.

Apesar de parecer difícil, após compreender o funcionamento deles, você perceberá o quão importante eles serão para a sua decisão de compra. Tudo isso será utilizado para identificar o melhor tipo de ar condicionado e também para que possa ser feita a indicação da potência ideal do ar.

2. Escolha o local ideal para ar condicionado!

como escolher ar condicionado
Como Escolher ar Condicionado para Você

Parece óbvio, mas muita gente compra o ar-condicionado sem saber onde exatamente ele será instalado. Os locais mais comuns para instalação são a sala e o quarto, pois são os ambientes mais frequentado da residência e, por isso, merecem mais atenção quando a ideia é conforto e bem-estar para conviver. Antes de começar a pesquisa, é importante saber qual parede irá receber o aparelho.

O local deve possuir espaço suficiente tanto para a instalação quanto para futuras manutenções. Se o seu prédio permite alterações na fachada; se será necessária alguma reforma para a colocação de uma fonte energia próxima ao local da instalação ou para a passagem de tubulações. O correto é que essa instalação não interfira em outras, como redes elétricas, de gás ou hidráulicas. Outra dica é evitar paredes que pegam muito sol. O ar-condicionado split deve ser instalado a no mínimo 2,3m do chão e 25cm de qualquer obstáculo. O modelo janela precisa estar entre 1,5 a 1,8 metros do chão e ter pelo menos 50cm de distância dos cantos do ambiente.

Além disso, evite manter a condensadora em um ambiente fechado (lavanderias, banheiros, varandas), dando preferência a locais com uma ventilação adequada para o bom funcionamento do aparelho. Tendo esses pontos definidos, sua escolha será mais fácil e assertiva.

3. Como é calculada a capacidade do ar condicionado?

A potência de refrigeração do ar condicionado é determinada pelo BTU, é uma sigla em inglês que significa Unidade Térmica Britânica, ela define a potência do aparelho. Quanto mais BTUs, mais potente será o ar condicionado.

Um BTU corresponde à quantidade de frio que é necessária para baixar em 0,56ºC uma porção de 500 ml de água. Para cada pessoa ou aparelho que estiver ligado no ambiente, você precisará de 600 BTUs. Além disso, a cada metro quadrado do ambiente, acrescente mais 600 BTUs.

Por exemplo, se você tem uma área de 50 m², com 2 computadores e 3 pessoas, você precisará de um aparelho de ar-condicionado com 33 mil BTUs. 

| Cálculo: 50 x 600 (metro quadrado) + 2 x 600 (computadores) + 3 x 600 (pessoas) = 33 mil.

O que significa que essa é a potência mínima que o aparelho terá que ter para deixar todos confortáveis no ambiente. Caso contrário, você não conseguirá resfriar o ambiente adequadamente.

Um ponto bastante importante para calcular a potência do ar condicionado está no horário em que o ambiente recebe sol, se de manhã, à tarde ou o dia todo.

Pode parecer um pouco complicado, mas se você quiser mais ajuda, consulte a tabela abaixo.

Metragem do AmbienteSol da manhãSol da tarde ou dia todo
Até 10 m²Até 7.500 BTUS/hAté 9.000 BTUS/h
15 m²9.000 BTUS/h12.000 BTUS/h
20 m²12.000 BTUS/h18.000 BTUS/h
25 m²18.000 BTUS/h22.000 BTUS/h
30 m²23.000 BTUS/h24.000 BTUS/h
40 m²24.000 BTUS/h30.000 BTUS/h
50 m²31.000 BTUS/h36.000 BTUS/h

Existem também alguns fatores adicionais que interferem no resultado

Quantidade de aparelhos eletrônicos: esses elementos aquecem o ambiente e, caso tenha muitos no local em que o ar condicionado for instalado, considere adquirir um modelo mais potente.
Tipo e quantidade de lâmpadas: as incandescentes produzem mais calor ao ambiente, se comparadas às fluorescentes. Identifique qual é o modelo que possui e se ele aquece o seu cômodo a ponto de sentir calor quando estiver próximo às lâmpadas;
Janelas e cortinas: as janelas permitem a entrada de calor e a cortina, por sua vez, minimiza o aquecimento.
Região do Brasil onde mora: dependendo do clima do local, considere adquirir um equipamento um pouco mais potente devido ao intenso calor.

A cada fator externo, adicione mais 600 BTUs à conta final.

4. Tipos de ar-condicionado Modelos.

Existem diversos modelos de ar condicionado no mercado, cada modelo possui suas vantagens e desvantagens. A escolha de qual sistema utilizar depende de vários fatores, incluindo o tamanho da área a ser resfriada, o calor total gerado dentro da área, e alguns outros fatores.

Vamos aos modelos disponíveis no mercado.

No1. Ar condicionado Janela

Graças à sua facilidade de instalação e de manutenção, O modelo de ar condicionado de janela é bastante comum no Brasil, principalmente em ambientes domésticos e escritórios menores. Nele, o condensador e o evaporador ficam praticamente juntos, o que faz com que o seu tamanho seja reduzido. Além disso, seu preço costuma ser bastante acessível.

Ele é composto por uma única unidade que será instalada em uma cavidade na parede e basta ser ligado na tomada para funcionar. Graças a essas características eles são relativamente mais baratos, mesmo os modelos mais potentes. Porém, requer que a parede seja quebrada e, nem sempre, a estrutura do imóvel suporta essa alteração. 

Porém requer que a parede seja quebrada e, nem sempre, a estrutura do imóvel suporta essa alteração. Também há casos de proibição do condomínio, e pessoas que não podem quebrar a parede por morarem de aluguel. Por isso, o aparelho do tipo janela não atende a todas as pessoas.

Vantagens

Desvantagens

  • Condensadora e evaporadora no mesmo gabinete
  • Pode ser instalado em uma janela ou vão na parede
  • Barulhento
  • Não tão agradável esteticamente

– O modelo ideal para você: Ar Condicionado Janela LG DUAL Inverter 10.000 BTUs Frio

como escolher ar condicionado
Como escolher ar condicionado no Brasil

Na primeira posição da nossa lista de melhores aparelhos de ar condicionado de janela temos o recente lançamento da LG, que vem com a tecnologia Dual Inverter e é compatível com o Google Assistente e Alexa, ou seja, você pode controlá-lo por comando de voz. Graças à tecnologia Inverter, ele possui um compressor que oferece até 70% de economia de energia. Design moderno o lg dual inverter janela une desempenho e durabilidade em um design que combina com a moldura de qualquer janela, oferecendo uma harmonia incrível para seu ambiente.

Com um sistema de ventilação de alta precisão, o LG DUAL Inverter VOICE JANELA oferece um menor nível de ruído, a partir de 44 decibéis. Ele ainda vem com filtro que lavável e removível. Um ótimo ar-condicionado para utilizar em noites quentes de verão!

Informações técnicas:
MarcaLG
TecnologiaInverter
TipoJanela
Altura31,7
Anti CorrosãoSim
Capacidade10000 BTUs
CicloFrio
CompressorRotativo
Controle RemotoSim
DrenoSim
FaseMonofásico
Filtro Anti-bactériaSim
Filtro Anti-póSim
Frequência de operação do aparelho60 Hz
Garantia12 Meses
Gás RefrigeranteR-32
Largura62,3
Peso27,9
Profundidade49,7
SwingNão
TecnologiaInverter
TimerSim
Voltagem110V

No2. Ar condicionado Split

O modelo split tem maior capacidade de refrigeração e apresenta mais recursos tecnológicos como por exemplo, alguns modelos podem ser conectados na rede wi-fi, podendo ser programado por aplicativo, ect. Esse é o modelo mais encontrado em escritório e é provavelmente nele que pensamos quando alguém menciona ar-condicionado. Além disso, o Split é o modelo mais tecnológico e moderno do mercado, pois ele funciona com duas peças, separadamente: a condensadora, que fica do lado externo do ambiente e resfria o ar, a evaporadora, que é instalada do lado interno, responsável por liberar o ar frio gerados lá fora. As unidades são interligadas por uma tubulação frigorígena, que permite a circulação do gás refrigerante entre as unidades. 

Costumam ser mais silenciosos do que os outros tipos, mas isso vai variar também de modelo para modelo.

Seu lado negativo vem no consumo de energia e no preço, que costumam ser bem mais altos. A manutenção também precisa ser feita com mais frequência. A instalação requer ajuda de um profissional, pois há necessidade de um buraco na parede para a passagem das tubulações. Portanto, você deve considerar cuidadosamente como escolher ar condicionado certo para suas necessidades.

Modelos como Split chegam até 80 mil BTUs.

Vantagens

Desvantagens

  • Vão na parede muito pequeno
  • Silencioso
  • Esteticamente Agradável
  • Preço mais altos
  • Manutenção regular

– O modelo ideal para você: LG DUAL Inverter VOICE 12.000 Quente/Frio 220V

como escolher ar condicionado
Como escolher ar condicionado?

O LG Dual Inverter Voice ganha nossa medalha de ouro por ser um modelo econômico e inteligente. O ar-condicionado split Dual Inverter Voice S4-W12JA31A da LG é o primeiro com comando de voz através do Google assistente e acionamento remoto via Wi-fi.

Valores máximos de 70% de economia de energia e de até 40% de refrigeração mais rápida são baseados em testes, verificados pela TÜV Rheinland. Realizados em laboratório da LG, usando normas técnicas internas da LG, comparando-se um modelo LG Dual Inverter com um modelo LG convencional não inverter. Graças à função de “desumidificação”, você poderá reduzir a umidade e melhorar a qualidade do seu ambiente, porque em excesso influencia a sensação térmica.

Além disso, o ar condicionado LG tem outras funções bem legais, como a Comfort Sleep, que regula a temperatura do ambiente durante o sono, para que não fique frio, ou quente, demais.

Informações técnicas:
MarcaLG
ModeloDual Inverter Voice
TipoSplit
Capacidade de refrigeraçãoNominal: 12.000 BTUs
Capacidade de aquecimentoNominal: 12.000 BTUs
CicloQuente e Frio (reverso)
Velocidades5
Potência1085W
Eficiência energéticaClasse A
Modos de operação– Função Auto-Limpeza – Função Desumidificar – Tecnologia de refrigeração Inverter – Função resfriamento rápido – Função sleep – Função religamento automático – Função Direcionador de Ar
Vazão de ar27 / 12,5 m³/h
TemperaturaQuente e Frio
Controle remotoSem fio
Tamanho do ambiente (m²)de 16 até 20
Funções especiais– Resfriamento 40% mais rápido – SmartThinQ™ Wi-Fi: Conectividade e comandos de voz com Google Assistente e Alexa – Comfort Sleep: conforto térmico durante o sono – Proteção contra variação de tensão
Filtro3M Micro Dust
CompressorDual Inverter
Saída de arAutomático parcial
Nível de ruído51 – 41/35/27/21 dB
Recirculação de ar (m³/h)1620 m³/h
Frequência60 Hz
Tipo de gásR-410A
Material da serpentinaCobre
Tensão / Voltagem220 Volts
Consumo aproximado de energia22,8kWh
CorBranco
Certificação do INMETRO007213/2013
Peso do produto– Condensadora: 24kg – Evaporadora: 8,6kg

No3. Ar condicionado Portátil

Os aparelhos de ar condicionado portáteis são os mais práticos e fáceis de instalar quando falamos desse tipo de produto. Principalmente pela vantagem de poder ser levado para qualquer cômodo da casa. O ar condicionado portátil é uma ótima opção para quem não possui condições para comprar um ar condicionado maior, ou para quem reside em locais pequenos e alugados, além de ser bem mais barato do que um aparelho comum.

Alguns aparelhos do mercado trazem a função de ciclo reverso, ou seja, é possível refrigerar e esquentar os ambientes com um único aparelho. Ao comprar um ar condicionado portátil é importante se atentar a algumas características como: o funcionamento do ar, ruídos e barulhos, temperaturas e potência.

Vantagens

Desvantagens

  • Pode ser transportado facilmente
  • Instalação facilitada
  • Não altera a estrutura de prédios antigos
  • É preciso ter uma janela no cômodo
  • Ocupa um espaço que poderia ser útil

– O modelo ideal para você: Ar-Condicionado Portátil Philco 11000 BTUs Quente/Frio

como escolher ar condicionado
Como escolher ar condicionado para comprar

Com o ar-condicionado portátil Philco de 11.000 BTUs, você pode tornar qualquer ambiente agradável ao seu gosto. É portátil com rodinhas, ou seja, não requer instalação fixa, permitindo o uso em ambientes diferentes. Se você mora em um lugar que realmente faz frio nas estações com temperatura baixa, talvez o ideal pra você seja escolher um modelo que tenha ciclo quente e frio. 

O modelo possui 3 funções, resfriar o ar, desumidificar e ventilar, tudo isso de forma automática, possuindo inclusive um painel digital para a escolha das funções, sendo de fácil manuseio. É uma ótima opção para que busca um aparelho com design moderno e compacto além de toda a versatilidade que somente a Philco pode oferecer. É um aparelho potente, eficiente e diversificado!

Informações técnicas:
MarcaPHILCO
TipoPortátil
Capacidade de refrigeração11.000 BTU
CicloQuente e frio (reverso)
Velocidades3
Eficiência energéticaClasse A
Modos de operaçãoAutomático
Vazão de ar410m3/h
TemperaturaDe 16ºC a 32ºC
Controle remotoSem fio
Tamanho do ambiente (m²)13 a 17 m²
Funções especiais– Timer – Auto evaporação – Sleep
FiltroAnti Bacteriano
Ajustes automáticosSim
CompressorRotativo
Saída de arHorizontal
Nível de ruído51dB(A)
Frequência60Hz
Tipo de gásR-410A
Material da serpentinaCobre
Tensão / Voltagem110 Volts
Tipo de tomada10A
Consumo aproximado de energia20A
CorBranco
MaterialPlástico
Certificação do INMETRO620718/01
Peso do produto33.8 Quilogramas
Dimensões do produto45 x 52 x 88 cm

No4. Ar condicionado piso teto

Bem como seu nome diz, o Split Piso Teto pode ser instalado no piso ou no teto, e tem excelente desempenho para refrigeração, podendo chegar a até 80.000 BTUs. 

Já o Ar Condicionado piso teto é ideal para climatização de grandes ambientes. Refrigera bem ambientes com o pé direito alto, já que a vazão de ar é maior do que a dos aparelhos tradicionais. Por se tratar de um aparelho mais robusto, é recomendado sua instalação em ambientes comerciais ou de grande metragem.

Geralmente ele pode ser utilizado em residências com um alto fluxo de pessoas e que tenham pé direito alto, sendo ideal para médios e grandes ambientes.

Vantagens

Desvantagens

  • É discreto por ser inserido no teto
  • Alcança altas potencias para ambientes grandes
  • Precisa de pelo menos 35 cm de rebaixamento de gesso no teto

– O modelo ideal para você: Ar-Condicionado Split Gree 60000 BTUs Frio

como escolher ar condicionado
Como escolher ar condicionado para família

O ar condicionado split piso teto da Gree é a solução para médios e grandes ambientes, tanto comercial quanto residencial. Como o próprio nome sugere, os aparelhos de ar condicionado piso-teto são indicados para instalação no piso ou no teto da residência. Este produto está classificado com “Selo A”, com maior eficiência energética, garantindo mais economia de energia na sua casa e menos danos ao meio-ambiente. 

Informações técnicas:
MarcaGree
TipoSplit Piso-Teto
ModeloGHCN60NH3CO
Tensão220V Trifásico ou 380V Trifásico (Não é Bivolt)
Capacidade60000 BTUs
Classificação EnergéticaClassificação A
CicloFrio
Material da SerpentinaAlumínio
GásR410A
Dimensões Evaporadora (L x A x P)157 x 23,5 x 66,5 cm
Dimensões Condensadora (L x A x P)71 x 85 x 71 cm
Peso Evaporadora48Kg
Peso Condensadora61Kg
Garantia3 meses

5. Priorize os benefícios do aparelho e não o preço.

A gente sabe que o preço é um fator de decisão na hora de qualquer compra, mas quando falamos de um eletrodoméstico, que ficará por muitos anos com você, devemos levar em conta outros fatores. Atualmente existem duas tecnologias de condicionadores de ar, o inverter e os convencionais. O ar-condicionado inverter – ele é perfeito para quem quer economizar energia e refrigerar de forma mais rápida. Embora o preço do produto seja superior ao de um ar condicionado convencional no momento da compra, se você incluir o ciclo de vida do produto, irá considerá-lo um produto super econômico.

Pode ainda incluir funções de tratamento de ar, desumidificação e purificação; o que é importante, ele opera muito silenciosamente. Não é tão barulhento quanto o ar condicionado portátil ou o ar condicionado de janela. Não adianta ter um ambiente climatizado mas com ruídos incômodos, certo? Barulhos altos são capazes de arruinar o sono de algumas pessoas.

Leia também: 

TOP 4 melhor ar condicionado portatil que você precisa conhecer
Como limpar ar condicionado simples em casa
Como Escolher comprar ar condicionado para sua família

Conclusão

Após fazer referência ao artigo, você já possui como escolher ar condicionado e saiba a potência ideal para o seu ambiente ainda não? Acima de tudo, é fundamental ter em conta as características da habitação, de forma a garantir a escolha mais acertada, evitando consumos e esforço desnecessário.
Esperamos que você encontre o melhor modelo de ar condicionado para refrescar sua casa.
Acesse e aproveite!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *