Como limpar ar condicionado simples em casa

Quando e como devo limpar o filtro do ar-condicionado? como limpar ar condicionado em casa? Quando foi a última vez que você realizou uma manutenção de ar-condicionado em sua casa? 

Se a resposta for um breve silêncio enquanto tenta se lembrar, está na hora de cuidar disso!

Ar condicionados bem higienizados também reduzem a emissão de poluentes e melhoram a qualidade do ar para toda a família. Além dos problemas associados à saúde das pessoas, a poeira também faz o compressor trabalhar mais para resfriar o ambiente. 

A falta de manutenção adequada do aparelho pode acarretar em diversos problemas, como um maior consumo de energia, menor vida útil das peças e sua consequente necessidade de reposição, e até a proliferação de fungos e bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

ar condicionado inverter split

Por isso preparamos um guia de como limpar ar condicionado para um melhor desempenho do aparelho, redução de custos com energia e manter o ambiente climatizado longe de doenças respiratórias.

Por que limpar o ar condicionado?

Você talvez esteja se perguntando porque é necessário limpar seu ar condicionado. Apesar do aparelho ser prático, ele não é auto-limpante e mesmo quando não está sendo utilizado acaba acumulando sujeira – principalmente poeira.

Como limpar ar condicionado
como limpar ar condicionado

Manter a limpeza do ar condicionado split em dia traz diversos benefícios tanto para o aparelho, por exemplo, economia de energia, aumento da vida útil do aparelho, como para sua saúde.

A higienização do ar condicionado é essencial para evitar o acúmulo de sujeira, fungos, ácaros, bactérias e demais microrganismos e impurezas que podem desencadear reações alérgicas e doenças. Além dos problemas associados à saúde das pessoas, a falta de limpeza prejudica o funcionamento do aparelho — que perde sua capacidade de refrigeração e aumenta o nível de ruídos emitidos e o consumo de energia elétrica.

Por esses e outros motivos, a manutenção dos condicionadores de ar aumenta a vida útil do equipamento e preserva a saúde das pessoas que utilizam o aparelho.

Caso você tenha dúvidas sobre como fazer este serviço, fique tranquilo que a gente facilita pra você te ensinando a como limpar ar condicionado split.

Como saber quando limpar ar condicionado?

De acordo com José Ricardo da Silva Neto, diretor da Splitcenter, empresa que trabalha com a instalação e a manutenção de ar-condicionados, os filtros devem ser limpos pelo proprietário da casa a cada três meses, e por profissionais especializados a cada um ano.

Como limpar ar condicionado split
como limpar ar condicionado

O mau cheiro é um dos principais sinais que indicam a necessidade de limpar ar condicionado.

– Se o ar condicionado começou a ficar muito barulhento, está demorando para gelar e cada vez que é ligado você e outras pessoas do ambiente não param de espirrar, é sinal claro de que é preciso limpá-lo.

– Se o aparelho estiver instalado em ambientes com uma grande movimentação de pessoas, como consultórios e salas de espera, o ideal é que a limpeza seja feita sempre por profissionais a cada seis meses — acrescenta. 

– Se as crises de alergia estão mais frequentes, rinites e sinusites no caso, e sempre depois que você ou outras pessoas ficam no ambiente em que o ar condicionado se encontra, considere fazer a limpeza, mesmo que não tenha se passado muito tempo desde a anterior.

Afinal como você pode descobrir se seu ar condicionado está precisando ser limpo? Mas se ainda assim você continuar em dúvida, pode observar alguns sinais que o eletrodoméstico dá de que chegou a hora de dar uma geral nele. Você pode seguir as orientações do fabricante, que recomendam a troca do filtro após determinado período, que varia de acordo com o uso do aparelho.

Que tipo de ar condicionado?

Existem alguns tipos de ar condicionado que são comuns no mercado: Os split, que possuem duas partes, uma instalada dentro da casa e outra na parte externa; os de janela, que como já diz o próprio nome precisam ser instalados em uma janela e os portáteis, que podem ser carregados

Existem alguns tipos de ar condicionado que são comuns no mercado: Os split, que possuem duas partes, uma instalada dentro da casa e outra na parte externa; os de janela, que como já diz o próprio nome precisam ser instalados em uma janela e os portáteis, que podem ser carregados para qualquer parte da casa.

melhor ar condicionado

Para ajudar na escolha, o Os10Melhores fez uma lista os 10 Melhor ar condicionado split e janela atualmente no mercado brasileiro.

  1. Ar Condicionado Split Samsung 12000 BTUs Quente/Frio
  2. Ar Condicionado Split Elgin 18000 BTUs Quente/Frio
  3. Ar-Condicionado Split Hi Wall LG Dual Inverter Voice 12000 BTUs
  4. Ar Condicionado Split Springer Midea 12000 BTUs Frio
  5. Ar Condicionado Split Electrolux 9000 BTUs Frio
  6. Ar-Condicionado Janela LG Dual Inverter 10000 BTUs
  7. Ar-Condicionado Janela Consul 12000 BTUs Quente/Frio
  8. Ar Condicionado Janela Springer Midea 10000 BTUs Frio
  9. Ar-Condicionado Janela Consul 18000 BTUs Frio
  10. Ar-Condicionado Janela Gree 10000 BTUs Frio

Leia também:

Os 10 Melhor Ar Condicionado Split Inverter 
TOP 4 melhor ar condicionado portatil que você precisa conhecer

Como limpar ar condicionado em casa.

Antes de iniciar a limpeza do ar condicionado é preciso verificar o tipo de aparelho que você possui. A limpeza do filtro do ar condicionado é  simples e pode ser feita em casa, em poucos minutos. 

Qualquer pessoa pode limpar filtro do ar-condicionado, mas um cuidado que nunca é demais é tirar o plug da tomada sempre que for feita uma limpeza ou qualquer tipo de manutenção no aparelho.

Como limpar ar condicionado em casa

Como limpar ar condicionado de janela

  1. Comece limpar ar condicionado janela desconectando o da tomada.
  2. Retire em seguida a parte frontal do aparelho e use o pano macio para limpar. Não é recomendado usar água no processo, mas caso a sujeira esteja muito difícil de remover, você pode umedecer um pouco o pano.
  3. Retire o filtro do ar condicionado e use o aspirador de pó para limpá-lo. Se estiver muito sujo é enxágue partes lavadas com água pura – em temperatura ambiente ou morna. Deixe o filtro secar se for necessário lavá-lo.
  4. Deixe o filtro secar naturalmente ou utilize outro pano macio.

Enquanto espera o filtro secar você pode limpar as aletas do aparelho. Para isso utilize o pincel de cerdas macias. Coloque luvas de proteção para evitar machucar as mãos durante o processo.

Caso perceba que o filtro está muito desgastado, o ideal é trocar por um novo. Verifique qual é o modelo utilizado pelo ar condicionado e compre.

  1. Depos reponha as partes retiradas do ar condicionado e coloque o aparelho de volta em seu local de instalação..
como limpar ar condicionado de janela
como limpar ar condicionado

Obs:  Não utilize produtos químicos ou escovas

Como Limpar ar Condicionado Split

Diferente dos cuidados do ar-condicionado de janela, os filtros do Split requer mais minucia e atenção.

  1. Comece também retirando o plugue da tomada;
  2. Remova o painel frontal e limpe-o com um pano macio e seco, se estiver muito sujo, use um pano umedecido com água morna. O aspirador de pó pode ajudar a remover a poeira do cooler.
  3. Abra cuidadosamente o painel frontal para ter acesso aos filtros. Segure no puxador do filtro de ar e levante-o um pouco para desencaixá-lo do suporte do filtro;

como limpar ar condicionado split

Verifique se existe filtro de carvão ativado (lado esquerdo) ou HEPA (lado direito). Se seu modelo de aparelho possui esses filtros, retire-os antes de lavar os filtros de nylon e limpe-os utilizando apenas aspirador de pó;

  1. Os filtros de nylon devem ser lavados normalmente em água corrente e, se necessário, usar sabão neutro. Em seguida secar à sombra;
  2. Depois de seco, reinstale o filtro.

limpar ar condicionado

Atenção:

Não utilize, lixas ou polidores para limpar a unidade interna;

Não utilize produtos químicos;

Não lavar com água acima de 40°C, isso danifica os filtros e peças plásticas em geral;

Não ligar o ar condicionado sem os filtros.

Como limpar o ar condicionado por fora

A parte externa do ar condicionado, chamada de condensadora, também precisará ser limpa. Você deve desligar a energia elétrica antes de começar. Use o aspirador de pó para limpar as aletas. Pode ser realizada conforme o aparelho for ficando sujo, porém o ideal é limpá-lo pelo menos uma vez por semana para que não acumule poeira no aparelho. Verifique nesse momento se não há nada que esteja bloqueando o fluxo de ar: ervas daninhas, grama ou folhas.

como limpar ar condicionado split
como limpar ar condicionado

Para limpar o ventilador da condensadora, um pano úmido é suficiente, mas espere secar antes de ligar o aparelho novamente. Outra dica é evitar utilizar produtos “multiuso” nesse tipo de eletrodoméstico, para que não fiquem amarelados. Caso essa limpeza leve mais do que quatro horas, deixe o ar condicionado “descansar” volte a ligá-lo novamente depois de um dia.

Benefícios da limpeza e manutenção do ar condicionado.

Manter a limpeza do ar condicionado split em dia traz diversos benefícios tanto para o aparelho, por exemplo, economia de energia, aumento da vida útil do aparelho, como para sua saúde.

Economia de energia

Quando se fala em ar-condicionado, pensamos logo na conta de luz bem mais cara, parece inevitável. A limpeza do ar condicionado split é fundamental, pois quando o aparelho está sujo, o compressor do condicionador de ar fica sobrecarregado e acaba “trabalhando mais” para resfriar o ambiente, consumindo mais energia elétrica. Por isso é importante realizar a limpeza com frequência ou sempre que perceber que o aparelho já não está mais funcionando com a potência habitual. Renderá uma boa economia na conta de luz.

como limpar ar condicionado split
como limpar ar condicionado

Atenção com a saúde

Fungos, bactérias e outros poluentes se acumulam na poeira do ar que volta para o aparelho e aí, sem a limpeza, que podem causar doenças respiratórias: como rinite, asma, sinusite e infecções respiratórias. Quadros alérgicos e problemas de pele, pele ressecada e dores de cabeça. 

Por isso é importante saber como limpar o ar condicionado. 

Longa vida útil

Independentemente do uso do equipamento ser contínuo ou não, o ar condicionado usado com muita frequência precisa receber uma limpeza periódica e uma mais profunda semestralmente ou anualmente. A higienização de ar condicionado split é fundamental para a vida útil do aparelho, afinal você estará evitando o acúmulo de poeira e outros microrganismos que causam ferrugem e corrosão do aparelho, principalmente em cidades litorâneas.

Você também pode gostar:

✔ Como Escolher comprar ar condicionado para sua família
✔ O que é ar condicionado inverter?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *