O que é ar-condicionado inverter?

5/5 - (6 votes)

A primeira coisa que você deve saber sobre o que é ar condicionado inverter? Por que ar-condicionado inverter é melhor? Qual a diferença entre Ar-condicionado Inverter e convencional?

Condicionadores de ar inverter estão se tornando cada vez mais populares devido à sua capacidade de economizar eletricidade e resfriar eficazmente. Então, qual é o mecanismo dessa linha de condicionadores de ar e quais são suas vantagens e desvantagens? Descubramos no artigo a seguir!

o que é ar condicionado inverter

O que é ar-condicionado Inverter?

O ar condicionado inverter é um ar condicionado que utiliza a tecnologia inverter para ajudar a ajustar a velocidade de rotação do compressor conforme a capacidade de refrigeração e a capacidade de regular o frio na sala através de um circuito eletrônico contendo um microprocessador. Gestão inteligente em vez da tecnologia de usando relés de sensores térmicos comumente usados ​​em condicionadores de ar convencionais.

Portanto, os condicionadores de ar inverter não precisam ligar e desligar constantemente como os condicionadores de ar convencionais, desperdiçando energia.

No entanto, você deve observar que o efeito de economia de energia só é evidente quando você usa regularmente o ar condicionado (dentro de 6-8 horas) e a máquina está instalada corretamente e a temperatura está ajustada adequadamente.

Como funciona o ar-condicionado?

O ar-condicionado conta com um sistema interno capaz de transformar o ar quente do ambiente externo em ar frio usando gás refrigerante – normalmente, são usados gases R-22 ou R-410a.

No qual o compressor funciona na forma “Liga/Desliga”, o aparelho suga o ar do ambiente e o conduz por um evaporador, onde o ar entra em contato com o gás refrigerante em estado líquido. Com isso, o ar-condicionado resfria o ar quente do ambiente e o devolve numa temperatura mais amena.

A maneira como isso funciona causando maiores oscilações durante o resfriamento e, consequentemente, gastando mais energia.

O que é a tecnologia inverter?

Com uma tecnologia inovadora, os aparelhos de ar-condicionado inverter vem crescendo cada vez mais no gosto dos consumidores, por conta de suas grandes vantagens quando comparados com os aparelhos convencionais.

O ar condicionado inverter é um aparelho econômico, durável e silencioso que refrigera o ambiente de forma constante ao controlar a velocidade do compressor. Por não ligar e desligar, como modelos comuns, acaba desgastando menos o motor e reduzindo a emissão de ruídos.

O que é a tecnologia inverter

Explicando melhor, a tecnologia faz com que o compressor nunca precise ser desligado completamente e, desta forma, não ocorrem picos de voltagem. É como o próprio nome já diz, ele inverte a frequência que controla a velocidade de compressão do ar.

O compressor inverter pode resfriar e aquecer o ambiente por atingir velocidades mais altas do que o convencional, possui um funcionamento silencioso, pois uma vez estabilizada a temperatura, o compressor inverter trabalha em baixa rotação. Sendo assim, quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor e vice-versa.

A economia de energia é gerada devido ao compressor trabalhar em consonância com a temperatura, o compressor inverter parte uma única vez quando ligado.

Em resumo, você entendeu o que é ar condicionado inverter ? Muito fácil de entender, certo




Vantagens o que é ar condicionado inverter em comparação com o convencional.

Agora vamos Vantagens o que é ar condicionado inverter em comparação com o convencional, qual a diferença? Digamos serem as diferenças, no plural. Apesar de muita gente saber da economia de energia, ela não é o único fator que diferencia o ar condicionado inverter do convencional.

1. Diminuição dos ruídos.

Primeiramente vantagem: O nível de ruído do aparelho Inverter é menor se comparado aos aparelhos tradicionais. Isso evita aquele barulho irritante durante o silêncio da noite. Se você está procurando um ar-condicionado para o quarto das crianças, por exemplo, este modelo é o ideal.

diminuição dos ruídos
diminuição dos ruídos

Esse modelo de ar condicionado funciona de maneira diferente do convencional. Para não incomodar, o aparelho foi desenvolvido para fazer menos barulho, baixar a pressão sonora e a vibração do próprio impulsor.

O motivo é muito simples: esse fato acontece porque quando a temperatura do aparelho estabiliza, o compressor trabalha em baixa rotação. Ele consegue controlar a velocidade do compressor. Dessa maneira garante uma temperatura mais estável e reduz o gasto de energia.

Consequentemente proporciona um baixo nível de barulho. Fantástico né?

2. Maior vida útil.

O Ar Condicionado Split Inverter promove uma maior durabilidade, já que o motor não precisa ser ligado e desligado repetidamente. 

O compressor não está sobrecarregado e se gasta durante a operação. Assim ele consegue funcionar em temperaturas bem reduzidas.

3. Boa redução no consumo de energia.

As vantagens dos modelos de ar-condicionado Inverter vão muito além do que imaginamos. Esse modelo de ar condicionado gera mais economia de energia em relação aos equipamentos tradicionais.

Isso ocorre, pois ele mantém o motor em funcionamento durante todo o período de funcionamento, diferente dos modelos convencionais que ligam quando a temperatura aumenta e desligam quando o ar-condicionado chega à temperatura desejada.

Sem esse constante “liga e desliga”, os modelos do tipo Inverter garantem uma temperatura agradável o tempo todo e consegue atingir essa temperatura ideal de forma mais rápida que os convencionais.

Dessa forma, a conta luz pode ter uma redução considerável. Economizar energia elétrica com o Ar Condicionado Inverter é um ganho e tanto.

boa redução no consumo de energia.

A principal vantagem é que esses equipamentos também são econômicos. Isso ocorre pelo fato de que eles não têm tantos picos de energia, então a economia de energia pode chegar até 60%.

O ar-condicionado inverter, também consegue atingir a temperatura desejada mais rapidamente graças ao fluido refrigerante (gás), que circula com maior pressão no aparelho, resultando em melhor troca de calor.

4. Gás e Compressor.

A nova tecnologia é considerada sustentável por utilizar uma refrigeração com gases ecológicos, que não prejudicam a camada de ozônio. O gás do ar condicionado convencional pode ser tanto o R-22 quanto o R410a.

O segundo tipo é um gás ecológico que não agride a camada de ozônio, e utilizado nos modelos de ar condicionado inverter. O gás, além de não ser tóxico nem inflamável, causa uma menor agressão à natureza, pois não contem cloro em sua composição.

O gás e o compressor também pode mudar nessa disputa de ar condicionado inverter x convencional. 

O compressor do ar condicionado convencional tem rotação fixa, que faz o aparelho ligar e desligar. Esse tipo de compressor pode fazer com que o gás congele em situações a parte, prejudicando o funcionamento do aparelho. O compressor inverter não corre esse risco, além de economizar energia. 

5. Melhorias a Saúde.

Um benefício garantido ao ambiente é que, a temperatura é mantida nos mesmos níveis. Isso reduz o risco de problemas como gripe ou rinites pela diferença constante de calor e frio.

Evita alergias respiratórias. Proporcionando ao usuário um maior bem-estar devido ao ar mais fresco, puro e saudável. Ótima notícia não é mesmo?

ar condicionado inverter melhorias a saúde

Existem diversas marcas com modelos melhor ar condicionado Inverter à venda no Brasil, como Samsung, LG, Consul,…

6. Economize eletricidade

É devido ao motivo que o motor não precisa ser ligado/desligado continuamente, mas o ar condicionado inverter ajuda a economizar o consumo de energia da máquina, limitando efetivamente as contas de eletricidade (conforme as estatísticas, os condicionadores de ar inverter podem economizar 30-77 % eletricidade).

Desvantagens do Ar Condicionado Inverter

Preços mais altos

Devido às características superiores trazidas pela tecnologia inverter, geralmente, o preço dos condicionadores de ar inverter é sempre mais alto do que os condicionadores de ar convencionais de mesma capacidade.

No entanto, se sua família usa regularmente o ar condicionado por cerca de 8 horas por dia, essa será definitivamente uma boa opção para o seu bolso toda vez que você pagar sua conta mensal de eletricidade. Portanto, você precisa considerar cuidadosamente as necessidades de sua família antes de optar por comprar um produto.

Alto custo de reparo 

Condicionadores de ar inverter com circuitos eletrônicos e tecnologias complexas custarão uma quantia justa para custos de reparo e substituição. Esse é um dos pontos que fazem os usuários hesitarem na hora de optar por comprar este produto.

No entanto, ao produzir um ar condicionado inverter, o fabricante o testou detalhadamente para minimizar os danos aos usuários, então não se preocupe muito!

Alto custo de reparo 
O custo de reparo de condicionadores de ar inverter é maior que o dos condicionadores de ar convencionais.

Conclusões

Você deve estar se perguntando: o que é ar condicionado inverter ? Por que ar-condicionado inverter é melhor? Qual a diferença do ar-condicionado inverter?

Não há nenhuma diferença visual entre um ar-condicionado convencional e um inverter, mas a segunda opção tem uma grande vantagem: a economia de energia elétrica. 

Avalie o seu orçamento e veja se um eletrodoméstico inverter faz sentido para você. Além de mais econômicos, os produtos com a tecnologia também são mais modernos, trazendo outras funções que talvez não estejam presentes em um modelo convencional mais barato e que agreguem valor ao produto.

Leia também:

About the Author: Ngọc Quý

Nossos guias de compra estão aqui para te ajudar a encontrar o produto certo para suas necessidades. Tem dúvidas na hora de escolher? Estamos aqui para ajudar com informação de qualidade. https://scholar.google.com.vn/citations?user=5G5uIGEAAAAJ&hl=en

Leave a Reply