O que é ar condicionado inverter?

A primeira coisa que você deve saber sobre o que é ar condicionado inverter ? Por que ar-condicionado inverter é melhor? Qual a diferença entre Ar-condicionado Inverter e convencional?

Faz tempo que o ar-condicionado deixou de ser assunto apenas durante o verão. Com a constante variação das temperaturas nas diversas regiões do país, este eletrodoméstico é capaz de fazer a diferença proporcionando mais conforto na sua casa ao longo de todo o ano.

o que é ar condicionado inverter

Quando o verão chegar surge a dúvida sobre qual ar-condicionado comprar e se vale a pena. Por conta do preço e do uso de energia, que pode fazer o valor da sua conta subir significativamente.

Se você não tem nenhuma experiência anterior com ar condicionado, leia o artigo a seguir e entenda como funciona a tecnologia Inverter para ar condicionado.

Como funciona o ar-condicionado?

O ar-condicionado conta com um sistema interno capaz de transformar o ar quente do ambiente externo em ar frio usando gás refrigerante – normalmente, são usados gases R-22 ou R-410a.

No qual o compressor funciona na forma “Liga/Desliga”, o aparelho suga o ar do ambiente e o conduz por um evaporador, onde o ar entra em contato com o gás refrigerante em estado líquido. Com isso, o ar-condicionado resfria o ar quente do ambiente e o devolve numa temperatura mais amena.

A maneira como isso funciona causando maiores oscilações durante o resfriamento e, consequentemente, gastando mais energia.

O que é a tecnologia inverter?

Com uma tecnologia inovadora, os aparelhos de ar-condicionado inverter vem crescendo cada vez mais no gosto dos consumidores, por conta de suas grandes vantagens quando comparados com os aparelhos convencionais.

O ar condicionado inverter é um aparelho econômico, durável e silencioso que refrigera o ambiente de forma constante ao controlar a velocidade do compressor. Por não ligar e desligar, como modelos comuns, acaba desgastando menos o motor e reduzindo a emissão de ruídos.

O que é a tecnologia inverter

Explicando melhor, a tecnologia faz com que o compressor nunca precise ser desligado completamente e, desta forma, não ocorrem picos de voltagem. É como o próprio nome já diz, ele inverte a frequência que controla a velocidade de compressão do ar.

O compressor inverter pode resfriar e aquecer o ambiente por atingir velocidades mais altas do que o convencional, possui um funcionamento silencioso, pois uma vez estabilizada a temperatura, o compressor inverter trabalha em baixa rotação. Sendo assim, quanto menos calor precisar ser retirado do ambiente, menor será a velocidade do compressor e vice-versa.

A economia de energia é gerada devido ao compressor trabalhar em consonância com a temperatura, o compressor inverter parte uma única vez quando ligado.

A economia chega até 40% no modelo inverter em relação aos modelos convencionais.

Em resumo, você entendeu o que é ar condicionado inverter ? Muito fácil de entender, certo

Vantagens o que é ar condicionado inverter em comparação com o convencional.

Agora vamos Vantagens o que é ar condicionado inverter em comparação com o convencional, qual a diferença? Digamos que são as diferenças, no plural. Apesar de muita gente saber da economia de energia, ela não é o único fator que diferencia o ar condicionado inverter do convencional.

1. Diminuição dos ruídos.

Primeiramente vantagem: O nível de ruído do aparelho Inverter é menor se comparado aos aparelhos tradicionais. Isso evita aquele barulho irritante durante o silêncio da noite. Se você está procurando um ar-condicionado para o quarto das crianças, por exemplo, este modelo é o ideal.

diminuição dos ruídos
diminuição dos ruídos

Esse modelo de ar condicionado funciona de maneira diferente do convencional. Para não incomodar, o aparelho foi desenvolvido para fazer menos barulho, baixar a pressão sonora e a vibração do próprio impulsor. O motivo é muito simples: esse fato acontece porque quando a temperatura do aparelho estabiliza, o compressor trabalha em baixa rotação. Ele tem a capacidade de controlar a velocidade do compressor. Dessa maneira garante uma temperatura mais estável e reduz o gasto de energia.

Consequentemente proporciona um baixo nível de barulho. Fantástico né?

2. Maior vida útil.

O Ar Condicionado Split Inverter promove uma maior durabilidade, já que o motor não precisa ser ligado e desligado repetidamente. 

O compressor não está sobrecarregado e se gasta durante a operação. Assim ele consegue funcionar em temperaturas bem reduzidas.

3. Boa redução no consumo de energia.

As vantagens dos modelos de ar-condicionado Inverter vão muito além do que imaginamos. Esse modelo de ar condicionado gera mais economia de energia em relação aos equipamentos tradicionais. Isso ocorre pois ele mantém o motor em funcionamento durante todo o período de funcionamento, diferente dos modelos convencionais que ligam quando a temperatura aumenta e desligam quando o ar-condicionado chega à temperatura desejada. Sem esse constante “liga e desliga”, os modelos do tipo Inverter garantem uma temperatura agradável o tempo todo e consegue atingir essa temperatura ideal de forma mais rápida que os convencionais. Dessa forma, a conta luz pode ter uma redução considerável. Economizar energia elétrica com o Ar Condicionado Inverter é uma ganho e tanto.

boa redução no consumo de energia.

A principal vantagem é que esses equipamentos também são econômicos. Isso ocorre pelo fato de que eles não têm tantos picos de energia, então a economia de energia pode chegar até 60%.

O ar-condicionado inverter, também consegue atingir a temperatura desejada mais rapidamente graças ao fluido refrigerante (gás), que circula com maior pressão dentro do aparelho, o que resulta em melhor troca de calor.

4. Gás e Compressor.

A nova tecnologia é considerada sustentável por utilizar uma refrigeração com gases ecológicos, que não prejudicam a camada de ozônio. O gás do ar condicionado convencional pode ser tanto o R-22 quanto o R410a. O segundo tipo é um gás ecológico que não agride a camada de ozônio, e é utilizado nos modelos de ar condicionado inverter. O gás, além de não ser tóxico nem inflamável, causa uma menor agressão à natureza, pois não contem cloro em sua composição.

O gás e o compressor também pode mudar nessa disputa de ar condicionado inverter x convencional. 

O compressor do ar condicionado convencional tem rotação fixa, que faz o aparelho ligar e desligar. Esse tipo de compressor pode fazer com que o gás congele em situações a parte, prejudicando o funcionamento do aparelho. O compressor inverter não corre esse risco, além de economizar energia. 

5. Melhorias a Saúde.

Um benefício garantido ao ambiente é que, a temperatura é mantida nos mesmos níveis. Isso reduz o risco de problemas como gripe ou rinites pela diferença constante de calor e frio. Evita alergias respiratórias. Proporcionando ao usuário um maior bem-estar devido ao ar mais fresco, puro e saudável. Ótima notícia não é mesmo?

ar condicionado inverter melhorias a saúde

Existem diversas marcas com modelos melhor ar condicionado Inverter à venda no Brasil, como Samsung, LG, Consul,…

Leia também:

✔ Os 10 Melhor Ar Condicionado Split Inverter 
✔ TOP 4 melhor ar condicionado portatil que você precisa conhecer
Como limpar ar condicionado simples em casa
Como Escolher comprar ar condicionado para sua família

Conclusões

Você deve estar se perguntando: o que é ar condicionado inverter ? Por que ar-condicionado inverter é melhor? Qual a diferença do ar-condicionado inverter? Não há nenhuma diferença visual entre um ar-condicionado convencional e um inverter, mas a segunda opção tem uma grande vantagem: a economia de energia elétrica. 

Avalie o seu orçamento e veja se um eletrodoméstico inverter faz sentido para você. Além de mais econômicos, os produtos com a tecnologia também são mais modernos, trazendo outras funções que talvez não estejam presentes em um modelo convencional mais barato e que agreguem valor ao produto.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *