Melhores Placas Mãe para Comprar em 2023

5/5 - (17 votes)

Com o rápido desenvolvimento da tecnologia digital hoje, os computadores também se desenvolvem como uma necessidade. Nele, há uma parte que poucas pessoas prestam muita atenção é a placa mãe (mainboard).

Costumamos falar sobre o processador CPU e` RAM, mas não sabemos se a placa mãe também contribui para o desempenho de processamento do sistema do computador.

Cada placa-mãe atual será projetada para servir a um propósito diferente. O artigo abaixo, Os10melhores.net abordará como escolher a melhor placa-mãe.

Melhores Placas Mãe de 2023

[wptb id=9958]


O que é a placa mãe?

Uma placa-mãe (Mainboard) é uma placa de circuito que é considerada a espinha dorsal de um dispositivo eletrônico que permite que uma variedade de componentes se comuniquem entre si, fornecendo diferentes portas de conexão para componentes como o processador (CPU), processamento gráfico unidade (GPU), memória RAM e disco rígido de armazenamento de dados.

Olhando para a placa-mãe de cima, você verá uma coleção de circuitos, transistores, capacitores, conectores, dissipadores de calor e muito mais associados ao roteamento e sinais de alimentação no PC e slots. Permite conectar todos os componentes necessários.

Review das 11 Melhores Placas Mãe de 2023

Venha conferir a nossa lista com as 11 melhores placas-mãe e monte o seu PC com o que há de melhor!

1. ASUS PRIME Z790-A WIFI DDR5

ASUS PRIME Z790-A WIFI DDR5

ASUS PRIME Z790-A WIFI oferece tudo o que é único e inovador em um design elegante e futurista com detalhes meticulosamente trabalhados e tons de branco, prateado e preto.

Os jogadores podem personalizar totalmente muitos efeitos de LED RGB exclusivos na placa-mãe ASUS PRIME Z790-A WIFI DDR5 através do software incluído para criar um espaço de jogo criativo quando combinado com componentes de computador, acessórios, periféricos como teclados, mouses para jogos ROG, fones de ouvido, etc…

O controle abrangente forma a base da série ASUS PRIME, repleta de ferramentas que permitem que o desempenho seja adaptado para combinar perfeitamente com a maneira como você trabalha para maximizar a produtividade.

A placa-mãe PRIME Z790-A WIFI foi projetada com vários dissipadores de calor integrados, garantindo que seu dispositivo permaneça refrigerado e estável sob cargas de trabalho intensas.

  • Três dissipadores de calor M.2 cobrem os quatro slots M.2, evitando possíveis bloqueios com armazenamento M.2 durante cargas de trabalho intensas.
  • O dissipador de calor especialmente projetado melhora a transferência de calor de MOSFETs e bobinas para melhor desempenho de resfriamento de grandes dissipadores de calor que cobrem VRM e bobinas para melhor dissipação de calor.
  • O PRIME Z790-A WIFI possui controles de resfriamento abrangentes configuráveis ​​via software Fan Xpert 4 ou via UEFI BIOS.

O ASUS Advanced Memory Profile II (AEMP II) é um recurso exclusivo que ultrapassa os limites para liberar o desempenho de toda a máquina. Melhora a estabilidade da família RAM DDR5 e a compatibilidade de memória, permitindo menor latência de memória em voltagens equivalentes e margens de frequência de memória aprimoradas.

2. MSI MAG Z690 Tomahawk WIFI

MSI MAG Z690 Tomahawk WIFI

Mais notavelmente, este modelo de placa-mãe foi atualizado para a tecnologia PCIe 5.0, tecnologia Wifi 6E e tecnologia USB 3.2 Gen 2 com velocidades de transferência super-rápidas, cheias de “play foods” para os jogadores.

Isso sem falar nos 4 slots M.2, uma porta a mais que a versão com chipset Z590, o suficiente para satisfazer as necessidades de armazenamento de alta velocidade de gamers e usuários. Esta é uma atualização brilhante, especialmente no contexto onde os SSDs do tipo cartão para slots M.2 são muito mais baratos do que alguns anos atrás.

Com a 12ª geração de processadores Intel Core que “consomem” muita energia em comparação com a geração anterior, a MSI equipou o MSI MAG Z690 Tomahawk Wifi DDR4 com uma configuração de fonte de alimentação bastante massiva de 16+1+1, acompanhada por um integrado sistema de refrigeração para VRM tão massivo quanto a placa-mãe MSI X570 Godlike top de linha.

Esses grandes dissipadores de calor VRM podem pegar o vento do dissipador de calor da CPU, especialmente adequados para a nova geração de water coolers MSI Core Liquid S Series AIO lançados no Vietnã na mesma ocasião que outras marcas. Ventilador de resfriamento que cria um fluxo de ar de resfriamento para os VRMs circundantes, aumentando a estabilidade da placa-mãe da CPU.

Como conectividade, o MSI MAG Z690 Tomahawk Wifi DDR4 possui todas as tecnologias de conexão de alta velocidade líderes de hoje, como USB 3.2 Gen 2 com velocidades de transferência de até 20 Gbps, porta LAN 2,5 G e conectividade padrão. Uma porta USB tipo C 3.2 Gen 2 para o painel frontal se usado com a nova geração de modelos de chassis da MSI.

O que é surpreendente é que a MSI ainda equipa um botão de flash rápido do BIOS para este modelo de placa-mãe, embora usuários comuns provavelmente raramente brinquem com os recursos do BIOS.

3. MSI MEG X570 GODLIKE

MSI MEG X570 GODLIKE

A MSI x570 Godlike é considerada uma das melhores placas-mãe que você pode comprar com um grande número de recursos que vêm com sua aparência bastante volumosa.

Como design, é difícil superar o MSI Godlike. A placa-mãe possui Mystic Light RGB com luzes RGB “infinitas” no canto. Além disso, ele possui uma pequena tela OLED que mostrará qualquer código de depuração quando algo der errado ou poderá exibir temperaturas para monitoramento de hardware.

Outros recursos funcionais incluem o design do dissipador de calor Frozr, slot de expansão M.2 e slot ethernet de 10g. Na parte de trás da placa-mãe vemos um botão CMOS claro que é muito útil para o overclocker. Esta função Clear-CMOS permitirá que você leve sua RAM ao limite sem precisar remover o PIN do CMOS.

Ao lado do botão SMOS há um botão de flash do BIOS para você atualizar seu BIOS sem ter um ataque cardíaco para fazer isso. Se seu orçamento for grande, essa será uma ótima opção.

4. Mainboard ASUS ROG X570 Crosshair VIII Hero

Mainboard ASUS ROG X570 Crosshair VIII Hero

A série Asus ROG Crosshair tem sido bastante popular ao longo dos anos, e a série de chipsets X570 é popular entre os jogadores. Esta placa-mãe vem depois que a AMD deve lançar novas linhas de CPU Ryzen com o fornecimento e suporte para porta PCI-e 4.0 para acelerar a velocidade de processamento e armazenamento.

O design parece semelhante aos das placas-mãe convencionais sem telas e blocos VRM excessivos. No entanto, a placa é extremamente esteticamente projetada pelo departamento ROG. O grande dissipador de calor com o logotipo RGB ROG, bem como a cobertura de E/S, faz com que a placa-mãe apareça visualmente sem ser excessivamente monótona.

Vale a pena notar que esta placa em particular suporta apenas CPUs Ryzen de 2ª e 3ª geração. Apesar de ser soquete AM4, ela não funciona com Ryzen de 1ª geração e se você planeja aproveitar a funcionalidade PCIe 4.0, precisará atualizar para um chip Ryzen de 3ª geração.

Além disso, o principal também suporta 2.5G LAN com Intel WIFI 6. Você também obtém porta USB Type-C, botão de flashback do BIOS e botão CMOS. Geralmente, o Asus ROG Crosshair VIII Hero está repleto de recursos e desempenho ótimo.

Esta versão da placa-mãe contém diversas porta USB, é uma placa de circuito e também é uma ótima alternativa para Godlike por questões financeiras e de desempenho, se você não tem orçamento para as versões acima, então Hero VIII é a melhor versão para você.

O layout desta placa-mãe é ótimo, a iluminação RGB é atraente e melhor que a versão anterior.

5. Mainboard ASRock B550 Steel Legend

Mainboard ASRock B550 Steel Legend

A versão Steel Legend da ASRock é equipada com quase tudo o que você pode querer no melhor mainboard.

Esteticamente, esta versão mainboard do ASRock é extremamente atraente como apelo sensorial quando visto pela primeira vez, os raios branco e prata para seu design já angular parecem bastante legais.

No entanto, o design é apenas um dos benefícios que esta placa-mãe se orgulha – ir fundo no desempenho é a principal atração que não podemos ignorar.

Como outras placas-mãe de soquete AM4, esta placa principal é equipada com slots de 4 RAM (suporte até 4733 MHz+), 1 slot PCIe 4.0 x16 e vários slots M.2. Ele também oferece som AMD CrossFireX, 7.1, um design de energia de 14 fases, e praticamente tudo o mais que você pode encontrar no B550, o que é ótimo, não é?

Steel Legend é nomeado para mostrar a sólida durabilidade da rocha e dizer que uma placa-mãe não é apenas durável, mas também tem bom desempenho.

Os dois slots M.2 agora estão equipados com um dissipador de calor de liga de alumínio para a saída, enquanto os slots PCIe reforçados com aço adicionam uma sensação de rigidez e prolongam a vida útil da placa-mãe.

6. Asus ROG Maximus XII Extreme

Melhores Placas Mãe para Comprar em 2023

Com o design ainda mantendo o estilo de jogo luxuoso de antes, as veias explosivas são colocadas verticalmente para criar assentos e toda a frente é coberta com dissipador de calor. O MAXIMUS XII EXTREME certamente sempre se destacará da multidão. ASUS ROG MAXIMUS XII EXTREME está na série Maximus XII – a série mais avançada de PCs principais da ASUS.

A placa-mãe ASUS ROG MAXIMUS XII EXTREME é sem dúvida o produto mais atacante da ASUS Z490, integrando muitas das tecnologias mais avançadas para dar aos usuários a flexibilidade de manusear e trabalhar da maneira mais eficiente, adequada para diferentes configurações.

O ASUS ROG MAXIMUS XII EXTREME tem um preço relativamente alto porque o produto é voltado para o público de alto nível, que deseja usar não apenas materiais da mais alta qualidade, mas também integrar muitas tecnologias de alto nível.

Com a qualidade do seu design VRM inteligente, bem como a qualidade dos componentes estão sempre ao melhor nível para garantir a melhor experiência de jogo.

Obviamente, a integração de recursos que permitem a personalização nesta placa-mãe torna o overclocking extremamente fácil, como a CPU Intel Core i9 10900K que pode aumentar os clocks de um único núcleo até 5,3 GHz e um pouco mais imediatamente sem que o calor faça com que o desempenho caia.

Isso também se deve ao exclusivo ROG UEFI (BIOS) com o qual a ASUS equipou esta placa-mãe por conveniência, simplificação no ajuste, tornando-a acessível também para novos usuários.

Além disso, equipado com um dissipador de calor de última geração ajuda a manter a temperatura da placa-mãe baixa, da mesma forma os slots SSD de 2 M.2 também são equipados com um dissipador de calor dedicado. O resto das coisas mais avançadas estão nesta placa-mãe, as portas de conexão também são completas e confortáveis ​​para os usuários usarem.

O ASUS ROG MAXIMUS XII EXTREME pode ser considerado o auge para aqueles que desejam construir uma configuração de computador incrível e excelente,  bem como a qualidade mais perfeita.

7. Mainboard Gigabyte Z390 Aorus Ultra

Mainboard Gigabyte Z390 Aorus Ultra

Main Gigabyte Z390 AORUS ULTRA usa um controlador eletrônico de alimentação, fornecendo controle de corrente preciso em simultâneo, com uma fonte de alimentação de até 12+1 “phase” alimentada por 1 conector de 8 pinos e 1 de 4 pinos, ajudando a manter a estabilidade da corrente da CPU.

A parte da placa do Z390 AORUS ULTRA também é projetada com uma camada de cobre duas vezes mais espessa que o normal para aumentar a condutividade elétrica em altas cargas.

Utilizando placas de alumínio com grande área de contato e pasta térmica de 1,5 mm de espessura para dissipar o calor para a fonte de alimentação, proporcionando operação estável em altas temperaturas.

Além disso, a principal Gigabyte Z390 AORUS ULTRA também é equipada com 3 outras camadas de dissipador de calor para todos os 3 slots M.2, garantindo o máximo desempenho de discos rígidos NVMe de última geração.

Na superfície da GIGABYTE Z390 AORUS ULTRA há 8 pinos 4 pinos ( suporta PWM e DC) e 10 sensores térmicos colocados em todas as posições importantes da placa, os usuários têm total certeza da capacidade da placa-mãe de suportar dissipação de calor.

O GIGABYTE Z390 AORUS ULTRA é capaz de suportar overclocking de memória até 4400MHz, ajudando os usuários a tirar o máximo proveito dos processadores high-end de 9ª geração da Intel.

Quanto à velocidade de armazenamento, a GIGABYTE Z390 AORUS ULTRA está disponível com 3 slots M.2 com velocidades de até 32Gb/s e suporta SSDs NVMe na configuração RAID 0, oferecendo velocidades de leitura e gravação de dados de até 3551 MB/s e 3063 MB/s .

O suporte à memória Intel Optane acelera o acesso a dados de HDDs e SSDs de 2,5″.

O GIGABYTE Z390 AORUS ULTRA está equipada com um pino USB Tipo C adicional para a frente do gabinete que suporta o carregamento de dispositivos móveis usando conectividade Tipo C e portas de conexão de rede a velocidades de até 1 Gb/s, fornecendo conectividade de alta velocidade.

Para atender às necessidades de conectividade sem fio dos usuários, a GIGABYTE Z390 AORUS ULTRA também possui um kit de conexão sem fio que suporta o padrão WiFi 802.11ac com largura de banda de até 1.73Gb/s e Bluetooth 5.0 com velocidade de conexão rápida e alcance 4 vezes maior que o Bluetooth 4.2.

Ele também vem com um adaptador para conectar as portas frontais do gabinete, facilitando muito a conexão dessas pequenas portas.

Usando o codec de áudio ALC1220-VB que vem com um circuito de processamento de áudio de alta qualidade e bem projetado, oferece excelente qualidade de som além de um amplificador inteligente com ajuste automático de impedância apropriado dependendo dos fones de ouvido conectados.

O GIGABYTE Z390 AORUS ULTRA vem com uma nova interface BIOS, trazendo muitas melhorias no design da interface, proporcionando uma experiência mais intuitiva e amigável.

Ao mesmo tempo, os pacotes de software que o acompanham, como App Center, Easytune, @BIOS, System Information Viewer, são projetados com uma interface fácil de usar para oferecer a melhor experiência de usuário aos usuários.

8. Mainboard GIGABYTE Z690 AORUS XTREME (DDR5)

Mainboard GIGABYTE Z690 AORUS XTREME (DDR5)

Com a evolução da tecnologia de hoje, a GIGABYTE sempre se mantém atualizada com as últimas tendências e oferece aos clientes recursos atacantes e tecnologia moderna. A placa-mãe GIGABYTE Z690 AORUS XTREME (DDR5) vem com soluções de energia atualizadas, os mais recentes padrões de armazenamento e conectividade excepcional para otimizar o desempenho para jogos.

As placas-mãe GIGABYTE Z690 apresentam a mais recente arquitetura DDR5 e recursos XMP 3.0. A nova tecnologia de memória DDR5 aumenta a largura de banda da plataforma em até 50% e aumenta drasticamente o desempenho do sistema implementando tensão DDR5 nativa desbloqueada, roteamento de memória Extreme e slots SMD confiáveis.

Além das atualizações de hardware, a interface amigável também oferece funcionalidade completa para overclocks mais altos com ajuste exclusivo de DDR5.

O desempenho da placa-mãe GIGABYTE Z690 AORUS XTREME (DDR5) é garantido por um design de dissipador de calor inovador e otimizado. Ele também garante CPU estável, chipset, SSD e temperatura mais baixa sob carga total de aplicativos e jogos.

A placa-mãe GIGABYTE Z690 AORUS XTREME (DDR5) permite que você experimente conectividade flexível e velocidades rápidas de transferência de dados. Ao lado, há conectividade de rede, memória e WIFI de última geração.

As placas-mãe GIGABYTE oferecem vários softwares úteis e intuitivos para ajudar os usuários a controlar todos os aspectos. Também oferece efeitos de iluminação personalizáveis ​​com estética marcante e adaptados à sua personalidade única.

O GIGABYTE Ultra Durable™ se destaca por sua alta durabilidade e processo de fabricação de alta qualidade. As placas-mãe GIGABYTE usam os melhores componentes e reforçam cada slot para tornar cada slot resistente e durável.

9. Mainboard ASUS ROG STRIX B550-E GAMING

Mainboard ASUS ROG STRIX B550-E GAMING

Alimentado pelo chipset AMD B550 que suporta processadores AMD Ryzen de terceira geração com soquete AM4. O chipset aproveita ao máximo a largura de banda de dados PCIe 4.0 para lidar com tarefas exigentes, como streaming 4K, edição de vídeo e jogos em configurações altas.

Até 128 GB de RAM ECC DDR4 de canal duplo, atingindo 4400 MHz quando em overclock, podem ser instalados nos quatro slots de memória para melhorar os recursos e a velocidade de multitarefa do sistema.

A placa-mãe possui 2 slots PCIe 4.0 x16 e um slot PCIe 3.0 x16 adicional, e dois slots PCIe 3.0 x1 estão disponíveis para expansão compatível, como placas Thunderbolt 3.

Os usuários podem conectar monitores às portas DisplayPort 1.2 e HDMI 2.1 da placa-mãe para aproveitar o processador AMD Ryzen com gráficos integrados.

Porta USB 2.0 Tipo A para conectar periféricos como mouse e teclado. Além disso, portas USB 3.2 Gen 2 Tipo A e Tipo C para transferência de dados de dispositivos compatíveis a velocidades de até 10 Gb/s.

As portas Wi-Fi 802.11ax integradas e Ethernet 2,5 Gigabit oferecem a largura de banda necessária para jogos online, transmissão de vídeo 4K e transmissão ao vivo.

A placa-mãe combina processadores AMD Ryzen de terceira geração com largura de banda de memória PCIe 4.0 através do chipset B550 para desempenho máximo.

O estágio de potência 14+2 DrMOS e usam bobinas de liga de alta qualidade, além de capacitores super duráveis que alimentam componentes importantes, como CPUs.

10. Mainboard Gigabyte A520 Aorus Elite

Mainboard Gigabyte A520 Aorus Elite

Utiliza um design VRM digital puro de 5 + 3 estágios com MOSFETs Low RDS(on) para alimentar CPUs AMD Ryzen de 3ª geração, fornecendo uma precisão incrível ao alimentar o componente mais sensível à energia e consome muita energia da placa-mãe.

Gigabyte A520 AORUS ELITE oferece tecnologia SSD M.2 super-rápida para maximizar o potencial do sistema.

O uso de CIs com até 3 vezes mais impedância do que os CIs tradicionais protege melhor a placa-mãe e seus componentes contra possíveis danos causados ​​pela eletricidade estática. Além disso, ICs especiais anti-surge protege sua placa-mãe e seu PC de qualquer possível pico no fornecimento de energia.

LAN Gigabit de alta velocidade com alocação automática de largura de banda: Realtek 8118 com alocação automática de largura de banda para garantir a mais alta prioridade de rede do jogo ou do aplicativo. Ao mesmo tempo, fornece aos usuários os recursos mais abrangentes e a experiência de Internet mais rápida e suave.

Suportando HDMI 2.1, compatível com HDMI 2.0/1.4 e fornecendo largura de banda de 48Gb/s, os usuários transferem vários fluxos de vídeo, bem como proporção 21:9 de cinema nativo, suporte Full HDR e HDCP 2.3, para oferecer a melhor experiência visual aos espectadores.

Equipado com sua própria porta USB 3.2 Gen2 com velocidades de até 10 Gbps. Disponível em um conector USB tipo A, o USB3.2 Gen2 é amplamente aprimorado com o dobro da largura de banda da geração anterior, bem como compatibilidade retroativa com USB2.0 e USB3.2 Gen1.

Com a ajuda do Smart Fan 5, ele oferece desempenho de PC poderoso, mantendo uma temperatura estável. O Smart Fan 5 permite que os conectores de alimentação do ventilador sejam alterados para refletir os diferentes sensores térmicos em cada cluster na placa-mãe.

RGB Fusion 2.0 com interface de usuário intuitiva, oferece uma solução melhor para personalizar os efeitos de iluminação em todos os dispositivos suportados, pode personalizar seu equipamento de jogo de acordo com suas necessidades. seu próprio estilo

11. Mainboard ASRock A520M ITX / a

Mainboard ASRock A520M ITX / a
Melhores Placas Mãe Baratos

Como uma placa-mãe com design de energia de 8 fases, suportando processadores Ryzen de 3ª geração, RAM DDR4 4733+ (OC), SSD M.2 NVMe e módulo wifi de banda dupla…

Com um design de energia de 8 fases, fornece entrega de energia completamente suave para a CPU. O A520M-ITX/ac também melhora o desempenho com as temperaturas mais baixas para jogadores de alto nível.

O uso de bobinas de alimentação de 60A de alta qualidade torna a corrente de saturação mais de três vezes melhor, fornecendo assim uma tensão Vcore aprimorada para a placas-mãe.

Fornece um controle de LEDs RGB embutidos ou tiras de LED conectadas externamente, ventilador da CPU, cooler, chassi ou qualquer dispositivo RGB. Os dispositivos também podem ser sincronizados em acessórios certificados Polychrome RGB Sync.

Equipado com 1 slot Ultra M.2 PCIe Gen3 x4 com velocidade de transferência de dados de até 32 Gb/s e suporte a módulos M.2 SATA3 6 Gb/s.

Um par de portas USB 3.2 Gen1 da placa-mãe são integrados no i/o traseiro para suportar dispositivos USB 3.2 Gen1 de próxima geração e fornecer velocidades de transferência de dados de até 5 Gbps.

Use as duas conexões mais utilizadas, combo HDMI + DisplayPort

O suporte para cabeça gráfica HDMI 4K 60Hz com maior largura de banda e taxa de quadros aumentada torna seu movimento na tela mais suave e menos moderno.

Você também pode gostar:

Qual é a melhor marca de placa mãe?

Aqui estão marcas respeitáveis, que permanecem há muitos anos, confiáveis ​​​​pelos crentes em tecnologia, consulte.

Marca GIGABYTE

A GIGABYTE, fundada em 1986, é uma das maiores fabricantes de hardware de computador de Taiwan. Os produtos da GIGABYTE incluem placas base, placas gráficas, radiadores, caixas de computador e laptops.

Destaques do mainboard GIGABYTE

O Mainboard GIGABYTE é desenvolvido em tecnologia Ultra Durável com componentes de alta qualidade e design ideal que fornecem durabilidade, estabilidade e alto overclocking. Embora o preço seja bastante alto em relação aos produtos do mesmo segmento, ele traz qualidade superior em relação aos concorrentes.

Alguns mainboards proeminentes são muito apreciados como: Gigabyte B365M-D3H, GIGABYTE B450 Aorus Elite, GIGABYTE Z390 GAMING X, GIGABYTE Z390 UD …

Marca ASUS

A Asus é uma famosa fabricante de placas-mãe e placas gráficas. Seus produtos são bem diversos, incluindo: laptops, placas-mãe, placas gráficas, servidores, armazenamento óptico, monitores LCD e smartphones.

Destaques das placas-mãe ASUS?

As placas-mãe da Asus geralmente são para design gráfico, mas ainda respondem bem se a configuração for usada para jogos. A velocidade da placa-mãe Asus é avaliada como rápida e não quente, o preço é adequado para a maioria dos usuários hoje.

Algumas das principais placas-mãe da empresa podem ser mencionadas como: ASUS TUF GAMING X570-PLUS, ASUS ROG Strix X570-E Gaming, ASUS ROG Strix Z490-E Gaming, ASUS TUF Gaming B550-PLUS…

Marca MSI

A MSI foi fundada em 1986 com sede em New Taipei, Taiwan. A empresa desenvolve principalmente produtos de hardware, incluindo: placa-mãe, placa de vídeo, laptop para jogos, servidor…

Destaques das placas-mãe MSI

As placas-mãe MSI geralmente têm uma ampla faixa de preços para atender a maioria dos usuários, são acessíveis, sempre incorporam novas tecnologias e oferecem recursos de overclocking extremamente bons.

Excelentes modelos de placa principal MSI, como: MSI X299 Gaming Carbon Pro, MSI MPG Z490 Gaming Plus, MSI MAG Z490 Tomahawk, MSI B560M Pro Mainboard…

Marca ASRock

A ASRock foi fundada em 2002, inicialmente como subsidiária da ASUS para competir com a Foxconn no segmento OEM, além de fabricar produtos de baixo custo para o mercado. Mas em 2010, se separou e competiu diretamente com a Asus, agora a ASRock é de propriedade da Pegatron.

Destaques da placa-mãe ASRock?

Os produtos de placas-mãe da ASRock focam na otimização de custos, por isso são mais baratos do que produtos similares no mesmo segmento. A ASRock também desenvolve uma variedade de placas-mãe para escritório e jogos com excelente durabilidade, boa qualidade e processamento rápido.

Algumas das principais placas-mãe da empresa incluem: ASRock X570 Phantom Gaming 4, ASRock B460M Pro4, ASRock Z490 AQUA, ASRock W480 Creator…

Marca Colorful

Fundado em 1995, o Colorful Group (CFG) está localizado em Shenzhen, na China. As linhas de produtos da empresa são bastante diversificadas, incluindo: placas-mãe, placas de vídeo, fontes de alimentação ATX, chassis, players Hi-fi, Mini PCs, computadores de controle industrial…

Destaques da placa-mãe colorida?

O preço é provavelmente a característica de maior destaque da placa-mãe Colorida, que possui linhas de produtos com preços atrativos para cada segmento. Mas você não pode esperar muito devido ao preço baixo, então o design e os recursos não são excelentes, adequados para usuários comuns.

Algumas placas-mãe de destaque da empresa podem ser mencionadas: CVN X570M Gaming Pro V14, CVN B560M Gaming Pro V20, CVN B560M Gaming Frozen V20…

Nota: As opiniões no momento do artigo, as informações de referência e a ordem da marca acima podem mudar com o tempo.

Melhores Placas Mãe | Como escolher

1. Socket

O socket CPU é o local de contato direto entre a CPU e a placa-mãe. Ou, para simplificar, o socket é o soquete da CPU na placa-mãe. Portanto, a CPU e a placa-mãe devem ter o mesmo socket para garantir que possam ser conectadas.

Portanto, se você escolheu uma CPU para o seu computador, deve basear-se nos parâmetros de socket da CPU como base para escolher a placa-mãe correta (e vice-versa). A escolha certa lhe dará a mais alta eficiência.

2. Chipset

Chipset é um componente responsável por conectar e transferir dados entre componentes e dispositivos periféricos com a CPU. É o nome comum do chip Northbridge e do chip Southbridge.

O chip Northbridge é responsável pela conexão de dados de componentes de alta velocidade, como RAM, GPU e CPU. O chip Southbridge é responsável por conectar componentes de baixa velocidade como USB, mouse, disco rígido e teclado,…

Os chipsets são atribuídos principalmente pelos fabricantes de CPU Intel e AMD aos fabricantes de placas-mãe. Portanto, o nome do main incluirá o nome do chipset.

Dependendo do chipset, ele será equipado com alguns recursos especiais, muitas pistas USB, SATA, PCIe, .. Portanto, o preço da placa-mãe será afetado pelo chipset. Você também deve confiar nesse fator para obter as melhores Placas Mãe.

3. Escolha uma placa-mãe com slots de expansão suficiente

Ao escolher uma placa-mãe, você precisará prestar atenção aos slots largos. Aqui está a porta PCIe e o slot RAM (slot DIMM) da placa-mãe.

A porta PCIe é uma porta de conexão padrão que conecta os componentes de expansão do computador, como placas de rede, placas gráficas, placas de som, etc com a placa-mãe.

PCIe é produzido em vários tamanhos, como: X1, X2, X4, X8. X16, .. Quanto maior o tamanho do PCIe, com mais pinos ele será equipado e maior será a largura de banda de dados.

Cada tipo de PCIe será usado para finalidades diferentes. Portanto, você precisa considerar o que usará e quanto para minimizar a perda de tempo, afetando o processo de substituição e reparo posteriormente.

4. Selecione a placa-mãe com base nas portas e I/O

O número de portas e I/O é um dos parâmetros importantes que determinam a melhor placa-mãe. As portas de conexão na placa-mãe incluem principalmente:

Porta SATA e slot M.2 .

– Portas USB

– Portas de áudio

– Porta de conexão de rede

– Portas de saída de imagem

Aqui está uma lista de portas comuns:

– USB 3 / USB 3.1 Gen1: Este é um padrão de conexão de alta velocidade que pode funcionar com a maioria dos dispositivos periféricos.

– USB 2: Velocidade mais lenta que USB 3/3.1, mas ainda atende à capacidade de se conectar bem com teclado, mouse e muitos outros dispositivos.

– USB 3.1 Gen2: não há muitos periféricos que suportem este c, mas oferece largura de banda de até 10 Gbps, o dobro do USB 3.1 Gen 1 / USB 3.0.

– USB Type-C: Este tipo de porta pode ser compatível com USB 3.1 Gen1 ou USB 3.1 Gen2 e é projetado em novos smartphones e tablets.

– Saída de vídeo HDMI / DisplayPort: Esta porta permite a saída de imagens e vídeos de alta qualidade para uma tela grande com som.

– Porta de áudio: Esta porta é importante se você precisar conectar alto-falantes ou fones de ouvido.

– Porta PS/2: Suporte para conexão com teclado e mouse de geração antiga.

– Thunderbolt 3: Esta porta é muito raramente encontrada em placas-mãe, porém algumas placas-mãe a suportam através de placas de expansão dedicadas. Fornece a conexão mais rápida possível, até 40 Gbps.

5. Formato, Tipo ou Fator de Forma

O tamanho da placa-mãe será um parâmetro importante que você precisa prestar atenção ao comprar uma placa-mãe. Cada um tem tamanhos diferentes que se adaptam a determinados equipamentos.

A placa-mãe é projetada conforme a convenção de tamanho padrão. Assim, os fabricantes de placas-mãe vão depender disso para produzir placas-mãe desses tamanhos para caber no gabinete, além de serem mais convenientes na montagem do computador.

Quanto maior a placa-mãe, mais componentes adicionais serão integrados, como WiFi integrado, Led RGB ou um grande número de slots PCIe, slots de RAM e conexões periféricas, etc.

As linhas de placas-mãe atualmente no mercado estão disponíveis em três tamanhos.

  • – ATX é o maior tamanho, oferecendo mais espaço para portas e slots.
  • – Micro-ATX é 2,4 polegadas mais curto, suportando menos slots de expansão.
  • – Mini-ITX é o menor tamanho, geralmente suportando apenas um slot de placa gráfica e alguns conectores para discos rígidos e RAM.
Modelo Dimensões Slots
ATX 305mm x 244mm 1 AGP e 6 PCI
Micro-ATX 244mm x 244mm 1 AGP e 3 PCI
Mini-ITX 170mm x 170mm 1 PCI

6. Suporte a GPU

Você terá que descobrir quais GPUs podem se conectar à sua placa-mãe e quantas GPUs sua placa-mãe pode suportar. Hoje, a maioria das GPUs se conecta via slots PCIe 3.0 ou superior, e a maioria usa slots PCIe x16, verificando ainda mais a largura disponível para cada slot PCIe e a largura dos dois slots.

Portanto, ao escolher sua placa-mãe, verifique se ela oferece o tipo correto de slot PCIe. Isso significa examinar cuidadosamente as especificações da GPU e compará-las com as especificações da placa-mãe.

Se você deseja conectar duas ou mais GPUs, com a opção SLI da NVIDIA e Crossfire da AMD, precisará de dois slots PCIe disponíveis com uma placa-mãe compatível. Outra observação é certificar-se de escolher uma fonte de alimentação que possa atender às necessidades da GPU, bem como do restante dos componentes.

Melhor Placa Mãe | Conclusão

Pode-se dizer que a placa-mãe decidirá quase todo o seu PC, portanto, tenha muito cuidado ao considerar seu orçamento, bem como os requisitos para atualizar o equipamento posteriormente.

Acima está um artigo sobre como escolher a melhor placa-mãe ao construir um PC, espero ajudá-lo a escolher um produto que você goste. Se você achou o artigo útil, compartilhe-o com seus amigos. Obrigado por tirar um tempo para ler o nosso artigo!

Você também pode gostar:

About the Author: Viet Long

A Viet Long gostaria de enviar as minhas mais calorosas saudações aos leitores que visitaram OS10MELHOES. Como um escritor apaixonado, adoro descobrir e aprender muitas coisas novas... Viet Long deseja enviar aos leitores seu próprio compartilhamento e experiências para que eles possam ajudar os leitores a fazer as melhores escolhas ao comprar produtos. Todos os comentários de clientes e leitores são sempre a coisa mais preciosa com Viet Long e a equipe autora do OS10MELHORES para podermos inovar e criar mais conteúdo no futuro. Estamos felizes por você estar aqui! https://scholar.google.com.vn/citations?user=5G5uIGEAAAAJ&hl=en

Leave a Reply