Melhores Livros de Ficção Científica

Se você é um leitor ávido com afinidade por buracos de minhoca (ou outros favoritos de ficção científica), estes são os melhores livros de ficção científica para você.

Tabela de Conteúdos

O que Define um Livro de Ficção Científica?

Embora os livros de ficção científica e fantasia frequentemente se sobreponham, a ficção científica geralmente segue a lógica científica, enquanto a fantasia tende a incluir elementos de magia. O que alguns chamam de ficção científica hard tem foco em ciências naturais como biologia, química e astrofísica, enquanto a ficção científica brando enfatiza ciências sociais como psicologia, política e sociologia. Os melhores livros de ficção científica, no entanto, misturam elementos tecnológicos inovadores com subsequentes ramificações sociais.

Top 50 Melhores Livros Clássicos de Ficção Científica

Compilamos 50 dos melhores livros de ficção científica que todos deveriam ler, incluindo títulos que permaneceram relevantes ao longo dos anos, livros elogiados por críticos e leitores, séries transformadas em filmes e programas de TV e mais recentes. page-turners que criaram buzz e chegaram às listas dos mais vendidos.

1. A Trilogia Wormwood, de Tade Thompson

A Trilogia Wormwood de Tade Thompson

Ver Livros

Comece sua aventura no universo da Wormwood Trilogy com o primeiro livro, Rosewater, vencedor do Prêmio Arthur C. Clarke de Melhor Romance de Ficção Científica. Publicado em 2016 e ambientado em 2066, esta imaginação cyberpunk de um futuro próximo da Nigéria e da “xenosfera” confunde mentes e gêneros. Um bioma alienígena que dizem ter poderes de cura atrai os doentes, que se instalam em suas margens em uma cidade chamada Rosewater. Kaaro, nosso narrador, foi recrutado pelo governo por seus poderes telepáticos, mas logo outros com esses poderes começam a morrer de uma doença misteriosa. Explorando contato alienígena, conspirações do governo e um plano paranormal, este livro o levará a lugares onde você nunca esteve. Boas notícias se você gosta de Rosewater: A história continua com suas sequências, The Rosewater InsurrectionA Redenção Rosewater.

2. A mão esquerda da escuridão, de Ursula K. Le Guin

A mão esquerda da escuridão

Ver Livros

Ursula K. Le Guin foi uma escritora prolífica de ficção científica e fantasia, cuja longa lista de elogios inclui seis Nebula Awards e sete Hugo Awards. Tecnicamente, seu célebre romance de 1969, The Left Hand of Darkness, faz parte de uma série chamada Hainish Cycle (às vezes chamada de Novels of Ekumen). Ao compartilhar um universo, cada livro da série é independente, então estamos destacando esta história de destaque como um dos melhores livros de ficção científica já escritos. Para leitores interessados ​​em antropologia, filosofia e investigação social, Le Guin escreve com grande profundidade sobre temas à frente de seu tempo. Sua narrativa hábil traz a humanidade para o primeiro plano, e sua exploração de um planeta onde o gênero é fluido desafiou as normas de gênero da década de 1960 e continua relevante para as discussões de gênero hoje.

3. The Daughter of Doctor Moreau, de Silvia Moreno-Garcia

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

A autora best-seller Silvia Moreno-Garcia (você pode ter lido seu Mexican Gothic ou Velvet Was the Night ) traz a magia feminista latina ao mundo literário mais uma vez, com esta releitura sonhadora de 2022 do clássico de terror de ficção científica de 1896 de HG Wells, The Island of Doctor Moreau . Transportado para as exuberantes selvas de Yucatán de 1871, os leitores ainda conhecem o cientista maluco de Wells e seus experimentos híbridos animal-humano, desta vez sob a perspectiva de sua filha, Carlota, que considera as criaturas sua família. E embora haja um romance apaixonado entrelaçado no conto também, a história também fornece comentários sobre a desigualdade social da realidade e os conflitos presentes no México na época. Quer você tenha lido o original ou não,A Filha do Doutor Moreau prova que os melhores livros de ficção científica podem levar os contos clássicos para o próximo nível. Esta é a leitura perfeita para os amantes da ficção histórica.

4. Dead Silence, de SA Barnes

Dead Silence

Ver Livros

Não precisa ser uma temporada assustadora para curtir livros de terror! Se você amou o filme Event Horizon ou o videogame Dead Space, o romance Dead Silence de 2022 de SA Barnes é um thriller de terror espacial de tirar o fôlego que o manterá na ponta da cadeira. Uma equipe de salvamento liderada por Claire Kovalik responde a um sinal de socorro e encontra um transatlântico de luxo que irá preparar sua tripulação para o resto da vida… mas a nave fantasma acaba sendo muito mais do que ela esperava. O que Barnes faz incrivelmente bem neste livro de ficção científica é lembrar aos leitores como o espaço é realmente assustador e expansivo – um pequeno erro de cálculo pode custar tudo e ninguém pode ouvir você gritar.

5. Remembrance of Earth’s Past, de Cixin Liu

Remembrance of Earth's Past

Ver Livros

Quer você se refira a ela como a série The Three-Body Problem ou a série Remembrance of Earth’s Past, esta é uma das melhores séries de livros de ficção científica por aí. Começa com The Three-Body Problem, que ganhou prêmios literários na China quando foi publicado em 2008. Em 2014, foi traduzido para o inglês por Ken Liu e prontamente ganhou um Hugo Award, tornando Cixin Liu o primeiro autor asiático. Para ganhar o prestigioso prêmio de Melhor Romance. A história complexa tece um conto da história chinesa, ciência e guerra alienígena. Situado na terra à beira de uma invasão, o livro retrata a humanidade se fragmentando em suas diferentes abordagens ao perigo iminente. No momento, está sendo adaptado para a Netflix, mas ainda não há data de lançamento, então você ainda tem tempo para ler os livros antes de assistir à série.

6. The Marrow Thieves, de Cherie Dimaline

The Marrow Thieves

Ver Livros

Parte de outra série de livros que está sendo adaptada para a televisão, The Marrow Thieves (2017) e Hunting by Stars (2021) exploram um futuro onde o meio ambiente está em perigo e as ocorrências naturais que antes considerávamos naturais não são mais possíveis. As pessoas se tornaram incapazes de sonhar, com exceção dos índios norte-americanos, que carregam a habilidade na medula. Como a falta de sonhos leva à loucura, os “recrutadores” não vão parar por nada para tomar à força a medula dos povos indígenas. Acompanhamos um grupo de jovens amigos navegando em um mundo em que são caçados e, com eles, refletimos sobre os temas de deslocamento, ancestralidade e ruína ambiental. Escrito por um membro da Nação Metis de Ontário, este é um livro nativo americano que você não pode perder.

7. Upgrade, de Blake Crouch

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Os thrillers de ficção científica de Blake Crouch (incluindo Dark Matter e Recursion ) sempre mantêm os leitores na ponta da cadeira, mantendo o foco em personagens atraentes com os quais você realmente se importa. Seu último não é exceção: Upgrade foi um dos livros mais esperados de 2022. Nesta leitura cheia de ação, o protagonista Logan Ramsay, ao estilo de Jason Bourne, descobre que seu genoma foi hackeado e está se fortalecendo, mais rápido e mais inteligente. O mesmo acontecerá com o resto do mundo, mas a um custo terrível e antiético, e Logan deve correr para impedir que isso aconteça.

8. Nunca me deixe ir, de Kazuo Ishiguro

Nunca me deixe ir de Kazuo Ishiguro

Ver Livros

E se você e seus entes queridos nunca mais precisassem ficar doentes? E até onde você estaria disposto a ir para isso acontecer? Kazuo Ishiguro’s Nunca me deixe ir (2005) é uma ruminação filosófica comovente sobre o que significa ser humano. Neste mundo alternativo distópico onde os clones são cultivados para órgãos, cada momento é precioso e comovente para os clones, que lutam para provar sua humanidade. Indicado para o Prêmio Booker de 2005 e vencedor do Prêmio Arthur C. Clarke de 2006, o livro foi adaptado para o cinema em 2010, estrelado por Carey Mulligan, Keira Knightley e Andrew Garfield.

9. É assim que se perde a guerra do tempo, de Amal El-Mohtar e Max Gladstone

É assim que se perde a guerra do tempo

Ver Livros

Este romance epistolar extraordinariamente belo segue Red e Blue, dois espiões rivais pós-humanos que viajam pelo espaço e tempo para alterar a história para que suas respectivas facções vençam a eterna guerra do tempo. Em uma história que lembra Killing Eve, as mulheres tentam ser mais espertas, deixando mensagens secretas como provocações – mas em algum lugar ao longo do caminho, elas se apaixonam. Não confunda isso com um romance; é firmemente ficção científica. Amal El-Mohtar e Max Gladstone escrevem suas respectivas perspectivas em forma lírica, sua poesia requintadamente instigante, elevando este a um dos melhores livros de ficção científica de todos os tempos. Vencedor do Prêmio Nebula de Melhor Novela em 2019 e do Prêmio Hugo de Melhor Novela de 2020,É assim que você perde a guerra do tempo com certeza tirará o seu fôlego.

10. Exhalation: Stories, de Ted Chiang

Exalação por Ted Chiang

Ver Livros

Ted Chiang é um célebre escritor conhecido por reunir toneladas de brilho de ficção científica em histórias curtas e bonitas. O filme indicado ao Oscar Arrival é baseado em um conto de sua coleção anterior, Stories of Your Life and Others. O sucesso dessa primeira coleção fez de Exhalation (2019) um best-seller nacional e o melhor livro do ano do New York Times. As nove histórias deste livro exploram o futurismo, o livre-arbítrio e a inteligência artificial, entre muitos outros temas sutis. Em vez de confiar na emoção e no flash, Chiang é um pensador profundo que abre nossas mentes com os mundos que ele cria.

11. Duna, de Frank Herbert

Duna de Frank Herbert

Ver Livros

Este clássico de 1965 voltou à moda, graças à adaptação para o cinema de ficção científica vencedora do Oscar de 2021, estrelada por Timothée Chalamet e Oscar Isaac. Nunca caiu desuso, porém, vendendo milhões de cópias desde sua primeira tiragem e ganhando o Hugo Award e o Nebula Award. A história se passa no ano 10.191 no planeta Dune, o planeta mais valioso do universo exuberantemente imaginativo de Herbert. Elogiado como o precursor de Guerra nas Estrelas de George Lucas, Duna inclui o material da ficção científica e da magia da fantasia: ação de tirar o fôlego, um mundo fictício icônico e um personagem principal que é muito humano em um universo desumano. Leia atentamente e você provavelmente encontrará algumas semelhanças entre os mundos de Duna e Star Wars.

12. A casa de doces, de Jennifer Egan

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Escrito pelo autor vencedor do Prêmio Pulitzer de A Visit from the Goon Squad, The Candy House é um romance autônomo deslumbrante e brilhante de 2022 ambientado no mesmo mundo. Ele imagina a próxima iteração da mídia social: uma tecnologia revolucionária que exterioriza a consciência em um cubo e permite que você acesse e compartilhe suas memórias. Embora possa tratar demência e amnésia, ajudar a resolver crimes e até mesmo ajudá-lo a encontrar onde deixou suas chaves, o resultado é uma consciência compartilhada onde todos podem acessar as memórias uns dos outros – consentindo ou não. A autora Jennifer Egan explora as ramificações dessa tecnologia na vida de diferentes pessoas. Cada narrador tem sua própria voz distinta, o que mantém The Candy House envolvente e único.

13. Sea of Tranquility: A novel, de Emily St. John Mandel

Sea of Tranquility: A novel

Ver Livros

Do autor best-seller de The Glass Hotel e Station Eleven vem Sea of ​​Tranquility, um épico que abrange séculos, civilizações e mundos. Se Station Eleven fosse o romance pandêmico de Emily St. John Mandel – um que conquistou os corações de milhões de leitores e, mais tarde, telespectadores com sua adaptação para a televisão HBO Max de 2021 – Sea of ​​​​Tranquilityé a resposta de 2022 para isso, desconstruindo completamente o conceito de tempo, morte e realidade. A história une as vidas de um adolescente exilado no deserto canadense em 1912, um escritor de uma colônia lunar em uma turnê de livros na Terra em 2203 e um detetive em Night City em 2401, reunindo tudo. Por meio de passagens serenas e uma prosa bela e comovente, o romance explora a teoria da simulação, a viagem no tempo e a condição humana. Se você é fã do Cloud Atlas de David Mitchell, Sea of ​​​​Tranquility é o livro de ficção científica perfeito para você.

14. The Ender Saga, de Orson Scott Card

The Ender Saga

Ver Livros

Em 1985, Ender’s Game, de Orson Scott Card, abriu um novo mundo para os fãs de ficção científica: o mundo da mente genial de seu jovem herói. É uma reviravolta militarista de alto risco na ficção científica e bem-vinda por aqueles que gostam de ler ficção histórica e romances sobre a guerra. Ender’s Game ganhou os prêmios Hugo e Nebula sendo seguido por Speaker for the Dead, Xenocide, Children of the Mind e, em 2008.

15. Fahrenheit 451, de Ray Bradbury

Fahrenheit 451 por Ray Bradbury

Ver Livros

Ray Bradbury nunca se propôs a ser um dos melhores autores de ficção científica de todos os tempos. Ele se classificou como um escritor de fantasia e terror, dois gêneros bem representados no livro best-seller de 1953, Fahrenheit 451. O livro trata da busca da leitura e da educação em uma sociedade que baniu os livros. Embora já se passaram quase sete décadas desde sua publicação, o livro continua relevante em meio ao aumento atual da proibição de livros.

16. Aniquilação, de Jeff Vandermeer

Aniquilação, de Jeff Vandermeer

Ver Livros

Um daqueles livros que você absolutamente terminará em uma única sessão, o primeiro da trilogia Southern Reach é um master class em tensão. Uma equipe de quatro mulheres – uma bióloga, antropóloga, psicóloga e agrimensora – é designada para explorar a misteriosa e abandonada Área X, onde as expedições dos últimos 30 anos falharam devido a desaparecimentos, suicídios e câncer. À medida que a equipe lentamente perde seus membros e experimenta encontros cada vez mais estranhos, o mistério só se aprofunda. Vencedor do Prêmio Nebula de 2014 e do Prêmio Shirley Jackson de 2014 de melhor romance. Aniquilação foi adaptado para um filme dirigido por Alex Garland e estrelado por Natalie Portman e Oscar Isaac.

17. Drunk on All Your Strange New Words, de Eddie Robson

Drunk on All Your Strange New Words

Ver Livros

Ambientado em uma Nova York pós-contato, em breve. Bêbado em todas as suas novas palavras estranhas é um mistério de assassinato de 2022 no qual alienígenas caminham entre nós e ninguém pisca. Esses alienígenas pacíficos se comunicam telepaticamente, e intérpretes humanos, como a encantadora protagonista Lydia, devem traduzir o que estão dizendo para o inglês. Mas, como o título sugere, a ressalva é que esses intérpretes realmente ficam bêbados como efeito colateral do processamento da língua alienígena. Quando Lydia é acusada de assassinar um dos alienígenas e ameaçar a paz intergaláctica, ela deve resolver este mistério para provar sua inocência enquanto mantém seu juízo sobre ela. A construção criativa do mundo de Robson e o diálogo espirituoso mantêm o livro divertido e acelerado, uma pausa bem-vinda de alguns dos temas mais pesados ​​do gênero ficção científica.

18. Tell Me an Ending: A Nove, de Jo Harkin

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Se você pudesse excluir qualquer memória indesejada específica, qual você escolheria? Black Mirror encontra Eternal Sunshine of the Spotless Mind no romance de Jo Harkin de 2022, no qual quatro pessoas descobrem que já participaram desse processo de remoção de memória. Enquanto Noor, a psicóloga da clínica que apagou as memórias, trabalha com esses indivíduos para restaurar o que perderam, os leitores espiam pelas janelas de suas vidas e aprendem o que pode levar as pessoas a esquecer de propósito. Tell Me an Ending é uma reflexão fascinante sobre o poder da memória, perguntando quem somos sem nossas memórias e o que fazemos com nossa psique quando tentamos apagar nossos traumas em vez de enfrentá-los.

19. Snow Crash, de Neal Stephenson

Snow Crash de Neal Stephenson

Ver Livros

Neal Stephenson é conhecido por enredos complexos e livros de ficção científica de grande extensão. (Seu livro de 2008, Anathem, tem 937 páginas!). Publicado em 1992, o romance aborda uma infinidade de tópicos, desde arqueologia e antropologia até criptografia e computadores (afinal, cunhou o termo metaverso ). O livro é uma visão autoconsciente da ficção científica, com um herói chamado Hiro, sendo um entregador de pizza e um príncipe guerreiro virtual. Snow Crash entrou na lista da Time dos 100 melhores romances em inglês, e podemos observar o porquê.

20. Trilogia Terra Partida, de NK Jemisin

Trilogia Terra Partida

Ver Livros

Um peso pesado no gênero de ficção científica, NK Jemisin escreveu uma biblioteca estelares de ficção científica. Mas a trilogia The Broken Earth, uma mistura de séries de ficção científica e fantasia, é realmente imperdível. Começando com A Quinta Estação em 2015 e continuando por O portão do obelisco Gate e O céu de pedra, a série começa com o fim do mundo e não para por um momento. Embora sombria, a história de um futuro distante está repleta de esperança e cheia de imaginação. Jemisin aborda magistralmente os temas de poder, identidade e esperança em tempos sombrios. E em uma façanha incrível (e histórica), ela ganhou um prêmio Hugo três anos consecutivos, um para cada livro desta série.

21. The Memory Librarian: And Other Stories of Dirty Computer, de Janelle Monáe

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Da mente inovadora da aclamada cantora, compositora e atriz – e agora autora best-seller do New York Times – Janelle Monáe, The Memory Librarian é uma antologia de contos cyberpunk afrofuturista ambientada no mundo de seu álbum Dirty Computer, indicado ao Grammy de 2018, e do curta-metragem de mesmo nome. Recomendamos ouvir o álbum de Monáe e assistir ao curta-metragem para mergulhar na experiência completa de seu mundo. Esses contos, escritos em colaboração com Yohanca Delgado, Eve L. Ewing, Alaya Dawn Johnson, Danny Lore e Sheree Renée Thomas, centram e celebram seus personagens negros, queer e feministas enquanto eles se libertam de uma sociedade totalitária e criam seu próprio empoderamento.

22. Eversion, de Alastair Reynolds

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

O renomado escritor de ópera espacial Alastair Reynolds (indicado ao prêmio Arthur C. Clarke por sua série Revelation Space ) tem um PhD em astrofísica, e isso não apenas torna plausível sua ficção científica pesada, mas também transmite com precisão os muitos perigos do espaço. Eversion é um romance autônomo absolutamente alucinante e maravilhosamente escrito, no qual o tempo parece se dobrar sobre si mesmo. Parte ficção histórica, parte steampunk e parte aventura espacial, o romance de 2022 segue o Doutor Silas Coade através do espaço e do tempo enquanto ele e sua equipe investigam um misterioso artefato alienígena. E, embora possa não ser tão épico ou extenso quanto alguns de seus escritos anteriores, é indiscutivelmente mais um virador de página emocionalmente atraente e baseado em personagens.

23. 2001: A Space Odyssey, de Arthur C. Clarke

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

A maioria das pessoas está familiarizada com 2001: Uma Odisséia no Espaço, mas você pode não saber que é a primeira parte de uma série de quatro livros. Publicado em 1968, 2001: Uma Odisséia no Espaço é uma viagem hipnotizante pelo sistema solar. Tão icônica que é quase sinônimo de ficção científica, essa história solidificou ainda mais seu lugar em nossas mentes com o filme de Stanley Kubrick lançado em conjunto. O romance arrebatador consegue se manter identificável ao mesmo tempo, em que aborda grandes tópicos, como a evolução, a vastidão do universo e os perigos difíceis de manejar da tecnologia. Hal 9000 tornou-se indiscutivelmente o personagem de inteligência artificial mais famoso e arrepiante da literatura ou do cinema.

24. Cloud Cuckoo Land, de Anthony Doerr

Cloud Cuckoo Land de Anthony Doerr

Ver Livros

Navegando entre Constantinopla do século XV, Idaho atual e uma nave interestelar no futuro, Cloud Cuckoo Land de 2022 parece uma coleção aleatória de histórias a princípio. Mas Anthony Doerr (o autor vencedor do Prêmio Pulitzer de Toda a luz que não podemos ver ) consegue conectar todas as histórias de seus personagens, construindo camada após camada de bela complexidade até obter um testemunho da resiliência do espírito humano.

25. Station Eternity de Mur Lafferty

Station Eternity by Mur Lafferty

Ver Livros

Mistérios de assassinato são sempre emocionantes, mantendo você adivinhando o assassino e o motivo até o fim, mas Mallory Viridian, uma detetive amadora que parece atrair assassinatos onde quer que vá, está cansada deles. Na verdade, ela está tão cansada de se envolver nesses assassinatos que vai para uma estação espacial senciente onde é uma de apenas três humanos. Como você pode imaginar, um mistério de assassinato se desenrola de qualquer maneira, e cabe a Mallory descobrir isso. Publicado em 2022, Station Eternity se inclina totalmente para o absurdo de seu enredo divertido e é um passeio selvagem do começo ao fim.

26. Neuromante de William Gibson

Neuromancer

Ver Livros

Com a série aclamada pela crítica da Netflix, Cyberpunk: Edgerunners, baseada no videogame, houve um interesse renovado no gênero cyberpunk. O romance de 1984 de William Gibson, Neuromancer, basicamente inventou o gênero de livro e é amplamente reconhecido como um dos melhores livros de ficção científica de todos os tempos. O primeiro romance a ganhar os prêmios Hugo, Nebula e Philip K. Dick, o livro inspirou Ghost in the Shell, Cowboy Bebop, The Matrixe tantos, muitos mais. A premissa? Case, um hacker fracassado na distópica cidade de Chiba, recebe uma comissão pelo trabalho para acabar com todos os trabalhos e se vê atraído pela complexa teia do ciberespaço, bem como pela biotecnologia, inteligência artificial e corporações malignas.

27. Ready Player One, de Ernest Cline

Série Ready Player One de Ernest Cline

Ver Livros

O que torna o Ready Player One tão assustador e cativante é que ele se passa em um futuro muito próximo, que parece apenas no horizonte. Na história, o protagonista Wade Watts confunde as linhas entre o mundo real e a realidade virtual – o metaverso, alguém? – enquanto procura uma fortuna escondida que pode mudar sua vida para sempre. Este emocionante best-seller mantém os leitores na ponta de seus assentos, imaginando se Wade encontrará o ovo de Páscoa do jogo antes que seus rivais o encontrem primeiro. Se você é fã do primeiro livro, publicado em 2011, voará pela sequência, Ready Player Two. E embora não seja nada em comparação com os livros, a adaptação cinematográfica de 2018, dirigida por Steven Spielberg, vale a pena assistir.

28. Série Warcross, de Marie Lu

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Como o Ready Player One, esta série de ficção científica de 2017 da autora best-seller nº 1 do New York Times, Marie Lu, gira em torno de um jogo com consequências na realidade. O jogo é Warcross, uma obsessão internacional onde o dinheiro pode ser feito, mas a segurança está comprometida. Nossa protagonista é Emika Chen, uma hacker adolescente e caçadora de recompensas que está prestes a ser lançada em circunstâncias perigosas. Fãs de jogos de ficção científica e do anime/Netflix Cowboy Bebop vão achar o mundo e as apostas de Warcross emocionantes e irresistíveis. Como as séries Young Elites e Legend de Lu, a série Warcross é uma coleção de romances para jovens adultos, isso atrairá leitores adultos que adoram ser arrebatados por uma grande história.

29. All Systems Red, de Martha Wells

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

“Eu poderia ter me tornado um assassino em massa após hackear meu módulo de governador, mas percebi que poderia acessar o feed combinado de canais de entretenimento transmitidos pelos satélites da empresa”, diz Murderbot, o cativante sarcástico protagonista ciborgue antissocial da novela de Martha Wells em 2017. Todos os Sistemas Vermelho. Neste livro hilário, Murderbot é uma unidade de segurança em uma expedição espacial científica. É senciente e prefere assistir à TV do que fazer seu trabalho ou ter que estar perto de humanos. Não é à toa que o livro ganhou o Prêmio Hugo de Melhor Novela de 2018, o Prêmio Nebula de Melhor Novela de 2018, o Prêmio Alex de 2018 e o Prêmio Locus de 2018.

30. How High We Go in the Dark, de Sequoia Nagamatsu

How High We Go in the Dark

Ver Livros

Tenha lenços à mão enquanto lê How High We Go in the Dark, de Sequoia Nagamatsu, porque este livro fará você chorar. Contado por meio de vinhetas em um mundo apocalíptico e pós-pandêmico, este romance de 2022 destaca os ternos momentos de amor e beleza que espreitam pelas rachaduras da calçada de uma vida sombria: um sítio arqueológico catastrófico na Sibéria, um parque de diversões cheio de crianças moribundas, arranha-céus funerários. Íntimo e compassivo, cada uma das histórias de Nagamatsu aborda temas de morte e luto com esperança.

31. 1984 de George Orwell

1984 por George Orwell

Ver Livros

Escrito em 1949, o clássico 1984 de George Orwell foi talvez seu romance mais distópico – e também o último do autor. Apesar do tempo passar do ano titular, os fãs de ficção científica argumentam que o livro ainda é relevante e um dos melhores livros de ficção científica já escritos. Há uma familiaridade arrepiante nas descrições de Orwell sobre o Big Brother, e professores de inglês do ensino médio em todo o país gosta de provocar discussões em classe sobre paralelos entre o regime totalitário de 1984 e as questões políticas de hoje.

32. Trilogia da Fundação de Isaac Asimov

Trilogia da Fundação

Ver Livros

A série Trilogia da Fundação de Isaac Asimov conquistou o primeiro e único Prêmio Hugo de Melhor Série de Todos os Tempos em 1966. Seus sete livros abrangem 550 anos e podem ser lidos em ordem ou como histórias independentes. O primeiro livro da série, Foundation (1951), nos leva à queda do Império Galáctico. Hari Seldon, fundador de uma ciência chamada psico-história que pode prever futuros padrões sociais, observá a destruição iminente. Ele reúne os pensadores mais brilhantes para viver juntos em um planeta para criar um futuro, mas eles podem parar o que sua psico-história prevê?

33. The Kaiju Preservation Society, de John Scalzi

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

O escritor de ficção científica best-seller John Scalzi voltou, desta vez com dinossauros gigantes radioativos semelhantes a Godzilla – durante a pandemia de COVID-19! Nomeado para o Prêmio Dragão de 2022 de Melhor Romance de Ficção Científica, The Kaiju Preservation Society apresenta Jamie, um motorista de entrega de comida da cidade de Nova York durante o bloqueio que aceita um trabalho de campo em uma organização de direitos dos animais. O que ele não esperava é ser transportado para uma dimensão alternativa com criaturas enormes chamadas Kaiju, onde existem ameaças ainda maiores à Terra do que a própria pandemia.

34. Ninefox Gambit de Yoon Ha Lee

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

O autor best-seller do New York Times , Yoon Ha Lee, nos traz uma trilogia que mistura ficção científica militar com ópera espacial. Leia os livros em ordem, começando com Ninefox Gambit e seguindo com Raven Stratagem e depois Revenant Gun. No comando da primeira história está o capitão Kel Cheris, um líder desgraçado que deve fazer parceria com um general imprevisível (e morto-vivo) para obter a redenção. Vencedor do Locus Award e indicado para os prêmios Hugo, Nebula e Arthur C. Clarke, Ninefox Gambit deixará você viciado em toda a série.

35. O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Nenhuma lista dos melhores livros de ficção científica está completa sem O Guia do Mochileiro das Galáxias, um clássico de 1979 que mais tarde foi transformado em filme estrelado por Martin Freeman e Mos Def como Arthur Dent e Ford Prefect, a amada dupla de viajantes galácticos. É o livro que nos ensinou que o tempo é uma ilusão, o significado do número 42 e o que define uma experiência de aprendizado.

36. Ocean’s Echo, de Everina Maxwell

Ocean's Echo

Ver Livros

Situado no mesmo mundo de seu primeiro romance de inimigos para amantes, Winter’s Orbit, o romance autônomo de Everina Maxwell em 2022, Ocean’s Echo, é a ópera espacial militar queer que você nunca soube que precisava. Os opostos colidem e inevitavelmente se atraem quando o soldado neuro modificados Tennal, uma socialite rebelde que pode ler mentes, e Surit, um oficial obediente que pode controlá-los, se unem e se envolvem em intrigas políticas. Venha para o romance gay, fique para a ambiciosa construção do mundo e batalhas espaciais épicas.

37. Severance, de Ling Ma

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Após viver uma pandemia, você pode pensar que o livro de Ling Ma dê 2018 sobre uma epidemia mundial chegaria muito perto de casa. Mas Severance é uma sátira pós-apocalíptica, uma abordagem bem-humorada e peculiar de nossas rotinas e do que elas podem fazer conosco. Candace Chen é uma mulher milenar tão focada nas minúcias da vida no escritório que mal percebe quando uma febre de proporções épicas varre Nova York. Sua sobrevivência (e o futuro da humanidade) depende do que ela fizer a seguir. Em mais de uma dúzia de listas dos melhores livros de ficção do ano e vencedor de vários prêmios, incluindo o Kirkus Prize for Fiction, Severance explora a experiência dos imigrantes na América, desafia as noções capitalistas e nos deixa imensamente gratos pelo que temos.

38. A série Sexto Mundo, de Rebecca Roanhorse

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Na série Sixth World, criada pela autora best-seller do New York Times, Rebecca Roanhorse, tudo abaixo de 3.500 pés de altitude é submerso na água após um desastre ambiental. Em Dinétah, o que antes era uma reserva Navajo, um renascimento pós-apocalíptico abriu as portas para espíritos e monstros do passado vagarem. Maggie Hoskie, uma caçadora de monstros, é chamada para lutar e encontrar a verdade. Até agora, existem dois livros ambientados neste mundo. Comece com o premiado Trail of Lightning (2018), uma história que fará você refletir sobre como tratamos a Terra, os limites da tecnologia e nossos demônios interiores.

39. Lilith’s Brood, de Octavia E. Butler

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Lilith’s Brood é uma coleção de três romances da inigualável Octavia E. Butler, que em 1995 foi a primeira autora de ficção científica a ganhar o prêmio MacArthur de “gênio”. Situado em uma época em que a humanidade e a Terra foram destruídas, os leitores acordam com Lilith Iyapo para saber que uma raça alienígena chamada Oankali está ressuscitando os restos mortais dos humanos. O que se segue é uma fusão de espécies para que a humanidade sobreviva, uma hibridização que alguns humanos não podem aceitar. Temas de hierarquia social e o que significa ser humano são explorados nestes três livros inovadores: Dawn (1987), Adulthood Rites (1988) e Imago (1989).

40. A escola de boas mães, de Jessamine Chan

A escola de boas mães

Ver Livros

Em um mundo obcecado pela mídia social em que todos estão prontos para sacar seu smartphone, gravar e julgar, a pressão para ser um pai perfeito aumenta dez vezes. Em seu best-seller do New York Times de 2022, The School for Good Mothers, Jessamine Chan brinca com essa ansiedade. Chan criou uma sociedade distópica na qual as mães não são apenas examinadas, mas também podem ser condenadas a programas de reforma governamental que as ajudam a se tornarem “bons” pais. Após decidir ruim, a mãe solteira Frida Liu perde a guarda da filha e precisa passar um ano na escola para reconquistá-la. O resultado é um comentário social sóbrio, mas instigante, sobre maternidade, misoginia e desigualdade racial.

41. The School for Good Mothers, de Jessamine Chan

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Vencedor do New England Book Award for Fiction de 2020 e finalista dos prêmios Hugo, Nebula, Locus e World Fantasy, Riot Baby é a estreia de ficção adulta do popular romancista YA Tochi Onyebuchi. Nele, seguimos os irmãos Ella e Kev, nascidos durante os tumultos após o espancamento de Rodney King e a absolvição dos policiais infratores. Esses irmãos crescem com o desejo de proteger reciprocamente: Ella quer proteger Kev enquanto ele se torna um jovem negro na América. Kev quer proteger Ella dos poderes misteriosos e crescentes que ela possui. Em cenas vívidas e momentos marcantes que saltam no tempo, acompanhamos esta história familiar que luta contra o racismo sistêmico, perda da inocência e as escolhas impossivelmente difíceis que vêm com poderes que ninguém mais tem. Com apenas 176 páginas, é um livro curto, mas que deixará você sem fôlego.

42. We Are Satellites, de Sarah Pinsker

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Quando se trata de avanço tecnológico, existem três tipos de pessoas: as que aproveitam a oportunidade para experimentar o que há de mais moderno, as que relutam em seguir quando se sentem obrigadas a se adaptar e as que a rejeitam totalmente. We Are Satellites, de Sarah Pinsker, explora o custo humano de um implante para melhorar o cérebro a partir dessas três perspectivas, bem como uma quarta fascinante que muitas vezes não consideramos. Um drama familiar comovente no coração, um livro de ficção científica como este parece ainda mais próximo da realidade hoje em dia, não tanto apresentando um “e se”, mas um inevitável “quando”.

43. Binti, de Nnedi Okorafor

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

O primeiro da série Binti, a novela espacial afrofuturista de 2015 de Nnedi Okorafor ganhou vários prêmios literários proeminentes, incluindo o Prêmio Hugo de 2016 e o ​​Prêmio Nebula de 2016 de Melhor Novela, e supostamente está sendo adaptado para uma série de televisão Hulu. A protagonista homônima é a primeira de seu povo na Terra a ser aceita em uma universidade intergaláctica de prestígio, e isso é importante. “Nós, Himba, não viajamos”, ela diz aos leitores. “Ficamos parados. Nossa terra ancestral é vida; afaste-se dele e você diminui. Nós até cobrimos nossos corpos com ele. … Aqui, no porto de lançamento… Eu era um estranho; eu estava lá fora. Enquanto está em trânsito, Binti é pega em uma guerra entre espécies, e ela deve confiar em sua coragem e inteligência, bem como nas práticas antigas de seu povo, para sobreviver.

44. Trilogia Espacial, de CS Lewis

Trilogia Espacial de CS Lewis

Ver Livros

CS Lewis é mais conhecido por As Crônicas de Nárnia, uma série de livros infantis do gênero fantasia. Mas seu trabalho de ficção científica também foi amplamente lido e celebrado. Out of the Silent Planet (1938) marca o primeiro capítulo da trilogia espacial do autor, seguido por Perelandra (1943) e That Hideous Strength (1945). Neste conto interplanetário de proporções mitológicas, seguimos o Dr. Ransom enquanto ele explora novos mundos. Lewis era mais um estudioso de teologia do que de ciência, tornando algumas das possibilidades científicas em seu trabalho questionáveis, mas trazendo uma profundidade de pensamento e significado que pode ser raro no gênero.

45. Light Years from Home, de Mike Chen

Light Years from Home

Ver Livros

O romance de 2022 de Mike Chen, Light Years from Home, é menos sobre uma épica guerra intergaláctica iminente – embora haja um pouco disso também – e mais sobre o drama familiar tranquilo que se segue quando um pai e um filho desaparecem e retornam alegando que foram abduzidos por alienígenas. Intimista e às vezes comovente, a história baseada em personagens segue as perspectivas de Jakob, que acredita que o destino da galáxia está em seus ombros, e suas irmãs, Kass e Evie, que não concordam se ele está dizendo a verdade ou doente mental. Não espere muita ciência nesta ficção científica em particular – é leve nisso. Mas coloca a questão central que muitos dos melhores livros de ficção científica fazem: o que você faria?

46. ​​A Máquina do Tempo, de HG Wells

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Um pioneiro da escrita de ficção científica, HG Wells escreveu clássicos de ficção científica como Guerra dos Mundos e nosso favorito, The Time Machine. Ambos foram adaptados para o cinema e resistiram ao teste do tempo. A Máquina do Tempo foi escrita em 1895 e inclui vários dos melhores temas de livros de ficção científica, como tecnologia fora de controle, um futuro distópico e conflito humano pós-apocalíptico. Se isso lhe agrada, combine sua leitura com um desses filmes de viagem no tempo que farão você questionar tudo.

47. January Fifteenth, de Rachel Swirsky

January Fifteenth

Ver Livros

A renda básica universal é um tema quente atualmente, porque todos os cidadãos devem ter o direito básico a uma renda habitável. No romance de 2022 da autora vencedora do prêmio Nebula, Rachel Swirsky, January Fifteenth, vemos este interessante cenário “e se” se desenrolar: todos os americanos são pagos no mesmo dia. O livro explora as perspectivas de diferentes mulheres de diferentes origens socioeconômicas – jovens e velhas, ricas ou pobres – e oferece uma visão desse mundo alternativo.

48. Cama de Gato, de Kurt Vonnegut

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Os fãs de ficção científica estão divididos sobre se o elogiado livro de Kurt Vonnegut de 1963 se encaixa perfeitamente no gênero, mas muitos críticos concordam que este é seu melhor trabalho. O mundo pós-apocalíptico de Cat’s Cradle se concentra no conflito decididamente sci-fi de tecnologia e guerra química. Também é humor negro e às vezes absurdo, seguindo um narrador em primeira pessoa que começa a escrever sobre um dos criadores da bomba atômica e acaba entrevistando uma série de personagens estranhos. A maneira como aborda temas não apenas da ciência, mas também da religião, torna-o uma boa escolha para os fãs de sátira e crítica cultural.

49. O Marciano, de Andy Weir

Melhores Livros de Ficção Científica

Ver Livros

Este romance extremamente popular de 2011 foi adaptado para um filme estrelado por Matt Damon em 2015. Mesmo que você já tenha visto o filme, vale a pena ler o livro. Muito de seu humor e voz vêm das anotações do diário de nosso protagonista, deixado para morrer em Marte, sem companheiros e com poucos recursos. Por meio de engenhosidade, esperança e pura vontade de sobreviver, ele deve descobrir como ser o primeiro ser humano a viver em Marte. Temas de isolamento e resiliência são fortes, soando preocupante, mas O marciano também consegue ser fascinante e engraçado. Para qualquer pessoa interessada em espaço, ciência e uma jornada humana de alto risco, este livro não irá decepcionar.

50. Série Old Man’s War, de John Scalzi

Série Old Man's War de John Scalzi

Ver Livros

Para os fãs de ficção científica militar, não há série maior do que esta coleção de seis livros, que começa com Old Man’s War, publicado em 2005. Os livros se passam em um universo em que planetas habitáveis ​​são escassos e alienígenas lutam entre si por Um lugar para viver. Seguimos John Perry, de 75 anos, que acaba de entrar para o exército e não tem ideia do que o espera. Finalista do Hugo Award e um livro altamente cotado no Goodreads (tem quase 180.000 avaliações e 4,23 estrelas), Old Man’s War oferece batalhas de alto risco e momentos de ternura enquanto Perry reflete sobre sua falecida esposa.

Leia também:

About the Author: Viet Long

A Viet Long gostaria de enviar as minhas mais calorosas saudações aos leitores que visitaram OS10MELHOES. Como um escritor apaixonado, adoro descobrir e aprender muitas coisas novas... Viet Long deseja enviar aos leitores seu próprio compartilhamento e experiências para que eles possam ajudar os leitores a fazer as melhores escolhas ao comprar produtos. Todos os comentários de clientes e leitores são sempre a coisa mais preciosa com Viet Long e a equipe autora do OS10MELHORES para podermos inovar e criar mais conteúdo no futuro. Estamos felizes por você estar aqui! https://scholar.google.com.vn/citations?user=5G5uIGEAAAAJ&hl=en

Leave a Reply